A procrastinação já foi um sinônimo positivo, e de sucesso, sabia?

Na Roma antiga a procrastinação era sinal de sabedoria. Pela cautela no processo de tomada de decisão e longas análises, os romanos respeitavam e estimulavam a procrastinação. Entendiam que os impulsos destruíam a sabedoria. A moral desta estranha palavra nesta época era extremamente positiva. Incrível né?

Duas verdades necessárias a saber, antes de continuarmos:

1. Qualquer excesso faz mal.
2. Impérios caem.

Novos impérios se estabeleceram pós Roma, novos tempos e momentos que trouxeram consigo novos valores, entre eles a orientação para resultados, realizações, produções em escala, onde o não cumprimento destes novos valores e crenças resultavam em uma série de riscos para a nova estrutura da economia e da sociedade que se formava. Assim caminhou a humanidade e hoje temos a palavra procrastinação com uma reputação nada agradável.

Abaixo algumas dicas poderosas pra ter essa palavrinha menos frequente na nossa vida.

1.  Segmente o projeto, trabalho ou plano em passos:

Quando olhamos somente para o alvo final como por exemplo: ‘”quero ser um astronauta e explorar Marte!’’  ou ainda ’’Quero ser o melhor, maior DJ e produtor do mundo’’ desisto logo de cara, por entender subconscientemente que esta será uma missão ‘’impossível”. Me perco nas minhas crenças sobre a possibilidade disto se tornar realidade, antes mesmo de começar a empreitada.

Não crio uma visão ampla sobre os ganhos de realizar as tarefas necessárias para atingir meu sonho, e acabo sucumbindo ao que os outros pensam sobre isso. Infelizmente, ainda estamos inundados da necessidade interna de auto aceitação social – um aspecto humano mais auto-alimentado em uns do que em outros. Diminua a alimentação desse aspecto.

O segredo é definir uma meta realmente audaciosa, como as possibilidades acima, e segmentar os passos. Quem não arrisca não petisca, lembra dessa frase pré-histórica? Se ainda lembra, é porque ela tem muito a dizer.

Para ser o melhor e maior DJ, produtor do mundo, preciso entender aonde exatamente quero chegar, o que preciso e quais os primeiros passos que tenho que cumprir. Igualmente para ser um astronauta.

META: Ser um astronauta
PASSO 1: Pesquisar quais as faculdades que quero entrar, e que me darão a possibilidade de me tornar um astronauta
PASSO 2: Identificar as matérias e conteúdos envolvidos
PASSO 3: Identificar a data das provas
PASSO 4: Estudar, Estudar, Estudar

Quando eu foco em uma fase de cada vez, minha produtividade automaticamente se desenvolve, porque entendo que se não passar por um passo de cada vez, não atingirei meu grande alvo.

2. Estabeleça datas de entrega para cada etapa

Quando tenho apenas uma data final de entrega do meu sonho ou projeto, um belo convite para a procrastinação é feito. A procrastinação dominará a situação e te frustrará. A procrastinação adora deixar pra amanha. Principalmente algo que se entenda estar muito distante de mim. A procrastinação é parente do vitimismo, do coitado.

Sim ela é quase uma fenômeno, uma “entidade”. E ela só deixará de ser uma ‘entidade’ quando você de fato assumir o controle sobre esta questão. Assumir o controle começa por entender como esse fenômeno ocorre.

O que você quer? Ser controlado ou controlar o que pode controlar?

Com metas de finalização claras para cada passo, você se coloca em movimento. Ou seja, coloque prazo para cada passo, e também, reduza os prazos estipulados. Se você acha fácil entregar um determinado passo em uma data X, pense em X-1. Desafie-se!

Entenda que, se não realizar o passo até o período proposto, terá perdas significantes na sequencia dos outros passos,  prejudicando automaticamente o sucesso do seu projeto. Vale a pena colocar uma data nas etapas para nao realizá-las? Quais as justificativas que você irá usar pra justificar o fracasso?

Crie o hábito do senso de urgência em realizar o que se propôs a realizar. Não aceite menos do que realizar cada passo até o prazo que você se comprometeu.

3. Não existe o ”dia perfeito”

Como dizem os nossos sambistas ‘’A hora é agora!!!’’.

A procrastinação adora o mundo ideal. Principal argumento usado por ela para fortalecer as nossas crenças de que “Não é o momento ainda”, “Não estou pronto ainda”, “Amanhã  eu vejo”. Crenças de adiamento nos matam diariamente. Não espere chegar nos seus 80 anos para dizer “Ah se eu tivesse feito isso ou aquilo”. Pense diferente: “E se eu fizer isso agora?”.

Ligue o alerta quando se deparar com estes tipos de pensamentos. Mundos ideais não existem. As pessoas que construíram o nosso mundo; que vão além e fazem o que tem que fazer; sentem medo, insegurança, igual a eu e você. A diferença é que, apesar disso, elas continuam em frente, assumem riscos.

Substitua as crenças paralisantes por uma outra crença bem mais fortalecedora: Não deixe para amanha o que se pode fazer hoje. Aprenda com as atividades que está fazendo, com a mente e coração abertos , ajuste o que tiver que ajustar, e continue! Sabendo que novos ajustes ao longo do caminho acontecerão.

Você é muito mais capaz do que pensa que é, e provavelmente está menos preparado do que acha que está.