Respect Festival: Special Pocket Edition, de 21 a 23.08 Alexandre Zaghini, Fabio Gagliardi, festival respect, ilha comprida, Ricardo Almeida

Respect Festival: Special Pocket Edition, de 21 a 23.08

A edição do Festival Respect Lost, que aconteceu em maio de 2015, foi um sucesso. Além de superar a expectativa de público e oferecer o melhor em cultura e artes para os seus 2.500 participantes, o evento obteve mais uma vez a certificação do relatório de gestão ambiental: Evento Limpo. Deu tudo tão certo, que foi criada uma versão “pocket” do festival, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto para um público de 600 pessoas. Serão 56 horas de arte e cultura, preparados para quem busca um maior contato com a natureza e com a sua própria essência.

Já tendo passado por Embu Guaçu, Itu, Suzano e Sarapui, o Festival Respect retorna mais uma vez a Ilha Comprida, fazendo juz a sua proposta de relação com a natureza. Ilha Comprida é uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro. Faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que constitui um dos maiores viveiros de peixe e crustáceos do Atlântico Sul.

Com grande preocupação e respeito ao uso desta reserva ambiental, a Respect, inovadora na gestão e compensação ambiental, propõe uma série ações durante o Festival, sustentabilizando seus processos, suas vivências e estadia na Ilha Comprida. Mistura de desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente, economia, ecologia, natureza, diversão e arte em um só festival. Toda a infraestrutura montada em locais livres de vegetação ou aproveitada de construções já existentes, não havendo corte de árvores.

Desde sua edição em 2012, o Festival acumula uma série de selos e certificados, além da geração do relatório de gestão ambiental Evento Limpo (em anexo), que demonstram seu comprometimento com o meio ambiente e inclusão social, tais como o Selo Greenhub de gestão da sustentabilidade, certificação de gestão de resíduos pela capacitação e inclusão de cooperativas de reciclagem locais, certificação de ações socioambientais pela disseminação do conceito de sustentabilidade e certificação de eventos culturais, com iniciativas educacionais e de lazer junto a sua rede de parceiros e fornecedores.

Dentre as atividades com foco em sustentabilidade realizadas durante o evento, encontram-se:

  • A aplicação de técnicas de gerenciamento de resíduos, considerando todos os tipos de resíduos sólidos gerados no evento, como Resíduos secos (papel, plástico, papelão, vidro, PET, alumínio), Óleo de cozinha usado (encaminhado à reciclagem), Lixo eletrônico (encaminhados à reciclagem), Pilhas e baterias (descartadas corretamente em postos de recolhimento), Resíduos orgânicos (compostados na área de camping do evento), dentre outros.
  • Reciclagem de lixo seco: Manejo, Separação e reciclagem de Todo o lixo gerado pelo Evento.
  • Compostagem do lixo orgânico: Instrumento disponibilizado junto a Cozinha Ecomunitária, com as devidas instruções. Este lixo será destinado a compostagem, visando a produção de adubo orgânico e a difusão da compostagem orgânica caseira, seja ela doméstica ou não.
  • Utilização de materiais biodegradáveis nas construções: As estruturas construídas no festival foram edificadas utilizando-se materiais alternativos e de mínimo impacto ao meio ambiente através da Bioconstrução e da Permacultura.
  • Reutilização de materiais na cenografia e bioconstrução do espaço: Reaproveitamento dos materiais de decoração e figurinos.
  • Tratamento das águas utilizadas pelo evento: As duchas para banhos contam com sistema de filtragem da água residual. É sugerido aos participantes em nossa comunicação, a utilização de produtos biodegradáveis de forma a minimizar possíveis impactos ao meio ambiente.
  • Conscientização ambiental: Uma série de ações voltadas à Conscientização Ambiental serão promovidas antes, durante e depois do evento. Oficinas de Conscientização Ecológica, Cinzeiro de Bolso, Distribuição de Sementes, Plantio e reciclagem, Limpezas coletivas da Praia.
  • Hospedagem de baixo impacto: A acomodação do público em Campings evidencia o baixo impacto ambiental do evento se comparado a outros tipos de estrutura, mais caras e poluentes.

Além destas ações, o Plano de Sustentabilidade como forma de compensação ambiental está sendo desenvolvido da pré-produção a pós-produção. Diversas formas de mitigação serão implementadas, como o plantio de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, capacitação ambiental da comunidade e sensibilização do público visitante. Dentre as ações voltadas à Conscientização Ambiental promovidas no evento, encontram-se:

  • Distribuição de cinzeiros portáteis;
  • Divulgação através de elementos de comunicação visual de dicas e orientações relacionadas ao tema Meio Ambiente;
  • Oficinas oferecidas ao público, voltadas à prática da reciclagem e outros aspectos da sustentabilidade;
  • Distribuição de mudas de espécies nativas pelo Plante Árvore.

