Olá pessoal, para mim é uma grande honra participar aqui do blog, debutando com a minha primeira coluna que fala de uma novidade que vai mudar o universo dos DJs.

No mês passado tive a oportunidade de conhecer o HQ da Native Instruments localizado num dos melhores points de Berlin às margens do Rio Spree. Lá tive algumas sessions com o especialista Boris sobre Maschine e com a Nadine sobre o Komplete Kontrol, mas o que mais me chamou atenção foi o Stems lançado mundialmente no dia último dia 3 de Agosto.

Acompanhado pelo DJ e especialista Eric Sienknecht, pude testar essa ferramenta que eu acredito que pode mudar o mercado de discotecagem. O sistema é simples e vem integrado no update 2.9 do Traktor (http://www.native-instruments.com/en/products/traktor/dj-software/) e possibilita a manipulação de multitracks disponibilizados em um novo formato de arquivo extensão mp4.

 

 

Usei o stems com a controladora D2 (versão deck da S8), que permite visualizar e mixar os 4 canais separadamente. Mixei duas músicas utilizando o recurso, usando as baterias e baixo do deck A e os vocais e synths do deck B. Ambas tiveram suas notas e tempos previamente analisados. Caso a música possua um tom diferente também é possível ajustar os semitons até chegar na nota desejada para ter uma mixagem harmônica. O resultado é uma espécie de mashup com remix ao vivo com possibilidades infinitas.

A grande vantagem é que o sistema está lançando uma espécie de encoder chamado Stem Creator Tool que permite exportar suas próprias tracks no formato stems, definindo quais os grupos gostaria de separar nos quatro canais disponíveis.

polifonicos-stem-creator-tool-full

Outra vantagem é que a Native está fazendo parceria com as principais lojas, distribuidoras e selo digitais para disponibilizar os lançamentos já no novo formato. Já imaginou ter o multitrack da sua música favorita?

Confira as tracks já disponíveis no formato:

https://pro.beatport.com/stems

http://www.junodownload.com/stems

O stems pode ser utilizado com qualquer controladora midi, porém por enquanto apenas os modelos S8 e a D2 da Native é que possuem a visualização dos canais. Por conta do alto processamento eles optaram por retirar essa funcionalidade do software e disponibilizar apenas nesses modelos de controladora.

Agora será que os selos irão relançar seu catálogo nesse novo formato? Caso contrário fique ligado aqui que em um próximo post trarei uma outra ferramenta que pode salvar a sua vida na criação de multitrack…

Caso tenha tido alguma experiência com o sistema deixe aqui o seu feedback.

Fiquei ligado nas novidades do stems: http://www.stems-music.com/