HomeMúsicaReason 5 e Record 1.5 chegando… Chegou!

Reason 5 e Record 1.5 chegando… Chegou!

Já viu ? O anúncio da Propellerhead sobre as novas versões do REASON & RECORD. Nos dias 24,25,26,27 e 28 de maio a empresa vai anunciando em seu site (www.propellerheads.se) as novidades. A Propellerhead leva certo tempo para atualizar seus produtos, mas por outro lado, faz com que cada vez mais tenhamos ferramentas funcionando sem “bugs”. Com essa segurança, cada vez mais músicos e produtores profissionais usam essas ferramentas ao vivo.

Veja uma grande lista de artistas que usam o Reason.

A primeira grande novidade anunciada foi a nova versão do Dr Rex Loop Player, ferramenta fundamental que inovou a forma de samplear desde a primeira versão do Reason.

O novo Dr Rex também mudou o nome e passa a ser chamado de Dr OctoRex, por ser capaz de carregar 8 rex loops em um só módulo. Além disso, é compatível com as versões anteriores e traz novos recursos como o Slice Edit Mode (modo de edição da fatia do arquivo rex) assim podemos modificar o filtro e usar o reverse em cada fatia do loop e também direcionar essa fatia para uma saída independente, facilitando assim a adição de efeitos apenas na fatia específica.

Outra ferramenta interessante que teremos no REASON 5 E RECORD 1.5 é a BLOCKS.

Muitos produtores constroem suas músicas em blocos sendo eles “intro, verso, refrão, break” ou como preferirem chamar. Dessa forma, a Propellerhead resolveu criar uma ferramenta para organização facilitando facilitar ainda mais o seqüenciamento.

Muito fácil de usar com o BLOCKS podemos organizar conjuntos de seqüências, repeti-las e editá-las, nomeá-las.

Já somente presente no Record 1.5, o Neptune vem não só melhorando a afinação da rapaziada, mas trazendo novas experimentações com o vocal.

Além de um belo afinador vocal ele também é um áudio transposer, assim podemos alterar o tom de alguma gravação ou sample para usá-lo em outra música ou ajustar a uma nova idéia na mesma canção caso não seja possível gravar novamente.

Mas não para por aí, Neptune também sintetiza voz. Você pode controlar o tom do som ou vocal gravado via teclado midi em tempo real, podendo criar uma nova melodia pra sua musica.

A nova versão do REASON vem agora LIVE SAMPLING. Gravadores e editores de samples no REDRUM, NN19 e NNXT. Os editores tem “sample start” e “pitch detection” automáticos. Você grava e automaticamente o editor encontra o inicio do sample e a nota dele para organizar nos samplers. Ligue um microfone, um toca-discos, ou um instrumento qualquer. Claro que para isso ficar profissional, um bom microfone e placa de som ajudam muito.

Já o que eu não esperava é o KONG DRUM DESIGNER. Sintetizador, modelador físico, sampleador e suporta REX LOOPS. Assim você pode criar o som da sua bateria do jeito que quiser. Criando beats com samples, síntese etc. São 16 pads e penso que será bem legal trabalhar com ele ao vivo utilizando controladores. Você cria o som que precisa e ainda tem o auxilio a vários módulos de efeitos como compressores, filtros, reverbs, resonadores…

Pra quem já usa o REASON e fez curso na DJBAN sabe que pra transportar o Rack com sua produção tinha o inconveniente em ter que habilitar o Self-Contain para que os samples fora do banco de sons do REASON fossem transportados também. Agora isso é feito automaticamente e também com REFILLS, o que não era possível antes. E tem mais:

– Você tem um pad controler e teclado controler? Quer usar os dois? Enquanto você toca um teclado seu parceiro faz a bateria. Agora é possível usar múltiplos controladores.

– Também ficou mais fácil aplicar time stretch em áudio clips individualmente.

– O novo MUTE TOOL que auxilia no BLOCKS, para fazermos variações.

– Selecionando um CLIP e apertando L, automaticamente é feito o loop nesse clip. Também poderá ser usado um controlador para fazer esses loops em realtime.

– Novos atalhos no teclado pra quem trabalha com laptop e não tem o teclado numérico. Atalhos pra facilitar o play, loop, record, no teclado .

– A janela do COMBINATOR agora está mais fácil de usar.

– Mais quatro CV Inputs no COMBINATOR, nos dando ainda mais possibilidades para conexões de LFO’s, GATES etc.

– Um novo sistema de ajuda, tanto no Mac quanto no Windows.

– Normalize e use reverse em áudio clips no RECORD 1.5 .

– Usando o REASON 5 e RECORD 1.5 agora você converte gravações em samples, para usar no NNXT, REDRUM, KONG…

– E mais atualizações para fazer o REASON 5 ficar com características como as do RECORD, incluindo suporte a multi core, correções sobre a organização dos cabos, carregamento mais rápido de samples, um teclado na tela, correções no sequencer e muito mais.

