Uma das coisas que mais me fascina na música eletrônica é a possibilidade infinita de criar. Selecionar um tipo de onda, calibrar inúmeros filtros e modulações e fazer nascer do “nada” o ruído desejado ou, muitas vezes, o indesejado.

Se você gosta de criar sons originais e inusitados, o OP-1, da Teenage Engineering, é uma boa pedida. Em suma não apresenta grandes novidades, mas concilia muito bem tecnologias já existentes. Pequeno, similar a um teclado de brinquedo, o sintetizador alia características de modelos analógicos com o melhor do mundo digital.

Um dos principais destaques está na tela: gráficos funcionais e criativos dão todas as informações necessárias do que está sendo modificado ou que sessão está sendo utilizada. O equalizador, por exemplo, apresenta formas geométricas para diferenciar as bandas de frequência, o gravador é simbolizado por uma fita cassete e a bateria pode ser sequenciada através de patterns.

O OP-1 é uma mistura de sintetizador, sampler, gravador, rádio FM e mixer e ainda é sensível a movimentos, que funcionam como filtros. Ele vem também com um minúsculo falante quebra-galho e um microfone embutido. Têm porta USB 2.0 e saída de áudio para plugs P2. O synth vem sendo aprimorado há dois anos, quando lançou um modelo para testes. Para ver informações técnicas do produto, acesse o site da Teenage Engineering.

Confira abaixo o vídeo de demonstração do produto realizado pelo blog Skratchworx na feira WNAMM 2011, que demonstra melhor o potencial do OP-1. Mais abaixo estão vídeos de demonstração produzidos pelo fabricante. Você também pode acessar a página deles no Youtube para ver mais demonstrações.

O OP-1 pode ser encomendado no site do fabricante, mas no momento não há equipamento em estoque. Caso esteja interessado em adquirir um quando disponível, basta deixar seu e-mail no site.

Em tempos de lançamentos-tendência, onde empresas parecem não enxergar além do concorrente, é sempre bom conhecer novos equipamentos que parecem estar “descompromissados” com o mercado. Muitos deles, aliás, podem ser encontrado s no excelente blog Create Digital Music.

Deixe um comentário