STEMS é apresentado pela Native Instruments como novo formato de áudio para DJs áudio, beatport, DJ, equipamentos de dj, Groove Armada, Hypercolour, Juno, Kontrol D2, Mark Knight, MAYA JANE COLES, miami, mp3, MP4, multi-track, native instruments, Remix Deck, software, Stem Creator, stems, tecnologia, Toolroom Records, Traktor, traxsource, umek, waveform, Winter Music Conference

STEMS é apresentado pela Native Instruments como novo formato de áudio para DJs

Neste ano o Winter Music Conference em Miami foi palco da apresentação de algumas das novidades da Native Instruments. Além dos controladores Kontrol D2, o CTO e presidente da empresa Mate Galic apresentou um novo formato de áudio denominado STEMS.

Os equipamentos de DJ e softwares tem avançado a passos largos nos últimos anos, mas já os formatos de música digital nem tanto. A Native Instruments visa corrigir isso com o Stems, um formato de arquivo livre e aberto feito sob medida para a pista de um DJ. Estas faixas irão reproduzir como de costume na maioria dos aplicativos e equipamentos de música, mas o software Traktor irá permitir controlar de forma independente por exemplo, o baixo, bateria, melodia e vocais. Você poderá tirar o vocal se você não quer que ele toque durante uma transição, por exemplo, ou aplicar efeitos para a batida sem tocar qualquer outra coisa.

Muitos usuários já estão acostumados com algo do tipo, utilizando o Remix Deck, mas o Stem trata-se de uma única waveform, e não um arquivo zip com samples como no formato anterior.

djban-emc-Stems-01

Se esta tecnologia irá pegar não podemos afirmar, mas é verdade de que este formato já tem um grande apoio da indústria desde o seu primeiro dia, pois grandes lojas como Beatport, Juno e Traxsource irão vender arquivos STEM, assim como selos de grandes artistas como Hypercolour (Groove Armada e Maya Jane Coles) e Toolroom Records (Mark Knight, UMEK) estão apostando o peso de seus nomes por trás dele.

Esta nova tecnologia segundo a apresentação, deverá chegar aos poucos a partir de Junho/2015, mesmo tempo em que a nova Kontrol D2 e, como de costume, o Traktor terá disponível uma nova atualização para este produto, sendo então necessário atualizar para a versão 2.7.4 para fazer uso das novidades.

Como funciona?

djban-emc-Stems-03

Trata-se de um formato de áudio multi-track que permite DJs e músicos ao vivo incorporar partes individuais de uma faixa em seus sets.

Será possível fazer o bounce de conjuntos de uma track durante a produção, dividindo em 4 partes diferentes (bateria, bassline, vocais e instrumentos em geral, por exemplo), e criar o arquivo final utilizando a ferramenta “Stem Creator” que deverá estar disponível em Junho deste ano, juntamente com um website especial, totalmente dedicado as informações aos usuários, informações técnicas, tutoriais, código-fonte, e etc.

A tecnologia funciona usando o formato MP4 como recipiente para armazenar os quatro componentes em um único arquivo, o que significa que ele pode ser executado como um arquivo MP3 normal usando players de áudio padrão, ou no caso do Traktor, dividido em partes individuais usando o software e hardware com este suporte.

Como a tecnologia que envolve o STEM está aberta, isso deverá ajudá-lo a fazer um pouco mais de sucesso.

djban-emc-Stems-02

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento