Ainda há muitas questões em torno do STEMS, novo formato de áudio que a Native Instruments irá disponibilizar a partir de junho deste ano. Por isso montamos uma matéria especial com as principais dúvidas da galera, pra todos irem se preparando até o lançamento acontecer de fato.

O que é um arquivo Stem?
É um arquivo de áudio que contém uma fração de pista em quatro elementos musicais: Uma de baterias , uma de bassline, uma de harmonia, e uma de lead , por exemplo.

O que faz do Stem um “formato de arquivo aberto ‘?
O formato Stem está aberta porque todos os detalhes sobre como fazer estes arquivos e como reproduzi-los estará disponível ao público. Qualquer pessoa poderá criar stems sem pagar taxas de licenciamento para a criação, distribuição ou uso.

Como os DJs podem se beneficiar com essa tecnologia?
O Stem poderá expandir a mixagem e possibilidades de atuação, permitindo que você mixe com peças isoladas de uma faixa, como os vocais, ou pela aplicação de efeitos para partes específicas da música.

Eu sou DJ, mas eu também produzo minhas próprias faixas. Por que devo usar o stem?
Você pode exportar suas faixas como stems e reproduzi-los em um DJ set, definir com total controle sobre as partes individuais de sua faixa. Isto dará a qualquer produtor-DJ de forma hands-on, uma maneira flexível de tocar ao vivo que é emocionante para a multidão assistir.

Eu trabalho para um selo ou uma loja de música online. Como posso beneficiar da distribuição?
Você pode vender arquivos stem a um preço premium e criar novos fluxos de receita para o seu negócio.

Quais são os benefícios do formato de arquivo Stem para empresas de software e hardware de música?
Você pode criar novos produtos que irão ajudar a redefinir o desempenho da música para DJs, produtores e artistas ao vivo.

Onde posso comprar música no formato Stem?
O formato de arquivo aberto significa que qualquer um pode vender música em formato Stem. Lojas de música online como Beatport, Juno, e Traxsource irão oferecer música em formato Stem á partir de junho de 2015. Após o lançamento, mais varejistas começarão a apoiar o formato Stem.

Posso criar meu próprio arquivo Stem?
Sim, você pode – a tecnologia é livre para todos usarem. O website * incluirá um guia passo-a-passo sobre como criar arquivos stem.

Quantos arquivos são incluídos em um arquivo stem?
O formato de arquivo Stem contém quatro faixas.

Como faço para criar ou editar metadados em um arquivo stem?
Você pode criar e editar os metadados de um arquivo Stem usando qualquer software habilitado para ID3, como o iTunes, por exemplo. A ferramenta Stem Creator também irá oferecer este recurso. No entanto, ele será, inicialmente, a única ferramenta que permite editar o nome de cada faixa indivívidual como “Drums” ou “Synths ‘, por exemplo.

Existem boas práticas sobre como criar um arquivo ?
Um documento que descreve as melhores práticas para o agrupamento de instrumento, ordem, nomes, cores, e domínio de técnicas estarão disponíveis a partir do website oficial.

Será que vou ser capaz de reproduzir um arquivo Stem no meu leitor de áudio?
Sim, um arquivo Stem vai tocar como uma faixa de áudio normal em qualquer player que suporte o formato mp4 e seguir as especificações mp4. Isso significa que você vai ouvir a faixa completa, mas não terá controle sobre as outras partes individuais. Para ouvir e brincar com as peças individuais, você vai precisar de software ou hardware que suporte o formato Stem.

Qual é o software que suporta Stem atualmente?
Traktor Pro 2 (versão 2.7.4 ou posterior) permitirá que você carregue e reproduza com outras partes individuais. Outras empresas de software podem integrar o formato Stem em seu software e hardware, uma vez que estes serão divulgadas publicamente em junho de 2015. Todas as informações e recursos relevantes para os desenvolvedores e músicos estarão disponíveis no site Stem.

CDJs Pioneer tocarão stems?
Se o modelo CDJ suporta o formato mp4, ele vai reproduzir um arquivo Stem como uma faixa de áudio normal.

Posso criar um arquivo stem a partir da minha DAW?
Qualquer DAW permite exportar faixas agrupadas como uma mixagem de apenas as baterias, o bassline, elementos harmônicos, e sons de lead, mais efeitos, e etc. Uma vez que estes quatro arquivos são processados ​​pelo aplicativo gratuito “Stem Creator”, estes tornam-se um arquivo Stem. Qualquer desenvolvedor pode implementar recursos de DAW-stem adicionais em seu software.

Eu sou um desenvolvedor. O que eu preciso fazer para tornar possível a autoração e reproduçnao de Stem para o meu software e hardware?
Todas as informações necessárias para implementar funcionalidades em software ou hardware é documentado e estará disponível ao público no site stem.

Qual será a extensão do arquivo ?
Arquivos Stem irão levar uma extensão .stem.mp4. Por exemplo: filename.stem.mp4

Posso decodificar um arquivo Stem em outro formato, como mp3?
Não, mp3 não suporta áudio multi-canal como requerido pelo formato stem.

Deixe um comentário