Esse feriado fúnebre seguido de Halloween e dia de finados foi muito comemorado pelos Ableton Users, pois nessa segunda-feira a Ableton não só anunciou a nova versão da controladora Push 2.0 como também a atualização do Ableton Live 9.5 e o lançamento do Link.

Bom, vamos logo ao que interessa.

Ableton Push 2.0

Com o visual mais moderno a nova Push mantém suas principais funcionalidades e traz alguma inovações. Confira no vídeo:

Como no Push anterior, sua nova versão possui a manipulação criativa de melodia e harmonia, batidas e estrutura musical. Agora projetado e construído totalmente pela Ableton, o Push possui um novo nível de tocabilidade que coloca ainda mais elementos da criação musical na ponta dos seus dedos. Veja como:

Grande display multicolorido. O novo display colorido e com definição se adapta para exibir o que você precisar e o mantém no fluxo criativo. A navegação pela biblioteca, formas de onda dos samples, parâmetros de efeitos e níveis do mixer são visiveis instantaneamente no visor e ajustáveis através dos enoders sensíveis ao toque.

Fluxos de trabalho com amostras. O Push agora possui fluxos de trabalho com amostras ágeis e flexíveis que lhe permitem cortar amostras ao longo dos pads e tocar batidas únicas ou amostras com andamento ajustado. Crie loops de instrumentos em tempo real, recorte peças de bateria de gravações, ou toque longas amostras rítmicas dentro do andamento – tudo isso sem tirar as mãos do Push.

Pads mais musicais e expressivos. Os novos pads do Push foram cuidadosamente redesenhados para uma sensação mais coerente para músicos de todos os tipos. Planos, macios e mais responsivos, eles proporcionam a experiência perfeita para se criar batidas e melodias.

push nova 2

Push Trade-In 

A Ableton está lançando uma iniciativa especial de aceitar o Push usado como parte de pagamento, pela qual os proprietários do Push anterior poderão devolver a sua unidade usada e conseguir até 30% de desconto em uma nova. As unidades devolvidas do Push serão recondicionadas e doadas a projetos de educação musical para jovens – junto com licenças do Live – gratuitamente.

A Ableton está continuamente melhorando a forma como o Live trabalha com o Push: a atualização gratuita do Live 9.5 possui funcionalidades adicionais para as unidades anteriores, incluindo novas funções e melhorias dos fluxos de trabalho.

Live 9.5 

Sampler redesenhado. 

O poderoso porém fácil de usar instrumento por amostragem foi totalmente renovado com uma nova interface, capacidades de warping e slicing, e novos filtros com modos analógicos. Agora o Simpler lhe permite recortar amostras pelo teclado, tocar batidas únicas, ou ajustar o warp de samples longos para que estejam sempre no andamento da sua música.

Classic Mode

One Shot Mode

Slicing Mode

Filtros com modos analógicos de som incrível. 

O Live 9.5 possui novos filtros baseados em equipamentos vintage clássicos que irão self-resonate, produzir belos feedbacks e distorções. Projetados em parceria com a Cytomic, estes filtros agora estão disponíveis no Simpler, Sampler, Operator e Auto Filter.

 

Formas de onda e medidores melhorados.

Os medidores de volume do Mixer agora exibem os níveis de pico e RMS, indicando tanto variações repentinas de nível assim como o loudness percebido. Isto torna mais f;acil o controle da dinâmica da sua trilha. Além disso, as novas formas de onda possuem mais detalhamento visual das suas amostras de áudio, com zoom e rolagem mais suaves.

volume mixer

Novos instrumentos inspiradores. 

Os proprietários do Live 9 Suite podem aproveitar três novos incríveis sintetizadores do Max for Live que oferecem uma ampla gama de possibilidades de sound design através de um simplificado conjunto de controles. Eles são o Bass, um monosynth projetado para sons de baixos; Poli, um synth polifônico que se destaca em strings, pads e stabs; e o Multi, um synth projetado para a resposta imediata aos comandos do Push.

bass

Bass

poli

Poli

multi

Multi

Link 

Em breve. O Link é uma nova tecnologia que lhe permite tocar no andamento com múltiplas instâncias do Live e um crescente número de aplicativos para iOS. Ele sincroniza o andamento dos dispositivos através de uma rede sem fio, assim você irá poder se conectar quase instantaneamente e tocar com outros tão livremente quanto em uma banda tocando ao vivo.

Como o Link funcionaPara configurar, basta ligar o Link, conectar na mesma rede e começar a tocar. Todos podem iniciar ou parar suas partes enquanto os outros continuam tocando. E todos podem ajustar o tempo e o outros irão acompanhar. Sem cabos MIDI, sem instalações, somente um sincronismo de fluxo livre que funciona.

Com o Live e outros. O Link estará disponível em breve para os usuários do Live como uma atualização gratuita, e também para a grande comunidade de criadores de música, como uma função integrada a um crescente números de aplicativos para iOS. Caso você seja desenvolvedor de aplicativos e esteja interessado em se juntar a esta banda de aplicativos para criação musical com o Link integrado, entre em contato com link-devs@ableton.com

ableton push polifonicos

Preço e disponibilidade 

Fontes:

http://ableton.com

http://ricardokawasaki.com.br