Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


Reason 5 e Record 1.5 chegando… Chegou!

Já viu ? O anúncio da Propellerhead sobre as novas versões do REASON & RECORD. Nos dias 24,25,26,27 e 28 de maio a empresa vai anunciando em seu site (www.propellerheads.se) as novidades. A Propellerhead leva certo tempo para atualizar seus produtos, mas por outro lado, faz com que cada vez mais tenhamos ferramentas funcionando sem “bugs”. Com essa segurança, cada vez mais músicos e produtores profissionais usam essas ferramentas ao vivo.

Veja uma grande lista de artistas que usam o Reason.

A primeira grande novidade anunciada foi a nova versão do Dr Rex Loop Player, ferramenta fundamental que inovou a forma de samplear desde a primeira versão do Reason.

O novo Dr Rex também mudou o nome e passa a ser chamado de Dr OctoRex, por ser capaz de carregar 8 rex loops em um só módulo. Além disso, é compatível com as versões anteriores e traz novos recursos como o Slice Edit Mode (modo de edição da fatia do arquivo rex) assim podemos modificar o filtro e usar o reverse em cada fatia do loop e também direcionar essa fatia para uma saída independente, facilitando assim a adição de efeitos apenas na fatia específica.

Outra ferramenta interessante que teremos no REASON 5 E RECORD 1.5 é a BLOCKS.

Muitos produtores constroem suas músicas em blocos sendo eles “intro, verso, refrão, break” ou como preferirem chamar. Dessa forma, a Propellerhead resolveu criar uma ferramenta para organização facilitando facilitar ainda mais o seqüenciamento.

Muito fácil de usar com o BLOCKS podemos organizar conjuntos de seqüências, repeti-las e editá-las, nomeá-las.

Já somente presente no Record 1.5, o Neptune vem não só melhorando a afinação da rapaziada, mas trazendo novas experimentações com o vocal.

Além de um belo afinador vocal ele também é um áudio transposer, assim podemos alterar o tom de alguma gravação ou sample para usá-lo em outra música ou ajustar a uma nova idéia na mesma canção caso não seja possível gravar novamente.

Mas não para por aí, Neptune também sintetiza voz. Você pode controlar o tom do som ou vocal gravado via teclado midi em tempo real, podendo criar uma nova melodia pra sua musica.

A nova versão do REASON vem agora LIVE SAMPLING. Gravadores e editores de samples no REDRUM, NN19 e NNXT. Os editores tem “sample start” e “pitch detection” automáticos. Você grava e automaticamente o editor encontra o inicio do sample e a nota dele para organizar nos samplers. Ligue um microfone, um toca-discos, ou um instrumento qualquer. Claro que para isso ficar profissional, um bom microfone e placa de som ajudam muito.

Já o que eu não esperava é o KONG DRUM DESIGNER. Sintetizador, modelador físico, sampleador e suporta REX LOOPS. Assim você pode criar o som da sua bateria do jeito que quiser. Criando beats com samples, síntese etc. São 16 pads e penso que será bem legal trabalhar com ele ao vivo utilizando controladores. Você cria o som que precisa e ainda tem o auxilio a vários módulos de efeitos como compressores, filtros, reverbs, resonadores…

Pra quem já usa o REASON e fez curso na DJBAN sabe que pra transportar o Rack com sua produção tinha o inconveniente em ter que habilitar o Self-Contain para que os samples fora do banco de sons do REASON fossem transportados também. Agora isso é feito automaticamente e também com REFILLS, o que não era possível antes. E tem mais:

– Você tem um pad controler e teclado controler? Quer usar os dois? Enquanto você toca um teclado seu parceiro faz a bateria. Agora é possível usar múltiplos controladores.

– Também ficou mais fácil aplicar time stretch em áudio clips individualmente.

– O novo MUTE TOOL que auxilia no BLOCKS, para fazermos variações.

– Selecionando um CLIP e apertando L, automaticamente é feito o loop nesse clip. Também poderá ser usado um controlador para fazer esses loops em realtime.

– Novos atalhos no teclado pra quem trabalha com laptop e não tem o teclado numérico. Atalhos pra facilitar o play, loop, record, no teclado .

– A janela do COMBINATOR agora está mais fácil de usar.

– Mais quatro CV Inputs no COMBINATOR, nos dando ainda mais possibilidades para conexões de LFO’s, GATES etc.

– Um novo sistema de ajuda, tanto no Mac quanto no Windows.

– Normalize e use reverse em áudio clips no RECORD 1.5 .

– Usando o REASON 5 e RECORD 1.5 agora você converte gravações em samples, para usar no NNXT, REDRUM, KONG…

– E mais atualizações para fazer o REASON 5 ficar com características como as do RECORD, incluindo suporte a multi core, correções sobre a organização dos cabos, carregamento mais rápido de samples, um teclado na tela, correções no sequencer e muito mais.

Agora é esperar para usar essa super ferramenta. Estou ansioso para usar como criança que vai ganhar um novo brinquedo.

Forte Abraço a todos e até logo. Quer saber mais ? Faça o curso de produção de música eletrônica utilizado o Reason aqui na djban comigo, Andee.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto






Promoo Curso Ableton Online - Compre e concorra a um estudio