Notícias

Qual A Melhor Plataforma Streaming Para DJs #1

streaming para DJs

Streaming Para DJs foi Tema no ADE 2019

A cada ano surge uma nova discussão relacionada aos benefícios da tecnologia no mercado DJ. Este ano, o streaming para DJs foi um dos temas do ADE (Amsterdam Dance Event) e claro, essa discussão reverbera pelo mundo todo.

Claro que a tecnologia é sempre bem vinda, e quando falamos em algo que envolve DJs, é sempre bom lembrar que temos várias “categorias” entre amadores e profissionais, e aí é que entra o ponto alto da discussão.
Quando falamos em algo deste tipo, é algo que beneficiará principalmente aqueles que fazem uso em locais domésticos, onde a rede de internet de certa forma é mais amigável, digamos assim, reduzindo as chances de problemas.

No entanto, fazer uma festa ou encontro entre amigos e familiares em casa, é bem diferente de atender a um cliente em um evento social, corporativo, ou até mesmo em um dance club, onde dependemos de terceiros no local para fornecer uma conexão de internet.

Nem todos os lugares possuem uma boa banda larga, ou até mesmo, fornecem acesso a terceiros. O acesso permite apenas a conexão para que os “clientes: possam acessar suas redes sociais. Isso sempre deverá ser levado em conta, já que em geral, são conexões congestionadas e lentas.

Qual Plataforma De Streaming Escolher Aqui no Brasil?

Atualmente algumas operadoras de telefonia móvel vem fazendo parcerias com algumas empresas de streaming, oferecendo descontos em assinaturas e criando pacotes para fomentar o uso destas ferramentas.

TIDAL

Atualmente é quem se destaca em termos de qualidade. A empresa de Jay-Z e quem tem Nick Minaj como uma de seus sócios e uma parceria com a Vivo aqui no Brasil.

A plataforma possui um sistema HiFi, oferecendo altíssima qualidade (e exigindo uma boa banda de conexão também), e ainda conta com um plano onde o usuário desfruta da qualidade Master Quality Authenticated (MQA) permitindo que a música seja ouvida exatamente como o artista pretendia.

Compatibilidade: Serato DJ

Beatport Link

Apesar de possuir um enorme catálogo, excelente para quem trabalha com música eletrônica, o Beatport Link por hora trabalha apenas em AAC de 128 e 256kbps. Sua assinatura também pode pesar um pouco se levarmos em conta a situação de nossa moeda comparada ao dólar.

As assinaturas variam de U$14,99 a U$59,99 dólares, algo em torno de R$60,00 a R$250,oo reais mensais.

Compatibilidade: (por enquanto) WeDJ, Traktor DJ 2, Rekordbox e Virtual DJ

Spotify

Apesar se ser a plataforma mais usada no Brasil, possui uma exclusividade com a empresa Algoriddim, o que o limita apenas aos softwares e App DeeJay Pro para computadores, tablets em sistemas iOS, Android, Mac Os e Windows.
A qualidade de extreme varia de 128 a 320Kbps mas isso depende da conexão, pois com oscilações o áudio perde qualidade.

Compatibilidade: DeeJay App e DeeJay Pro

Deezer

No Brasil é o segundo app de streaming mais utilizado. Rico em conteúdo, e tem parceria com a operadora TIM. Infelizmente ainda não tem compatibilidade com nenhum software DJ, ao menos até o fechamento deste texto.

A reprodução padrão varia entre 128 e 320Kbps, mas o Deezer também oferece uma assinatura HiFi, através de arquivos em FLAC (Free Lossless Audio Codec). Mas é importante ter uma conexão de pelo menos 5 a 10Mb/s para utilizar este tipo de assinatura.

Apple Music

Com as alterações feita pela Apple a partir do iOS 10.15 Catalina, dividindo o iTunes em três novos apps, o Apple Music também fará serviços de streaming, porém, ainda não sabemos quanto a compatibilidade com os softwares para DJ.

DennonDJ Um Passo a Frente

A In Music Brands, detentora da marca Dennon Professional e DennonDJ, saiu na frente dessa corrida para o streaming para DJs, pois já é possível fazer uso de streaming diretamente de seus equipamentos  da linha Prime.

Prime 4, SC5000Prime e SC5000M, basicamente seus principais e incríveis equipamentos standalone (que não precisam de computadores), já possuem conexão via Wi-Fi ou cabo e permitem acesso as principais plataformas.

Compatibilidade: SoundCloud Go, Tidal, Beatport e Beatsource

Vale a pena ficar de olho nesses produtos!!

Apesar de ser uma marca ainda pouco conhecida entre a nova safra de DJs, esta linha Prime vem trazendo uma grande evolução no que se trata em equipamentos DJ e promete agitar o mercado no próximo ano.

E que venham mais novidades e possibilidades!!!

E você? O que espera em relação ao streaming para DJs em 2020?

 

Deixe um comentário