Há algum tempo o iPad e outros tablets vêm sendo usados por DJs como controladores MIDI, através de aplicativos como o TouchAble.

Isso ajudou a impulsionar ainda mais o mercado dos aplicativos musicais, mas enfraqueceu a produção de outros produtos sensíveis ao toque, a exemplo do controlador Lemur, que deixou de ser fabricado no ano passado.

Ainda assim, quem tem um iPad sabe que tem coisas que ele não pode fazer ou não conrresponde da melhor forma. É nesse cenário que surge o QuNeo, um projeto inovador que traz novos horizontes à tecnologia touch.

O controlador tem o tamanho de um iPad e por isso pode ser usado em suportes e acessórios do tablet. Cada um dos seus 27 pads, sliders e sensores tem sensibilidade de pressão, velocity e localização.

No vídeo abaixo podemos observar a possibilidade de usar um mesmo pad para diferentes sons e efeitos, sensores de rotação que podem simular scratchs e um sistema de iluminação muito bonito e funcional, formado por 251 LEDs multicoloridos.

O QuNeo é um produto da Keith McMillen, uma empresa conhecida por seus produtos inovadores voltados para a tecnologia musical, como o SoftStep.

O controlador funciona com USB, MIDI e OSC, podendo assim ser utilizado com a grande maioria dos softwares para DJ. Usuários avançados e programadores podem usar o kit de desenvolvimento e API para criar seus próprios códigos correspondentes à informações dos sensores do QuNeo.

O produto ainda não está à venda e vem arrecadando fundos para viabilizar o projeto através do site Kickstarter. Funciona assim: Você paga uma quantia em dinheiro ao site, ajuda no desenvolvimento do produto e recebe em troca brindes ou o próprio produto, dependendo do valor doado.

No caso do QuNeo, por 200 dólares (além do frete) você leva um QuNeo antes do produto chegar nas lojas, uma camiseta e um adesivo. Parece valer a pena!

Deixe um comentário