Tecnologia

Traktor Kontrol S2, lançamento da Native Instruments

A Kontrol S4 virou a controladora MIDI favorita dos DJs que utilizam o Traktor. Anuciada hoje pala Native Instruments, a Traktor Kontrol S2 deve trilhar o mesmo caminho da irmã, fazendo a cabeça de quem procura uma solução mais compacta para discotecar com o software.

Detalhes

Menor, mais leve e trabalhando com “apenas” dois canais, a Kontrol S2 traz o mesmo acabamento da S4, os mesmos jog wheels, faders, knobs e botões. A placa de áudio de 24bit/96kHz também faz o mesmo barulho.

Agora com dois canais, o mixer continua tendo um bom espaçamento entre os faders e os knobs, com controle de ganho na parte superior e controles de seleção de músicas ao centro.

Os decks C e D foram idealizados para disparos de samples, até 4 em cada deck. Os botões dos sample decks também podem ser utilizados como Cue Points. O legal é que cada um desses decks tem controle de volume individual.

Os sample decks também contam com Loop In e Out e controles de transport (Shift, Sync, Cue e Play).

Acima dos jog wheels ficam as unidades de efeitos, que suportam até 3 efeitos simultaneamente, com controle Dry/Wet ao lado.

Diferenças

Importante saber quais as diferenças entre a S2 e a S4, além dos 4 decks. A S2 não conta com:

– Knobs para controle de filtros

– Possibilidade de trocar os decks

– Indicador de duração do loop

– Cue points de 5 a 8

– Loop Recorder

– Entradas de áudio (para DVS)

Uma das diferenças mais importantes é a falta de entradas de áudio, o que significa que não é possível trabalhar com controle DVS ou utilizar a Kontrol S2 como um mixer normal.

A Traktor Kontrol S2 tem entrada para microfone tipo P10, com controle de volume e entrada P10 para fone, na parte frontal, com controle de volume e Cue (mix).

Ela conta também com uma saída estéreo (P10) e uma sáida estéreo RCA, com controle único de saída, que pode ser selecionado. A alimentação é via USB, mas pode ser feita também através de fonte ligada na tomada.

Software

O software incluso é o Traktor Pro 2. Para maior comodidade dos usuários, há uma atualização que permite a configuração da Kontrol S2, no painel Preferências. A Kontrol S2 também vem acompanhada de uma coleção de loops, que podem ser utilizados no sample decks.

Vídeo

Ean Golden, do blog DJ TechTools, fez um vídeo de demonstração da controladora, que você pode conferir abaixo:

Disponibilidade

Nós já temos a Kontrol S2 em nossa Loja Virtual (clique para ver). Se quiser conhecer o produto de perto pode vir até nossa loja física, em São Paulo.

Opinião

A Traktor Kontrol S2 chega ao mercado para atender a uma grande demanda de DJs que não utilizam 4 decks, mas gostariam de contar com a qualidade e proximidade da Native Instruments com o software Traktor, do qual também é fabricante.

Apesar de algumas limitações consideráveis em relação à Kontrol S4, a S2 chegará com um preço inferior e mais compacta, o que facilitará o transporte do equipamento. Além disso trata-se de uma controladora muito funcional, que deve atender as necessidades da maioria dos DJs.

A nova controladora deverá brigar pela liderança do concorrido mercado de controladoras de dois canais no futuro.

Quer estar sempre informado? Então nossas atualizações diárias de posts, informações e vídeos no Twitter e Facebook.

Fontes: DJ Techtools, Skratchworx e Native Instruments.

Deixe um comentário