O que faz um VJ? curso, expanded cinema, live av, live cinema, video mapping, visual music, vj-set, vjing

O que faz um VJ?

VJ é a sigla para video jockey, “operador de vídeo”. A principal característica desse profissional é sequenciar, manipular e misturar vídeos em tempo real, exigindo o uso de técnicas específicas.

IMG_1897

Astronauta Mecanico

Para diferenciar o VJing de processos semelhantes, como a troca de conteúdos em programas de TV ao vivo, é preciso entender que, no caso do VJing, a operação não é apenas parte do processo, mas o objetivo principal — torna-se performance artística.

vjsuave_brasilia_08_900

vjsuave

Muitos defendem o uso de termos específicos para cada tipo de performance, como live cinema, expanded cinema, visual music, live av — mas todos eles partem do mesmo princípio, apenas mudando o contexto.

anna-amplitude

Anna Turra

Para chegar nesse objetivo, o VJ precisa de repertório visual. Por isso, muitos acabam aprendendo outras disciplinas, como edição de imagem, edição de vídeo, ilustração, animação e creative coding. Mas nem todo VJ é produtor e/ou programador, muitos trabalham com conteúdos preexistentes. Aliás, o remix de materiais “encontrados” é uma das coisas que torna o VJing tão divertido.

VJs também não são necessariamente, técnicos de projeção, painel de LED ou televisores. Mas o uso criativo desses meios, conhecido como video mapping, é o grande diferencial que um VJ pode ter. Adaptar e/ou produzir o conteúdo para cada formato valoriza a performance e torna a imersão do público muito mais efetiva. Isso exige o desenvolvimento de um projeto minucioso, direcionando as etapas de produção e performance.

487627175_1280x428

vjzaria

Ficou interessado em aprender mais sobre a arte do VJing? O curso de VJ da Ban é voltado para performance, e ensina o software Resolume, um dos mais utilizados do mercado. Saiba mais na página do curso!

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento