Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


Onde encontrar samples, VSTs e aplicativos gratuitos

Onde encontrar samples, VSTs e aplicativos gratuitos

Apesar de mais simples e acessível a cada dia, produzir profissionalmente música de qualidade em softwares exige um bom investimento. Computador, monitores de referência (ou fones), controlador midi, placa de som, softwares, plug-ins, samples…

Além disso o mercado de equipamentos para produção é muito dinâmico e cada vez mais competitivo, o que nos leva a ter um novo objeto de desejo por semana e uma busca interminável por atualizações e novidades. Mas uma parte da matéria prima que precisamos para produzir pode ser encontrada gratuitamente na internet, o que nos permite investir naquilo que é essencial para cada um.

Deixo abaixo uma lista de sites onde podem ser encontrados samples, VSTs e aplicativos para produção musical gratuitos. Com certeza há outras boas fontes gratuitas além das listadas abaixo, portanto sugestões são bem-vindas!

Samples

Os samples são extremamente importantes na produção e não é exagero dizer que eles são a base da música eletrônica e de muitos estilos. Como muitos produtores têm acesso aos mesmos samples, a dica é modificá-los para torná-los únicos. Mude a afinação, corte partes e reconstrua, o que funciona até como um exercício de sampling

Sample Magic: A empresa disponibiliza 19 pacotes de samples divididos por estilo, que incluem recortes de bateria, linhas de baixo, efeitos e melodias.

LoopMasters: É possível baixar demos de praticamente todos os sample packs da empresa, uma das maiores e melhores do segmento. Para isso basta um cadastro no site.

MusicRadar: Na seção samples (o link já direciona para lá) há uma infinidade de samples de qualidade de todos os estilos, com destaque para os loops. O site em si é muito bom e vale a pena dar uma olhada na outras seções.

VipZone: Basta um cadastro de e-mail para ter acesso a 250 MB de samples de todo tipo e com muita qualidade. Ideal para encontrar vocais, acapellas, efeitos e bateria.

Sounds To Sample: Faça seu cadastro e tenha acesso à demos de vários sample packs de qualidade.

VSTs

Os VSTs são instrumentos virtuais que podem rodar dentro de softwares como o Ableton Live e o Logic Pro. Eles são ideais para encontrar timbres específicos e suprir as carências dos instrumentos nativos dos softwares.

VST Planet: Um excelente site de VSTs gratuitos, sempre atualizado. Os instrumentos estão divididos por categoria (bateria, piano, baixo), o que facilita a pesquisa. O site também oferece links para download de programas multi-pista (como o Audacity), muito úteis para gravação de sets, por exemplo.

Vengeance: Aqui você pode encontrar sons para adicionar a VSTs e softwares de produção específicos. A empresa também é uma das mais conhecidas em venda de samples.

Audionews: Aqui o assunto é complicado e gera uma discussão para posts futuros. O Audionews é a Meca dos produtores, pois aqui é possível encontrar todo tipo de plug-in, sample, DAW… Mas não são gratuitos, na verdade são “crackeados” e ilegais. Quem usa? Praticamente todos os produtores que não têm dinheiro para comprar os originais ou não querem gastar fortunas com cada nova aquisição. O site abre para novas inscrições em épocas específicas ou através de doações.

Aplicativos

Temos alguns posts no site falando sobre o crescimento (quantidade e qualidade) da produção musical portátil, aquela feita por meio de iPads e afins. Há muitas opções de aplicativos gratuitos e outros a preços acessíveis. Deixo a sugestão de um ótimo site especializado no assunto, o Music Apps, onde você pode acompanhar novidades, reviews e matérias de qualidade sobre aplicativos para iPad. Vale lembrar que alguns aplicativos podem ser baixados gratuitamente por tempo limitado.

BTS Super Theremin: Se você nunca viu um Theremin, com certeza já escutou o som dele, seja numa banda de rock ou música eletrônica. O aplicativo é simples e com timbre fiel ao original. Dê uma olhada no vídeo!

Mobeat: Um sintetizador simples, porém muito funcional. Gratuito para baixar na Apple Store.

DSK ChoirZ: Um aplicativo bem completo que simula vozes em coro, desenvolvido para windows.

Pocket Piano HD:


A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto