Com o tempo muitas tarefas anteriormente feitas em softwares instalados no computador passaram a ser realizadas online, como escrever textos, formatar planilhas, editar imagens…

Hoje é possível executar milhares de funções de forma rápida e simples, tornando nossa vida cada vez mais atrelada à internet. Ultimamente têm surgido opções interessantes até de produção musical online!

Vamos ao que interessa: O Skale Tracker é um software criado em 1998 para Windows e posteriormente para Linux. Sua proposta é utilizar o sequenciador conhecido como Tracker, onde notas dispostas em um plano quadriculado podem alterar diversos parâmetros do som.

Até ai, nenhuma novidade, mas o interessante é que foi feita recentemente uma versão em Flash do programa, que pode ser acessada aqui. Ela é gratuita e funciona como o software original. Além de ser uma opção interessante para quem não tem nenhuma familiaridade com a linguagem de produção digital, também é uma possibilidade de conseguir timbres “old school”, samples e efeitos que lembram os anos 1990.

À primeira vista a interface pode parecer assustadora, mas não têm mistério algum. Músicas prontas vêm junto com o Skale (e facilitam o entendimento do seqüenciador), há um pequeno banco de samples disponíveis e samples externos podem ser carregados também. Após terminado o trabalho ele pode ser salvo no HD do computador. Simples, leve, nostálgico… Dê uma olhada no vídeo pra saber do que um Tracker é capaz (vídeo tutorial):

Outra opção interessante para produção online, que não é novidade mas muita gente desconhece, é o software Mantis, ferramenta útil que integra a rede social Indaba Music. Este programa não têm nada a ver com o Skale e é muito parecido com os softwares modernos de produção multi-pista. Além de fácil e intuitivo, o Mantis permite rápida edição de samples, criação de automações e boa qualidade de áudio. Há um inteligente e vasto banco de samples, onde o usuário pode adicionar à sua área de trabalho apenas aqueles que lhe serão úteis.

O programa também funciona em Flash e é bem leve, não necessitando de uma super internet pra rodar bem. Mas o mais legal é a interação entre produtores que a rede permite: você pode abrir uma sessão nova e compartilhar com outras pessoas ou mesmo entrar em projetos já existentes de outros usuários.

É Possível também vender suas faixas criadas com o Mantis, aprender tudo sobre o programa em tutoriais no próprio site e se informar sobre produção e distribuição com a série de artigos (muitos e bons) disponíveis na rede.

Para começar a usar, basta se cadastrar no Indaba Music, que é gratuito.

Deixo aqui o vídeo de introdução do Mantis.

Deixe um comentário