Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.

HomeTecnologiaOnde encontrar samples, VSTs e aplicativos gratuitos

Onde encontrar samples, VSTs e aplicativos gratuitos

Apesar de mais simples e acessível a cada dia, produzir profissionalmente música de qualidade em softwares exige um bom investimento. Computador, monitores de referência (ou fones), controlador midi, placa de som, softwares, plug-ins, samples…

Além disso o mercado de equipamentos para produção é muito dinâmico e cada vez mais competitivo, o que nos leva a ter um novo objeto de desejo por semana e uma busca interminável por atualizações e novidades. Mas uma parte da matéria prima que precisamos para produzir pode ser encontrada gratuitamente na internet, o que nos permite investir naquilo que é essencial para cada um.

Deixo abaixo uma lista de sites onde podem ser encontrados samples, VSTs e aplicativos para produção musical gratuitos. Com certeza há outras boas fontes gratuitas além das listadas abaixo, portanto sugestões são bem-vindas!

Samples

Os samples são extremamente importantes na produção e não é exagero dizer que eles são a base da música eletrônica e de muitos estilos. Como muitos produtores têm acesso aos mesmos samples, a dica é modificá-los para torná-los únicos. Mude a afinação, corte partes e reconstrua, o que funciona até como um exercício de sampling

Sample Magic: A empresa disponibiliza 19 pacotes de samples divididos por estilo, que incluem recortes de bateria, linhas de baixo, efeitos e melodias.

LoopMasters: É possível baixar demos de praticamente todos os sample packs da empresa, uma das maiores e melhores do segmento. Para isso basta um cadastro no site.

MusicRadar: Na seção samples (o link já direciona para lá) há uma infinidade de samples de qualidade de todos os estilos, com destaque para os loops. O site em si é muito bom e vale a pena dar uma olhada na outras seções.

VipZone: Basta um cadastro de e-mail para ter acesso a 250 MB de samples de todo tipo e com muita qualidade. Ideal para encontrar vocais, acapellas, efeitos e bateria.

Sounds To Sample: Faça seu cadastro e tenha acesso à demos de vários sample packs de qualidade.

VSTs

Os VSTs são instrumentos virtuais que podem rodar dentro de softwares como o Ableton Live e o Logic Pro. Eles são ideais para encontrar timbres específicos e suprir as carências dos instrumentos nativos dos softwares.

VST Planet: Um excelente site de VSTs gratuitos, sempre atualizado. Os instrumentos estão divididos por categoria (bateria, piano, baixo), o que facilita a pesquisa. O site também oferece links para download de programas multi-pista (como o Audacity), muito úteis para gravação de sets, por exemplo.

Vengeance: Aqui você pode encontrar sons para adicionar a VSTs e softwares de produção específicos. A empresa também é uma das mais conhecidas em venda de samples.

Audionews: Aqui o assunto é complicado e gera uma discussão para posts futuros. O Audionews é a Meca dos produtores, pois aqui é possível encontrar todo tipo de plug-in, sample, DAW… Mas não são gratuitos, na verdade são “crackeados” e ilegais. Quem usa? Praticamente todos os produtores que não têm dinheiro para comprar os originais ou não querem gastar fortunas com cada nova aquisição. O site abre para novas inscrições em épocas específicas ou através de doações.

Aplicativos

Temos alguns posts no site falando sobre o crescimento (quantidade e qualidade) da produção musical portátil, aquela feita por meio de iPads e afins. Há muitas opções de aplicativos gratuitos e outros a preços acessíveis. Deixo a sugestão de um ótimo site especializado no assunto, o Music Apps, onde você pode acompanhar novidades, reviews e matérias de qualidade sobre aplicativos para iPad. Vale lembrar que alguns aplicativos podem ser baixados gratuitamente por tempo limitado.

BTS Super Theremin: Se você nunca viu um Theremin, com certeza já escutou o som dele, seja numa banda de rock ou música eletrônica. O aplicativo é simples e com timbre fiel ao original. Dê uma olhada no vídeo!

Mobeat: Um sintetizador simples, porém muito funcional. Gratuito para baixar na Apple Store.

DSK ChoirZ: Um aplicativo bem completo que simula vozes em coro, desenvolvido para windows.

Pocket Piano HD:


Facebook Comments

Written by

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

  • adoro os conteúdos da djban e achei esse em sí bastante útil para mim que estou dando os primeiros passos na profissão de dj. Eu sinto a necessidade de estar criando alguma coisa, modificando, algo que possa me diferenciar e ultimamente me deparei com alguns pacotes de samples que são vendidos na internet… Tem alguns pacotes que são bem complexos e veem com melodias prontas, midis, drums… dai me veio a dúvida, uma vez comprado esse pacote, ou adquirido pela internet, de quem são os direitos autorais caso a música venha a ser produzida e veiculada? gostaria que tirassem essa minha dúvida..
    desde já agradeço, grande abraço.

    • Oi Bruno, tudo bem?
      Os pacotes de samples são vendidos justamente para servirem de base em produções musicais, por isso pode ficar tranquilo que os direitos autorais serão sempre seus. Por outro lado é preciso tomar cuidado ao trabalhar com samples que não foram comprados, pois nunca se sabe se é parte retirada de alguma música e está sendo utilizado indevidamente.
      Abração!