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Technics encerra produção de toca discos no final do ano

A Panasonic, grupo japonês que controla a Technics, uma das mais tradicionais marcas de equipamentos profissionais para DJs, anunciou hoje que a empresa deverá encerrar a fabricação de toca discos no final de 2010.

Já havia rumores sobre isso desde o final do ano passado, além de, obviamente, haver um consenso de que os toca-discos perderam muito espaço com a chegada dos CDJs e ainda mais com o crescimento do mercado de vendas digital.

Dois motivos foram apontados pela empresa japonesa como decisivos: O primeiro é o declínio de 85% nas vendas do equipamento nos últimos dez anos e o segunda é a falta de disponibilidade de peças que compunham os equipamentos, uma vez que os fornecedores dos componentes entraram em crise junto com o mercado. O anúncio marca o fim de uma era dominada pela empresa e a famosa série de turntables SL, presentes no mercado profissional há quase quarenta anos.

Leia o pronunciamento oficial da Panasonic:

Em relação aos produtos toca-discos analógicos, temos de informar nossa decisão de encerrar o negócio ainda este ano, infelizmente. A seguir apresentamos as razões que nos fizeram chegar a esta conclusão.

1) Desde o início da última década, nossas vendas de toca-discos têm diminuido drasticamente. É quase um quinto das vendas em comparação com há 10 anos

2) Muitas partes fundamentais não estão mais disponíveis, como alguns de nossos fornecedores pararam a produção, e alguns já interromperam a sua atividade. E há um risco da produção de algumas peças-chave que estão disponíveis atualmente poderem ser interrompidas de repente, porque essas partes hoje são produzidas apenas para nossos toca-discos. Nesse caso, não podemos produzir os produtos já pedidos. Nós vamos interromper a produção com antecedência, a fim de evitar o pior. 

Tecnologia xs DJ

Muitos simplesmente “culpam” o mercado digital e as novas tecnologias (computadores, controladores) pelo declínio do vinyl na pista, mas precisamos entender a nova realidade da música eletrônica. Primeiramente, a música eletrônica, devido ao barateamento e simplificação de sua produção, da identidade com nossos tempos guiados pela percepção sensorial e até mesmo devido à estagnação dos estilos musicais tradicionais, representa hoje um meio em crescimento exponencial.

Com esse crescimento, surgem novos produtores e DJs a todo tempo, ávidos pelo sucesso profissional imediato e sem tempo e dinheiro para competir com os profissionais já atuantes. Além disso, tocar com vinyl exige muita prática, concentração e experiência, havendo ainda o risco do DJ dar uma sambada por um erro mínimo. Os meios digitais “resolveram” esses problemas. Hoje é possível comprar dez ou vinte músicas pelo preço de um disco apenas.

Também é possível fazer um Live Pa sem nenhuma prática, mesmo que nada seja feito ao vivo e apenas seja apertado um botão. Também tem a pesquisa musical… Os DJs que tocam com vinys precisam de muita paciência para escolher novidades, ouví-las, e ainda que a pesquisa seja feita em um site, as opções são infinitamente inferiores à sites como o beatport. É assim que surgem os DJs “top 10”, que compram as músicas mais baixadas e acabou. Mas surgem também DJs que pesquisam e conhecem um novo artista a cada clique, devido às inúmeras opções disponíveis.

Por muito tempo o vinyl foi padrão pela qualidade inalcansável. Os puristas dizem que ainda é assim, mas eu não acredito nisso. A qualidade de uma música pode ser a melhor possível mesmo ela sendo apenas um pequeno arquivo. Outro ponto era a impossibilidade de fazer scratch, pois os efeitos de simulação dos CDs eram muito ruins, o que não ocorre mais. Não apenas cdjs, mas também controladores portáteis podem simular o efeito e te fazer jurar que é um vinyl.

O que não pode ser negado é a proximidade do DJ com a música tocada através do vinyl. Colocar a agulha no disco, arrumar a sincronização com as próprias mãos, variar a afinação para mudar a velocidade, empurrar o disco ao invés de apertar o play, enfim, colocar as mãos naquilo que é quase abstrato, que se espalha pelo ar… Isso não tem preço e não tem comparação. Com um disco, não existe um DJ falso, não existe encenação, ou sabe ou, literalmente, dança.

Não há dúvida que os DJs perderam muito prestígio sem os discos. Produtores mundialmente famosos, como Deadmau5, afirmam sem pensar duas vezes que os DJs apenas fazem fama com a música e talento dos outros. Uma pena. É cuspir no prato que comeu, ou pior, no berço que nasceu… Claro, isso também é fruto de muitos “DJs”  que apenas apertam o botão e posam para foto. Saudades teremos um dia, quando toca-discos serão relíquias super valorizadas e as máquinas os verdadeiros DJs (já temos?).

Abaixo  um vídeo de uma edição limitada dourada dos Technics SL 1200, que deverão valer mesmo ouro muito em breve…

 

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Por:

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

  • alexandre disse tudo!!!!!! comecei em 1994 rsss e todo respeito com a tecnologia a cada dia, com os djs geração digital mas não troco meu serato e minhas mk por nada. abraços.