São mais de 100 artistas convidados em dois palcos musicais: Dance Floor e Chillout. Sua característica multicultural engloba numa única experiência: música, artes, projeções, cinema, cenários, intervenções teatrais, palestras, oficinas e performances, terapias alternativas, feiras, gastronomia, área infantil, além das atividades de conscientização ambiental.

O palco Dance Floor funcionará a partir de sábado (22) às 08:30am. Dentre os DJs e produtores, destacam-se Psique, Mental Broadcast, Zaghini, 2012, Tera, Ekanta, Geometory, Subverso, Lucas FreeMind, Leef, Giaco, Vidigal, Tokerau (Chile), Telepatic (Chile), Tchow, KBelo, Venus, Sidão, Paulinha, Dulio, Paranoiac (Argentina), Maramba, Sutemi, Makar (Grécia), Al3, Lifeforms (Israel), Abstract Sunrise e Shankara.

Já na pista Chillout, a proposta são sons que promovem o relaxamento, a conexão e a transformação. Na noite de sexta, para a abertura do evento, haverá um Lual com Neto Trindade e o Bando da Lua. Os principais artistas que seguem durante a programação, são: Zel, Nação Regueira, The Gladiator e Planta e Raiz.

Quanto ao time de fotógrafos e VJs que irão se apresentar no Festival, destacam-se os renomados Murilo Ganesh, Silvio Sato, Alessandra Cardoso e Jhonattan Garcia e Elisa Rodrigues. Artistas de circo, artes cênicas, malabares e pirofagia também estarão presentes, levando o encantamento do teatro, da música e da alegria, são eles: Combi artesanal (poesia), Biolumini (malabares e pirofagia), Silas (body art), Fogo Sagrado, Cultura da Paz, Mudrás e As Deusas.

As atrações culturais do evento serão realizadas por meio de Vídeo Artes, Oficinas Artísticas e Culturais, Cinema Cult, Exposições, Cultura Regional e Indígena, Cantinho Maia, Tenda da Cura, Performance e Happening, Live Painting, Feira Cultural e Feira Mix.

No espaço de cinema, o Surf Adventure, serão apresentados vídeos, curtas, longas, documentários, animes, web vídeos e outros tipos de produção áudio-visual. O Espaço Tenda da Cura, contará com workshops para o bem estar e terapias holísticas. Dentre os terapeutas de cura, está o massagista Joe.

No Espaço Criança Nova Era, haverão atividades ecopedagógicas, oficinas, circo, teatro, brincadeiras, jogos e apresentações infantis.

Pela segunda vez, o festival Respect realiza também uma feira de trocas, na qual os participantes podem levar seus objetos para experienciar um dia de entrega e desapego do que está estagnado para que possa receber o novo. Na feira de trocas tudo é bem vindo: livros, objetos, roupas, histórias e o que mais sentir que possa servir ao outro.

O Festival Respect é verdadeiramente um evento que prega a conscientização do coletivo e cuidados com o nosso planeta. Opte pelo desenvolvimento de sua consciência e viva uma experiência única.

flyer respect festival pocket edition

Serviço – Respect Festival Pocket Edition

Data: 21 a 23 de agosto
Início: Sexta-feira, 21 de agosto às 17hs.
Término: Domingo, 23 de agosto às 20hs.
Edição: 18ª
Local: Ilha Comprida (SP)
Capacidade: 600 pessoas.
Ingressos: R$200,00 (primeiro lote) para os 03 dias.
Acomodação: Camping em área definida dentro do festival.
Venda de ingressos em http://www.respect.art.br/ingressos/
Evento destinado a maiores de 18 anos.
Website: http://www.respect.art.br/
Facebook: facebook/RespectFestival

Sobre a Respect

Há 9 anos atrás, nasceu um coletivo com um grande objetivo: atuar na conscientização dos seres humanos perante os cuidados com a natureza e o respeito mútuo. Hoje, este desejo inicial é reafirmado e torna-se ainda mais fortalecido com base nas transformações que estamos vivendo em nosso Planeta.

“Vamos além da filosofia. Queremos levar o exemplo para as pessoas de que todos crescemos juntos a partir desta prática”, diz Eduardo Marques, um dos idealizadores do coletivo Respect, que tem como sócios Ricardo Almeida, Alexandre Zaghini e Fabio Gagliardi, ambos com vasta experiência e vivência em eventos multiculturais e musicais nacionais e internacionais.

A proposta de conscientização do coletivo Respect, se materializa por meio de encontros multiculturais e ecológicos, inspirados pelos melhores festivais do gênero ao redor do mundo.

Já foram 17 edições desde 2006 e mais de 100 mil fãs, que acompanham de perto todos os movimentos desta marca, que possui reconhecimento internacional.

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento