Produzir música eletrônica é um assunto bem delicado no que se refere a tratamento de sinais. Se produzimos com Logic, Ableton, Bitwig ou qualquer que seja o DAW de nossa preferência, temos a nosso alcance junto com esse programa inúmeros modelos de Efeitos de Áudio para o tratamento de nossas Tracks ou do projeto completo, no que seria a fase de Mix e master.

Mas esse dispositivos são suficientes? Não preciso de algum plugin que tenha uma maior qualidade ou um desempenho superior a esses? Essa é a pergunta mais importante, e na minha opinião temos que prestar muita atenção ao mercado, para saber o que de verdade pode me agregar e o que não.

Nesse sentido nos encontramos com uma marca, que para mim, é imprescindível em qualquer estúdio de produção. Soundtoys, a marca dos Efeitos por excelência

Soundtoys é uma marca que oferece numerosos plugins, no que eles chamam, Ultimate Effects Solution, que agora tem sido atualizada a sua Versão 5 Nesse pacote achamos plugins de Saturação no Decapitator, Tube Mixer no Radiator ou o posicionamento dos vocais no MIcroshift.

Mas a verdadeira diversão começa quando começamos a trabalhar os plugins de modulação da marca. São realmente uma delícia, bem desenhados, com um aspecto RETRO nos GUI, muito característicos da Soundtoys.

Temos o Filterfreak, um filtro, que pode ser normal ou duplo, com modulação interna por Envelope, Lfo, etc. Echoboy, um plugin de Delay e echo multimodo com opções avançadas, realmente poderoso. Tremolator, Panman, ou Phasemistress, são, como os nomes indicam, plugins para Tremolo, phaser, ou Pan.

O meu favorito da marca é, sem dúvida, o Cristalize, Pitch Shift Granular reverse Echo, um plugin único, pelas características sonoras e desempenho, uma fonte inacabável de diversão.

Existem mais plugins no pacote, que além de estar disponível no pacote completo, também são vendidos separadamente. Agora com a atualização na Versão 5, destaca-se o novo Delay Primal Tap e a inclusão do plugin que a marca deu como GIFT esse mesmo ano, o Litter Alter Boy.

Se você quer agregar ferramentas criativas ao seu pacote do Daw, quer qualidade e criatividade nos produtos que agrega, sem dúvida Soundtoys é uma marca a levar em consideração, para mim e indispensável.

Mais info sobre os produtos na pagina oficial da marca: https://www.soundtoys.com/product/