O TouchAble é o aplicativo preferido para controle do Ableton Live no iPad. Com uma interface simples e prática, o aplicativo oferece ao DJ tudo o que ele precisa pra fazer uma performance ao vivo.

Na atualização para a versão 1.3 estão alguns dos requisitos mais pedidos pelos usuários e que realmente faziam falta para quem estava acostumado a utilizar controladores.

Principais novidades

  • Novas possibilidades de loops: Looping ao vivo e menu Beatjump/Loopjump
  • Novo mixer, que agora tem crossfader, canais de send infinitos, adição de quantos fader você quiser ao mesmo tempo e modo fullscreen para um controle mais preciso dos faders.
  • Baterias com sensor de velocity
  • Control Impulse, Auto Filter e Ping Pong Delay
  • Movimentos no Pad XY podem ser salvos com templates
  • Suporte para 4 iPads simultâneos
  • Muitas outras melhorias (clique para ver todas)

Abaixo o vídeo de apresentação da atualização:

Muitos podem dizer que todos os recursos do mundo podem trazer à interfaces sensíveis ao toque, como o iPad, a mesma resposta, precisão e até emoção de usar um Hardware. Ok, isso é inegável (assim como tocar com CDJ é uma experiência completamente diferente de tocar com toca discos).

Mas pelo custo x benefício do tablet (que pode ter milhares de aplicativos, em geral a preços justos), versatilidade, portabilidade e velocidade das atualizações, o iPad está se tornando a primeira opção para os DJs adeptos do formato Live Act. Seja como único controlador, seja como um complemento.

O professor de Ableton Live da DJBan, Renê Castanho, já está utilizando a versão atualizada do TouchAble e recomenda a todos, principalmente pela nova função de Looping ao vivo.

Você pode fazer o download do aplicativo por 24.99 dólares na App Store.

4 iPads

Um dos recursos que dificilmente serão usados é a possibilidade de utilizar 4 iPads simultaneamente para controlar um mesmo projeto do Live. Afinal o brinquedinho é bem caro.

Mas para quem ficou curioso, abaixo estão dois vídeos onde Le K, também conhecido como Sylvain Garcia, faz uma apresentação com 4 iPads, cada ums endo usado para uma função. Outros vídeos legais do TouchAble podem ser vistos em duas listas do Youtube: TouchAble Featured Artists e TouchAble Artists.


Deixe um comentário