Tecnologia

Saiba tudo sobre o novo Traktor 2

O Traktor é o software para discotecagem mais utilizado no mundo. Sabendo disso, a Native Instruments colocou na rede um vídeo que anunciava novidades, sem dizer exatamente do que se tratava. Passadas algumas semanas, eis o que queríamos ouvir: Traktor 2!

ATUALIZAÇÃO: Traktor 2.5 com Remix Decks e lançamento do Traktor Kontrol F1!

Mas não pára por aí, afinal a marca aproveitou o impacto do lançamento entre DJs e mídia para lançar novas placas de som, que devem substituir a linha 2 DJ. Amanhã teremos um post dedicado à elas. Voltando ao Traktor, a nova versão do software trouxe o que muitos imaginavam e até desejavam, tornando o programa mais próximo da versão S4, que agradou bastante os usuários.

Novidades

Interface: A interface do Traktor foi simplificada de modo a ficar mais intuitiva e acessível para quem nunca viu o software, mas também mais funcional para quem o usa. O novo programa reconhece e configura automaticamente controladoras MIDI e placas de som.

O layout é todo escuro e pode ser configurado segundo o gosto do usuário, podendo ficar completamente “limpo” ou com todos os recursos à disposição. A visualização dos Decks podem ser maximizadas ou minimizadas, além de serem coloridas, indicando graves e agudos, em quatro padrões de cores diferentes.

Além disso qualquer Deck de música pode virar um Sample Deck e os próprios Decks podem ser configurados. Até mesmo o grid pode ser configurado. O zoom das músicas nos Decks também é impressionante, com ótima definição.

Mais com menos: Se antes só era possível aproveitar o máximo dos quatro Decks com uma placa de som com quatro saídas, já não é mais preciso. Se você quiser direcionar os quatro Decks para um mesmo canal de saída, não tem problema, funciona perfeitamente. E já estava na hora, pois a maioria dos DJs tocam com placas menores, como a Audio 2 DJ.

Novos Efeitos: 4 novos efeitos foram adicionados: Tape Delay (se prepare para ouvir em todas as baladas), Ramp Delay, Bouncer e Auto Bouncer.

Filho do S4: Parece que a versão S4 do software, que acompanha a controladora Kontrol S4, foi uma versão Beta. Não que ela apresente qualquer bug ou falha, mas além da interface e dos Sample Decks o Traktor 2 também herdou a função Loop Recorder (imagem abaixo), que permite a gravação e edição de loops em tempo real.

Auto Sync: Inimigo número 1 dos puritanos e maior aliado dos DJs ex-BBBs, agora é possível que uma faixa entre automaticamente no BPM de outra que já está tocando. Não é novidade na discotecagem digital, mas no Traktor é.

O Traktor 2 só sai em Abril, mas Ean Golden, do blog DJ TechTools, fez um vídeo demonstrando todas as novas funções, configurações e possibilidades. Dá uma olhada:

Os usuários do Traktor que tiverem adquirido a versão S4 terão um upgrade gratuito para o Traktor 2, mas ainda não temos essa confirmação para usuários brasileiros. Assim que soubermos avisaremos aqui no site. Quem comprar uma Kontrol S4 a partir de Abril levará também a nova versão do software.

Abaixo está o vídeo oficial da Native Instruments para o Traktor 2. Divirta-se!

ATUALIZAÇÃO: Traktor 2.5 com Remix Decks e lançamento do Traktor Kontrol F1!

Fonte da imagens: DJ Techtools

 

Deixe um comentário