Tecnologia

Phase: A nova era do DVS e Turntablismo?

Em meio a gigantes do segmento de equipamentos e acessórios para DJs como Native Instruments, Pioneer, Rane, Numark, entre outras, um dos maiores destaques na NAMM Show 2018 foi absolutamente para a empresa MWM, responsável pelo PHASE, um dispositivo que permite o uso dos toca-discos conectados aos sistemas DVS como Traktor, Serato e Rekordbox sem a necessidade de agulhas. Isso desde o primeiro dia da NAMM Show, foi e continua sendo um dos principais assuntos nas redes sociais, sites e blogs especializados em equipamentos, música, nightlife e DJs, e você confere aqui com agente um pouco deste assunto.

O que é o Phase?
O Phase consiste em dois dispositivos remotos e uma base que se conecta ao mixer. Os dispositivos remotos são colocados sobre a superfície do timecode (vinil digital)
do seu software DVS , capturam os movimentos de rotação do toca-discos e transmitem via wireless esta informações para a base. Esta por sua vez, traduz a informação deste sinal para que o software DVS possa entender a movimentação permitindo total manipulação do áudio, desde uma simples mix até scratches e manobras de turntablismo como back2back, com resposta de baixíssima latência. O interessante também é que o Phase pode ser utilizado com os principais sistemas DVS do mercado, Traktor, Serato ou Rekordbox e funciona até mesmo sem um disco de timecode, bastando apenas coloca-lo sobre o prato do toca-discos.

Autonomia do Phase
Se você assim como eu pensou a respeito da duração da bateria e na confiabilidade da conexão e transmissão sem fio, o assunto fica ainda mais interessante. Diferente do que pensei (que seria conexão por Bluetooth), o Phase possui conexão wi-fi com uma frequência própria e personalizada, que promete menor sensibilidade a interferências. Sua bateria totalmente carregada, tem autonomia de até 12horas, então dependendo da sua apresentação, você consegue trabalhar a festa inteira DJ.

Investimento
O produto deve chegar ao mercado internacional em torno de 6 meses, e o valor vai girar em torno de U$200 a U$300 dólares para um kit que consiste nos par de controles, base (que também é o carregador), cabo de alimentação e cabos RCA.