Agora é esperar para usar essa super ferramenta. Estou ansioso para usar como criança que vai ganhar um novo brinquedo.

Forte Abraço a todos e até logo. Quer saber mais ? Faça o curso de produção de música eletrônica utilizado o Reason aqui na djban comigo, Andee.

Facebook Comments

Por:

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

  • COMO FAÇO PARA EXECUTAR O REASON 5, ESTA APARECENDO UMA MSG ERRO BAD FORMAT

    • Olá Ricardo,

      Se você tem o DVD com o Reason?
      Já tentou em outro computador?

  • Caro Luiz,

    As placas de som onboard (imbutidas na placa mãe do pc) são de baixa qualidade de gravação.
    O ruido existente nessas placas muito alto e o resultado não será legal.

    Eu recomendaria usar uma placa de som com entrada para instrumento ou ainda captar o som do conjunto apli+pedais com um bom microfone.

    Isso não tem nada a ver com o Reason. Seja lá qual for a placa ele vai gravar o som que estamos mandando pra ele.

    Se quiser tentar, pode plugar a guitarra na entrada de linha ou de mic da sua placa onboard e usar qualquer software de gravação. Mas como a impedância é incompativel o resultado não será nem um pouco agradável.

    Caso tenha interesse, entre em contato com os atendentes da Loja Vip DJBAN http://www.lojavipdjban.com.br , além de serem profissionais qualificados para te indicar a melhor opção custo beneficio para o que você precisa, você ainda ganha o melhor pós venda do Brasil. No caso se precisar configurar a placa e sair gravando em excelente qualidade pode contar conosco para um help.

    Abraço

  • e comop fazer isso?

  • eu gostaria de saber se no reason 5 eu posso gravar uma guitarra sem usar nwnhuma placa especifica .. (direto no computador)?

  • Bem que poderiam juntar o recurso de gravar ao vivo (Guitarra Microfone Contrabaixo) ao Reason que fizeram no Record, ou melhor fazer um só. Seria um programa de cair o quexo, mesmo assim os dois são impecaveis em recursos, parabéns a empresa.

  • Ainda porque? A Propellerhead ja disse que um dia abriria pra VST?

    Pra usar VSTs com Reason ou Record basta usa-lo em Rewire com Ableton, Cubase etc…

    A própria Propellerhead recomenda assim: http://www.propellerheads.se/products/reason/index.cfm?fuseaction=get_article&article=rewire

    Eu uso o Reason justamente porque não quero ter um monte de VSTs no meu PC.

    Quem gosta de VSTs ja deve estar acostumado com outros sequencers não vejo porque querer sequenciar VSTs no Reason ou Record.

    Aqui tem 12 tracks sem VSTs: https://www.beatport.com/pt-BR/html/content/release/catalog/?contextType=artists&contextName=X%20Project&contextEntityId=85526

    Mas não tenho nada contra VSTs, só não vejo sentido pra tanto trabalho, tanto da empresa em produzir isso quando pra quem vai usar. Pra produzir muitas dessas musicas nem usei todos os recursos do REASON.

    Se usarmos metade do potencial do Thor dá pra se fazer grande parte da musica apenas com ele.

    Se quiser usar VSTs, parabéns! Se quiser usar um instrumento acustico, parabéns também! O importante é saber registrar o sentimento com a ferramente que mais se adapta.

  • E os plug-ins VSTs? NADA???
    Não acredito que não tem como usar ainda esse recurso …

  • eu gostari de saber como faço pra comprar o propellerhead records? pois estou com uma versão beta 8 e não dá pra exportar nessa versão . Se voce souber quanto tá ? grato…

    • Olá Douglas. Você pode acessar diretamente nossa loja online http://www.lojavipdjban.com.br ou procurar revendas autorizadas Quanta Music, distribuidor do produto.

  • Ficamos felizes em poder ajudar de alguma forma, levando informações a você Iury.

    Estamos sempre a sua disposição!

    Abraço

  • Nossa estou abismado com esses varios novos recursos do Reason. Eu sou de BSB, tenho 19 anos, desde os 17 uso o reason porem nao sei usa-lo corretamente. A tempos tenho vontade de fazer o curso na Dj Ban, espero em breve poder fazer o curso com voces e melhorar minhas produçoes. Valew por esse post, estou sempre acompanhando a Dj Ban!

  • Olá Junior,
    Agora o Reason tem LIVE SAMPLING e com isso dá pra usar o Vocoder e outros efeitos ao vivo!

    Muito bom!

    To testando o Beta, e usei o Vocoder numa boa!

  • seria bom se dese pra usar o vocode com a placa de audio nesse reason 5.0 ! ! !