  • É uma pena q algum empresário não assuma a Technics e acabe com essa triste realidade. Um objeto de desejo de todos, eu digo, TODOS os dj’s acabar por falta de peças?? É uma história inteira q está em questão, um toca disco capaz de atravessar décadas e sempre num patamar bem acima dos demais modelos. Como disse nosso amigo Leonardo, o ano de 2010 já foi de grandes perdas, passando essa geração de nomes como o mestre Guedes, Vadão, Iraí Campos, etc, o que vai ser?? Jesus Luz e essa cambada de artista q se aproveita da fama pra ”atacar de Dj” em casas q sinceramente não tem gerentes sérios e q entendem do assunto?? Que não sabe se quer o q é um pitch ??? Comecei por volta de 1991 e nunca imaginei q fosse chegar num ponto desse. Me desculpe, mas Dj tem q conhecer música, saber tocar no vinil e amar o que faz. Apertar o Sync é ridículo !!!!! Estou muito triste e torcendo pra que algo aconteça pra Technics não parar, ainda mais agora com timecodes a disposição. Abração a todos os verdadeiros Dj’s.

  • Talvez seja a maior perda que já houve ou haverá desde que existe a profissão DJ, simplesmente pq SL 1200 mk2 talvez seja um dos produtos de audio analógico mais bem feitos dos últimos 50 anos, por isso adotado por nós djs. Minha vida mudou depois que eu toquei a primeira vez com elas, e provavelmente 100% dos Djs que já tocaram com elas sabem muito bem o que é a sensação que elas causam, produto confiável, facil manutenção, design lindo ( não tem como não pagar um pau mesmo depois de 30 anos), enfim, vai fazer muita falta para todos principalmente para os djs “digitais” que talvez nunca saibam o que é realmente a sensação de achar o pitch na raça, achar o cue point no “braço” , fazer scratches e outros efeitos que quiser pura e simplesmente com o uso da vontade e da técnica adquirida. Rest in peace Technics…

  • po que droga, como os caras deixam isso acontecer?

  • podera acabar a fabricação em massa,mas sempre terá uma época de re edição,como acontece com tudo que foi uma referencia.(lágrimas)

    • Oi Evandro. O problema esta sendo nas peças, nao na fabrica. Pelo menos é o que temos lido… Tomara que isso mude.

  • adorei a marteria muito bom

  • Poxa que ano triste, faleceu um monte de Dj das antigas

    Ricardo Guedes
    Dj Grego
    Dom Lula

    e as Technics SL 1200 Mk 2 foram juntas tb

    Um abraço a todos

  • Puxa vida e pensar que tudo começou com elas…
    Cada mudança tem seu preço.
    Podemos ser felizes dizendo que vivemos no auge das Mks. Tempo muito bom que fez muitos Djs aprenderem e permitiram viver e sentir a musica na “mão”.
    Hoje os controladores estão levando a cena… o que será daqui pra frente? o tempo não para…

  • E UMA PENA… NA VERDADE EU SEMPRE ACHEI QUE ISSO IRIA ACONTECER UM DIA,POREM MUDEI A MINHA FORMA DE PENSAR QUANDO COMECOU A APARECER OS PRIMEIROS TIME CODE COMO FINAL SCRATCH ETC… HOJE COM O TRAKTOR PRO SCRATCH E SERATO NAO TINHA DUVIDAS QUE A MK2 REINARIA POR MUITOS E MUITOS ANOS.

    MAS COMO DIZ O DITADO QUE TUDO QUE BOM UM DIA ACABA !!! MOTIVOS PRA EU ZELAR PELAS MINHAS MK5G ATE O FINAL DA VIDA.

  • Olá Ernandes, falha minha! A fonte foi o Tokyo Reporter, que noticiou o fim. Creio que este foi um dos primeiros sites a noticiar http://www.skratchworx.com/news3/comments.php?id=1544. Um mês depois este mesmo site enviou uma carta aberta para a Panasonic, pedindo explicações precisas em nome de todos os djs.

    Um abraço!

  • Olá, ótima notícia, mas por favor coloquem a fonte para futuras pesquisas.

  • estão disendo que toca disco esta perdendo o espasso , perde espasso por que hoje dj mesmo são pucos o que eu vejo são um bando de robo que só sqabe aperta um botão quando vc manda pegar as mk não sabe que vergonha dj e´vinil.

  • Muito Triste… ainda tenho o sonho de possuir um par de technics enfim…pelo visto tocar com pick-up e cdj esta com os dias contados.. controladoras cada vez mais minusculas que mais se parecem com brinquedos devem prevalecer.. l

  • TRISTE VER UMA MARCA COMO ESSA FECHAR AS PORTAS.
    EU ACHO QUE TODOS OS DJS DEVERIAM FAZER UMA CAMPANHA P/ ISSO NÃO ACONTECER.

  • TRISTE!!! MUITO TRISTE!!!!

  • Muito bom! Tenho 2 pares em casa e não troco nem vendo por nada.

  • agora ninguem segura mesmo… logico que tem varias marcas por ai, mas a technics sempre foi a brastemp das pick ups.
    muito boa a materia, deu a importântia que o tema merece e explicou a situação atual…

    parabéns pelo site djban!