Na semana passada a Pioneer DJ anunciou o lançamento da versão 4 do seu software Rekordbox DJ, que promete sacudir ainda mais a batalha das plataformas para discotecagem.

Nas versões anteriores o Rekordbox funcionava como uma ferramenta para que o DJ pudesse preparar o seu set, organizando seus playlists, cue points, tags e analisando as faixas para que pudessem ser reconhecidas pelos CDJs da Pioneer. Isso sem dúvida foi uma grande sacada, pois o DJ precisaria levar apenas seus pendrives e headphones.

Instalei uma versão beta em meu computador para fuçar as suas novas funcionalidades. Inicialmente o software me pareceu muito similar, apenas com as waveforms coloridas, variando as cores de acordo com as frequências, mas ao selecionar a opção performance na caixa de seleção no canto esquerdo superior da tela, um novo mundo se abriu!

Nessa nova versão, além das funcionalidades anteriores mantidas, a Pioneer também se propõe a ser um software de performance, assim como o Traktor e o Serato, atualmente líderes de mercado no segmento de digital jockeys.

Dentre as diversas novidades que o software traz, destaquei o que eu achei de mais legal:

Layouts

Pra quem já é usuário do Traktor ou Serato, não será um problema se adaptar ao visual do Rekorbox, pois é possível optar por 2 ou 4 decks no modo vertical (similar ao Serato) ou horizontal (similar ao Traktor).

2 deck horizontal (Traktor)

2 deck horizontal (Traktor)

 

2 deck Vertical (Serato)

2 deck Vertical (Serato)

FX / Release FX

rekordboxdj-FX-Release-FX

Basicamente os mesmos efeitos do mixer DJM900 que podem ser aplicados ao mesmo tempo em mais de um canal. Os novos efeitos são os Release FX com Vinil Brake, Echo e o Backspin.

CFX (Color FX)

rekordboxdj-CFX-Color-FX

Também foi herdado dos DJM900

Hot Cue

rekordboxdj-Hot-Cue

São 8 pontos de Cue que poderão ser marcados para cada música. Uma vez marcados, ficam registrados para próximas performances.

Padfx

rekordboxdj-Padfx

Pra mim é a função mais legal, pois com apenas um toque você aplica um ou mais efeitos a qualquer momento na música enquanto o pad estiver pressionado . É possível configurar até 16 pads com efeitos e configurações variadas.

Slicer

rekordboxdj-Slicer

O slicer também é uma das minhas funções favoritas, pois é possível dentro de 2 a 32 compassos contínuos ou em loop habilitar a função roll (1/8 de tempo até 1 tempo) no compasso específico como se fosse um sequenciador. Falando por texto é meio complexo, mas garanto que vale a pena gastar um tempo nessa função.

Beat Jump

rekordboxdj-Beat-Jump

O Beat Jump permite você navegar pela música, adiantando ou atrasando-a sem perder o click.

Sampler

rekordboxdj-Sampler

É possível usar shots e loops ou até samplear de outras tracks criando patterns de um até 4 compassos.

Mixer

rekordboxdj-Mixer

Assim como outros softwares o Rekordbox também pode ser usado com mixer externo, através de uma interface externa de áudio ou também pode usar o mixer interno do próprio software com a placa nativa do computador.

REC

rekordboxdj-REC

É possível gravar o áudio da performance no próprio computador selecionando o canal que deseja gravar nos casos de interfaces externas.

Todas essas novas funcionalidades podem ser usadas através do mouse ou de key commands (teclas de atalho), que podem ser configuráveis. Mas para melhorar a experiência e a performance a Pioneer também lançou duas controladoras exclusivas para o Rekordbox DJ:

Fora isso outros equipamentos da linha Pioneer DJ também são compatíveis. Confira a lista deles aqui.

Você se lembra que no ano passado a Pioneer lançou seu toca-discos, que é uma versão da clássica Technics com algumas das funcionalidades dos CDJs? Então, será que a Pioneer está pensando em lançar um timecode em vinil para o Rekordbox? Bom, só nos resta aguardar, pois o primeiro passo já foi dado.