O tão popular DAW não ganhou essa fama a toa. No início da década de 90, com a revolução digital, Pro Tools foi o primeiro a dar as caras e justamente por ter sido pioneiro, a desenvolvedora Digidesign tinha o desafio de convencer os profissionais da época a migrarem para o domínio digital e assim o Pro Tools foi concebido de forma a ser intuitivo com a lógica a qual os engenheiros já estavam acostumados no domínio analógico.

O Pro Tools atravessou mais de uma década com sua supremacia mas irritava seus usuários que eram obrigados a adquirir hardware específico para poderem usufruir do DAW. Por essa razão muitos foram abandonando a plataforma e migrando para alternativas como Logic, Cubase, Samplitude, etc

Hoje, o Pro Tools é desenvolvido pela gigante AVID que democratizou a plataforma permitindo que DAW e hardware andassem separadamente. Pro Tools ainda é o DAW com as maiores facilidades de edição de áudio, extremamente estável e fiel a ideia original de ser intuitivo.

Com instrumentos virtuais e facilidades MIDI, o Pro Tools nunca foi muito forte. Embora tenha melhorado nas últimas 3 versões, ele ainda está longe de ser um super sequencer.

Pro Tools ainda é uma excelente ferramenta. E agora, também mais democrática.