HomeNotíciasTutoriais do YouTube, ou fazer um Curso?

Tutoriais do YouTube, ou fazer um Curso?

curso de produção musical

YouTube x Curso, e aí?

Obviamente, esse post cita “YouTube”, a maior plataforma de vídeos online no mundo, mas leia-se “internet” em geral… É sim possível você aprender diversas coisas, principalmente através dos tutoriais – de qualquer coisa – e realmente, se você assistir vários videos se dedicando, você conseguirá aprender um mundo de coisas diferentes. Talvez o “foco” fique um pouco disperso, e aí, quanto mais isso acontece, mais você deve ter disciplina para montar o quebra-cabeça de tudo o que captou.

No caso da produção de música eletrônica, a maioria dos vídeos que tem no YouTube são de técnicas especificas, do tipo “como fazer tal timbre” ou “como mexer em algum sintetizador”… É muito relevante esse conteúdo, e por isso, a maioria dos produtores utilizou, utiliza ou utilizará muitos desses videos, que significa que: Na maioria dos casos, já há um certo conhecimento – básico que seja – para assim, poder tirar proveito, uma pequena dúvida, ou se aprofundar ainda mais em algo específico, que o(a) produtor(a) quer para a sua música.

Como fazer musica ?

Estúdio 6 – DJ Ban EMC (2017)

Pouco, ou não tem conhecimento?

Se você é iniciante, e não conhece nada sobre produção de música eletrônica, você também consegue aprender muito na internet, porém entenda que o conteúdo não segue uma linha cronológica para seu aprendizado, ou seja, uma vez que você não tem discernimento para filtrar se aquilo é bom ou ruim, se é o telhado da casa ou o alicerce, você estará captando coisas de diferentes níveis de conhecimento, o que em tese não colabora para o seu objetivo… Salvo se você for um daqueles “um em um milhão”, capaz de separar o joio do trigo e aprender cronologicamente mesmo sem ter visto assim.

Incerteza ou pouco investimento…

Se as condições não estão favoráveis para pagar um curso no momento, ou se você não tem certeza se quer seguir mesmo no mundo da produção musical, você pode pedir a ajuda de amigos que já produzem, lhe indicando vídeos introdutórios – no nosso canal do youtube tem vários – e pode tentar também fazer ao menos um módulo pago mais básico, presencial ou online, que lhe possibilitará saber se é algo que você curte, pois, uma coisa é gostar de ouvir, curtir, e outra é aprender para fazer…

No vídeo abaixo, o instrutor Renê Castanho mostra como se produz música através do Ableton Live, um dos softwares mais utilizados do mercado musical (que engloba um universo gigantesco), e isso fez parte de uma das promoções da DJ Ban EMC, que deu um estúdio completo, com tudo o que se precisa para produzir música, mas claro, embora o prêmio tenha sido algo incrível de se ganhar, mais legal ainda foi ver que quem ganhou, conseguiu investir em cursos para saber pilotar “sua máquina”.

O Curso + YouTube, aí sim!

Fazer um curso para você que está começando ou se jogar em outros processos dentro da produção musical é muito válido, pois assim será possível aprender passo a passo, em uma ordem de aprendizado com técnicas de acordo com o seu nível, tendo um instrutor a sua disposição para as várias dúvidas, dentro e fora da ementa do curso. Aqui na Ban temos vários cursos, ou seja, cada processo é um, e cada professor é especialista em sua área, conheça nossos cursos aqui.

Ter um instrutor experiente é o caminho, principalmente àquele que além de saber fazer, sabe o mais importante: Ensinar! Dessa forma, ele o ajudará em sua jornada degrau por degrau, parte fundamental para seu crescimento. A didática e visão de um ótimo profissional durante o curso mudam sua forma de pensar em como se faz música, te fazem enxergar a mesma de uma outra forma, e na hora da composição, com todas as técnicas que você aprendeu – coerentemente – o desenvolvimento (seu e da música) serão muito melhores.

Quando você termina seu curso básico, aí sim é hora de ir pro YouTube, e explorar ao máximo os tutoriais que conhecer, pois agora você já entende as ferramentas fundamentais do software que você quer utilizar, a estrutura de um sintetizador, o que é uma escala, etc. E também, claro, consegue filtrar de acordo com o que você gostaria de ver… Seguir o passo a passo de um tutorial agora será bem mais simples, pois além de entender o que está sendo mostrado, será possível criar coisas novas.

curso

Estúdio 7 – DJ Ban EMC (2016)

No final das contas…

O importante é você aprender, fazer, aprender, fazer, aprender, fazer… E quem se dedica, chega lá! O objetivo desse post é portanto deixar bem claro que independente de onde você aprenda e com quem você aprenda, valerá mais sua dedicação e “tempo aprimorando o que aprendeu” do que o “tempo de curso ou horas de vídeos que você viu sem praticar”. Outro fator é o “tempo” que você determinou para alcançar seu objetivo, através de seu planejamento, ou seja: Se você tem todo o tempo do mundo, poderá usa-lo para ver todos os vídeos que quiser sem saber ao certo se é bom ou ruim. De outro modo, se o seu plano tem um prazo determinado, o curso será mais direto e você terá mais tempo para praticar. A energia e sua decisão são suas, bom estudo e boa música :)

Facebook Comments