A Pioneer lançou uma nova versão do seu software Rekordbox que parece ser um programa de DJ completo, como Traktor, Serato, ou Virtual DJ. Se estivermos certos, isso representa o maior salto da empresa se tratando de digital DJing, porque isso significa que podemos esperar um novo conjunto de controladores de DJ, especialmente projetados para trabalhar com este software. Isso pode fazer da Pioneer o nome dominante no digital DJing, do quarto até a cabine de DJ.

A nova versão do Rekordbox (“Rekordbox Performance”) foi divulgada em um vídeo de um minuto publicado no YouTube, que apresenta um software muito similar aos concorrentes diretos Traktor, Serato e Virtual DJ – coisas como software de FX, um sampler completo (como do Serato SP1) e um slicer, juntamente com loops, cues e etc. já presentes no Rekordbox. (Lembre-se, o Rekordbox até agora foi projetado para preparação de faixas e para uso em USB em todos equipamentos de ponta da Pioneer).

O layout das novas plataformas segue a dos controladores, é exatamente como DDJ-SX2 e XDJ-1000.

O layout das novas plataformas segue a dos controladores, é exatamente como DDJ-SX2 e XDJ-1000.

Muitas dessas funções requerem os controles normalmente encontrados em um controlador de DJ (performance pads, mixer etc), por isso que podemos dizer com certeza que pela primeira vez o que estamos vendo aqui é um software de DJ de pleno direito a partir de Pioneer. Isso pode ser projetado para ser usado com os seus controladores existentes (ou seja, o intervalo DDJ para Serato, porque o layout dos PADS assemelha-se), mas acho que é mais provável para um conjunto de novos controladores da empresa.

Por que isso será um provável domínio da Pioneer nesse seguimento

Embora a empresa tem dominado cabines de DJ com seus mixers e especialmente seus CDJs em todo o mundo por uma década e meia, foi lenta para detectar a revolução dos controladores, e apenas em recentes anos tem acompanhado esse mercado, principalmente com DDJ bem quisto para Serato software, que já lhe rendeu uma posição decente no mercado controlador.

No entanto, se estivermos certos e que a empresa está prestes a lançar uma gama de controladores de DJ que podem controlar diretamente o seu próprio software novo Rekordbox, ele pode ter apenas em si manobrado para uma posição inatacável. Porque, pela primeira vez, os novos DJs serão capazes de comprar um controlador de baixo custo e usá-lo com Rekordbox (assim como eles podem fazer com o Serato, Traktor etc), e em seguida, à medida que desenvolvem suas habilidades e ambições, atualizar para um controlador de “pro” (que seria de esperar uma gama completa de dispositivos de Pioneer para apoiar este programa). Mas então – crucialmente – aqueles mesmos DJs seriam capazes de usar o mesmo software para preparar DJ sets para usar  via USB, da forma como os DJs profissionais fazem nos clubes.

Pioneer-rekordbox-FX

Há ainda uma chance de que este software vai permitir que o usuário conecte diretamente a partir do laptop direto nos equipamentos da Pioneer, exatamente da mesma maneira como Traktor, Serato, etc. já podem no modo HID. O ponto maior é, porém, que a mesma biblioteca, pontos de sinalização, salvo loops, análise etc. irá funcionar em tudo, via Rekordbox.

O SAMPLER  parece ser bastante avançado, assemelhando-se o SP6 no Serato DJ.

O que isso significa para os outros players da indústria?

Olhando para os grandes fabricantes de software de DJ, é fascinante ver como isso pode jogar fora. Se o software da Pioneer é bom, ou pelo menos se desenvolve em algo que é comparável com as funções essenciais de Traktor e Serato, então não é difícil ver que ele podia comer profundamente em ambos os mercados dessas empresas. Pioneer tem todos os elogios de ser a marca preferida em cabines de DJ, e agora ele vai ser capaz de continuar a empurrar essa marca para os consumidores assim como já é, mas sem depender de software de qualquer outra pessoa.

Se conseguir fazer isso, então nós temos que olhar para o que as outras grandes empresas de software têm que Rekordbox não. O salvador óbvia para Serato e Virtual DJ é o vídeo, algo que ambos fazem bem e que o software da Pioneer é improvável que tenha. No caso de Serato, seu ecossistema de licenciamento é uma força, o que significa que existem muitos controladores de lotes de diferentes fabricantes que trabalham (e funcionam bem) com ele. Serato também é forte em vinil digitais, algo que Rekordbox não toque em até o momento. (Embora quem sabe? Esta é apenas um teaser, ele poderia estar lá …)

Enquanto isso, Native Instruments tem sido genuinamente inovadora, com o sucesso parcial da sua Traktor Remix Decks agora seguido pelo muito mais excitante (para nós) Stems formato DJ. Isso é algo que é difícil de ver Pioneer levando a bordo (a menos que ele tem que, em virtude de se tornar hastes, um grande sucesso universal – lembre-se, caules é open source …). Assim, para DJ / produtores que querem fazer muito mais do que apenas “tunes jogo” quando tocar ao vivo, Native Instruments ainda tem um ângulo de interesse.

Ponto Negativo:

O que eu acho de mais interessante no Rekordbox é justamente o fato de você preparar um pendrive e não ter que carregar nada (placas, cabos, laptop) . Fora que alguns meses atras a Pioneer lançou a XDJ RX, e o grande apelo deste controlador era justamente  (DISPENSA LAPTOP).

Ponto Positivo:

O fato do software ser do mesmo fabricante e funcionar no modo HID (dispensando placas de audios e um monte de cabos), deve facilitar bastante a vida de seus usuários.

Meu ponto de vista:

Venho falando à muito tempo que seria realmente inovador interatividade do Rekordbox com os toca discos. Imagine você preparar tudo num pendrive e inserir no toca discos sem laptop?? Um mixer com um display com acesso aos waveforms, hotcues, bpm, etc…
Se com esse novo software a Pioneer pretende lançar uma nova gama de equipamentos, fica aí uma boa idéia!

Fonte: Digital DJ Tips