Organização de Músicas para softwares de DJ DJ, mp3, organização musical, Playlist, softwares para DJ, wave

Organização de Músicas para softwares de DJ

Organização de Músicas, independente do software de DJ que você utiliza, se é MAC, PC, Rekordbox, Traktor, Serato, Virtual DJ, tem que ser bem feita.

Quando você cria uma coleção musical bem organizada, você consegue evitar vários problemas no futuro, como erro de leitura de arquivos, facilitação de um backup, e para apresentações é sempre legal você saber onde está exatamente cada musica que você quer reproduzir .

É interessante conhecer as musicas que você tem em sua coleção, não adianta nada você sair baixando um milhão de tracks no Beatport e sair para tocar com elas, ouça com carinho as musicas, dê a importância necessária que sua coleção precisa.

Dicas para melhorar sua Organização de Músicas

Monte uma pasta para cada gig: DJs que tocavam com CDs ou vinis nunca levavam sua coleção inteira com ele para uma apresentação. Você também não deve fazer isso. De preferência, crie uma pasta ou uma playlist com o dobro de músicas que você vai precisar pra cada apresentação. Mas trabalhe de verdade nisso, coloque sua alma ali.

 

masterclass-organização-musical-discos

 

Perca realmente horas pesquisando, montando e siga rigorosamente a playlist que você criou especialmente para o devido evento (seja esse evento uma gig, uma mixtape, um podcast). Isso vai forçar você a pensar mais sobre suas escolhas musicais e vai acabar com a sua síndrome de pânico na hora do vamos ver.

Tenha menos músicas: Sua coleção musical provavelmente é enorme. E o que acontecia com a galera do vinil é que eles separavam seus discos em duas sessões: aquela que eles tinham certeza que tocariam e uma outra com as músicas que raramente tocavam.

Com a era digital tudo tende a ficar agrupado no mesmo lugar. E o pior: você junta muito mais músicas por serem mais baratas e, teoricamente, ocupam menos espaço. Maaaaas, isso é uma cilada, Bro! Uma biblioteca de poucas músicas mantém você focado na qualidade, então você pode regularmente fazer aquela limpeza no seu som.

Se você tem uma música guardada no seu computador há mais de ano e você nunca a tocou em lugar nenhum, não vai ser agora que você vai mudar de ideia, certo? Considere deletá-la ou, se você tem muito apego, movê-la para uma pasta chamada “Nunca toquei”. Também pode deixa-las guardadas em um HD de backup, bem longe da sua biblioteca principal.

Ah! Mantenha também as suas músicas de não-DJ (do seu dia a dia, daquela banda de rock que você curte, etc) totalmente fora do seu iTunes.

Use as características de classificação digital ao seu favor: com os CDs e vinis físicos você tinha poucos sistemas de triagem para trabalhar (por ordem alfabética, por gênero, por data de compra). No meio digital você pode usar todos esses e muito mais. Você pode classificar suas músicas por gênero, BPM, data de lançamento, data de adição, em ordem alfabética por artista, em ordem alfabética por título.

Conforme você for planejando seus sets e montando suas pastas ou playlists utilize todas as ferramentas de classificação para selecionar minuciosamente suas músicas de maneira significativa. Usando as playlists inteligentes do iTunes seu trabalho pode ficar ainda mais esmiuçado (“tudo de 1988 a 1992 marcado como techno e house”).

MP3 ou WAVE?

Essa é uma discussão de longa data, você provavelmente ja viu alguém falar disso, isso é uma preferencia de cada DJ, entretanto  eu gosto de tocar com MP3 320 pois ocupa menos espaço no computador ou pendrive, como armazenamento é algo limitado, e minha Coleção Musical é grande, fica inviável eu utilizar wave, apesar de essa versão do mp3 perder um pouco de qualidade, chega a ser quase insignificativa .

Bora entender mais sobre Organização de Músicas?

A DJ Ban está ministrando em uma série de Masterclass com seus professores, inscreva-se no dia 25/06/19 às 19:30 com o professor Will Deep, DJ e produtor desde 1997, ganhando notoriedade na cena eletrônica através de sua sofisticada técnica, além de seu feeling apurado.

Em sua bagagem possui diversas passagens como convidado e também como residente dos principais clubs paulistas, como D-Edge, Vegas, Lov.e, Tapas Club e festas em outros estados.

Carimbou sua passagem por duas vezes no aclamado festival Skol Beats e Spirit Of London. Fora das pistas, participou do seriado da MTV – 20 E Poucos Anos (2001), e outros programas da emissora, como MTV na Rua e Acesso MTV.

Clique no botão abaixo e garanta o seu lugar para assistir ao vivo e ganhar acesso exclusivo de todo o conteúdo do masterclass em nosso curso online por 6 meses para tirar suas dúvidas, além de promoções especiais que só os alunos da DJ Ban possuem.

Essas são algumas dicas simples porém importantes, se quiser se aprofundar no universo dos DJ’s, cadastre-se na nossa Newsletter. A DJ Ban tem mais de 18 anos de experiência em cursos de DJ e Produção musical.

Cursos ministrados por professores qualificados e atuantes no mercado. Venha conhecer a DJ Ban e se informe sobre os cursos presenciais ou clique aqui e conheça nossa plataforma de Cursos Online.

 

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento