studior-umfA Studio R é uma marca brasileira de caixas acústicas e amplificadores que conquistou eventos do mundo todo pela excelência dos seus produtos.

Estamos estreando uma nova seção com artigos publicados pela Studio R relacionados a equipamentos, áudio e acústica, mas hoje deixamos uma matéria verdadeira e no mínimo curiosa, envolvendo a marca e um dos maiores festivais do mundo, o Ultra Musica Festival. Segue o relato:

Acontece novamente agora em Março a edição anual do Ultra Music Festival, o maior festival de música eletrônica dos EUA e um dos melhores e mais importantes do mundo hoje.Mas você sabia que após a edição de 2010 do festival a prefeitura da cidade de Miami passou a impor restrições de potência sonora para o evento? Isso ocorreu por conta dos danos causados às estruturas internas dos arranha-céus ao redor do Bicentenial Park (arena onde é realizado o evento) pela altíssima pressão sonora  e vibrações emitidas do sistema de subgraves do palco principal, que chegou a danificar os forros dos andares mais altos dos edifícios e fazer suas paredes tremerem assustando quem estava dentro.

Os “culpados” por tanto som? Pasmem: amplificadores de potência 100% fabricados no Brasil, da marca Studio R. E o mais impressionante: eram apenas 5 amplificadores do modelo X12 da marca, com 11.000 watts cada, os responsáveis por amplificar todas as caixas de sub do palco principal que atendia a um público de mais de 70.000 pessoas!

No vídeo abaixo você sente um pouco a potência do som, antes de começar o festival:

Os amps brazucas haviam sido escolhidos para sonorizar o festival após inúmeros testes e comparativos provarem aos técnicos de som do evento que não havia outra marca ou modelos de amplificador no mundo capaz de enviar tamanha potência aos subs com tamanha qualidade e desempenho, mesmo quando colocados lado-a-lado com amplificadores das mais famosas marcas americanas e européias.
O desempenho destes amplificadores virou motivo de orgulho para a indústria nacional, mas vale lembrar: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.”. Após receber também inúmeras reclamações pelo alto volume mesmo de pessoas que moravam a quilômetros de distância do local do UMF, a prefeitura agora impõe limites sonoros ao festival.

Outras curiosidades, fotos, vídeos e eomentários sobre a participação da Studio R no UMF você pode ler aqui.