Após cinco anos liderando o mercado de mixers para DJs, presente na maioria dos clubs em todo mundo, o DJM-800 deverá ceder seu lugar para o poderoso DJM-900 Nexus.

Com uma placa de som 96khz/24-bit de quatro canais, controle via timecode do Traktor, novos efeitos sound color com processador separado para cada canal, efeitos quantizados, Beat Effects e interface de toque do tipo XY, o novo mixer da Pioneer chega para conquistar a preferência dos DJs mais uma vez.

Já temos o DJM-900 Nexus na Loja Vip DJBan. Clique e confira no site!

Interface

Como é comum em equipamentos da fabricante, o DJM-900 apresenta uma interface muito parecida com o modelo anterior. Tudo está no mesmo lugar, as cores são as mesmas, muda apenas os novos recursos, como a tela touch e os novos Sound Color FX.

Sound Color FX

Um dos pontos altos do DJM-800 sempre foram os efeitos Sound Color: Hamonic, Sweep, Crush e Filter. Apenas os dois últimos (os mais usados) permanecem no Nexus, que ganha outros quatro novos efeitos:

Noise – igual ao encontrado no DJM-2000, a Pioneer afirma que foi um pedido constante

Space – reverb de muita qualidade com high-pass e low-pass para cada canal

Dub Echo – Tape Delay, também com controle de high pass e low pass

Gate/Comp – Compressor que aumenta o volume da música quando estiver baixa, ideal para músicas de volumes diferentes.

Beat Effects

O Nexus traz novos efeitos e novas possibilidades de controle dos efeitos.

Reverb – Reverb de alta qualidade com controle de filtro de frequências, tamanho do ambiente ajustado com afinação e tail de até 2 minutos.

Spiral – Echo associado ao controle de pitch

Slip Roll – Herança do DJM-2000, similar ao efeito Roll, com a diferença de que permite diversas repetições da batida sem sair do grid. Um exemplo pode ser visto aqui. Ele pode ser controlado pelo X-Pad.

Melodic – Outra inspiração do DJM-2000. É um sampler com side-chain associado ao pitch, que ter sua marcação e duração controlados via X-Pad.

Midi LFO – Talvez a maior novidade. Com ele é possível controlar efeitos de unidades externas utilizando a quantização do Nexus. Controle via MIDI ou USB.

 

 

Controle de efeitos

Quantize (rekordbox): O DJM-900 é capaz de sincronizar efeitos com as batidas em tempo real, mesmo com alteração do pitch bend. É ideal para usar efeitos como Trans, Echo e Roll, que nunca sairão da batida, não conflitando com outras músicas na mix. O efeito é possível graças à tecnologia Pro DJ Link (detalhes abaixo).

X-Pad: Interface de toque tipo XY para controlar os Beat Effects. Pode-se controlar, por exemplo, o tempo do efeito Roll ou o filtro do Reverb.

Twin LFO: Filter, Phase e Flanger podem ser controlados via LFO. O LFO1 é controlado pelos botões Beat, enquanto o LFO2 pode ser controlado pelo X-Pad.

Pro DJ Link

Tecnologia inovadora que conecta o mixer à internet., trazendo vários benefícios à performance e equipamentos conectados a ele. A função NOW ON PLAY avisa quando um CDJ está sendo usado em um canal aberto. No momento em que o áudio de um canal é aberto para a saída Master, o CDJ-2000 muda a iluminação de seu prato de branco para vermelho. No CDJ-900 o ícone Link começa a piscar.

O benefício para os Beat Effects é a utilização do rekordbox BPM e Beatgrid, que permitem a utilização de efeitos sincronizados com a batida da música. Por último, o Cue Link permite a audição prévia da música em um canal auxiliar, direto da rekordbox.

Compatibilidade com o Traktor

Com uma simples conexão USB o usuário pode desfrutar do controle dos 4 decks do Traktor. O Nexus tem um certificado de compatibilidade com Traktor, o que significa acesso completo ao software e controle de scratch.

Placa de áudio

 

 

A nova placa de som de quatro canais, com qualidade 96khz/24-bit e conexão USB, permite a entrada e saída de sinal de áudio de todos os canais sem perder qualidade. Uma interface para computadores ainda permite o controle de várias funções, como DVS, playback do software e gravação de sets.

Os circuitos de entrada e saída são os mesmos do DJM-2000, o que significa a digitalização de todas as saídas de áudio e redução de ruído em sinais analógicos

Faders

Faders com a tecnologia P-Lock, que “seguram” os faders, impedindo seu deslizamento fácil. As transições também ficarão mais suavizadas devido ao novo material e tecnologia dos faders, que também devem ter sua vida útil prolongada.

————————————————————————————————————-

Além de apresentar novas tecnologias, o Nexus mantém a qualidade que tornou o DJM-800 tão popular. E além de mixer, também pode ser usado como controladora MIDI.

Por enquanto o único vídeo oficial da Pioneer foi a prévia com James Zabiela, que você pode assistir em nosso primeiro post sobre o Nexus. O vídeo abaixo apresenta o mixer, mas não é lá muito profissional. Ainda assim, dá pra ter uma idéia do equipamento.

ATUALIZAÇÃO: A Pioneer divulgou o vídeo oficial do produto, uma continuação da prévia estrelada por Zabiela. Veja abaixo:

Onde comprar

Já temos o DJM-900 Nexus na Loja Vip DJBan. Clique aqui e confira no site da loja!