Tecnologia

Numark NDX900, com placa de áudio

Não faz muito tempo que falamos sobre a controladora NDX800, da Numark. Mas na feira NAMM de verão deste ano a fabricante surpreendeu a todos e apresentou o que deve ser sua sucessora ou uma versão mais completa.

Seguindo o conceito multi-player, a NDX900 é, além de controladora MIDI, player de CDs MP3, USB e CD de áudio (normais). Isso faz com que ela seja bem versátil e caia no gosto de DJs que gostam de utilizar CDs, pen drives e softwares.

A diferença entre ela e a NDX 800 é que a a NDX900 vêm com placa de áudio com saída USB, do tipo plug and play (não é necessário configurar para começar a tocar). Ela vem acompanhada do software Traktor 2 Le e vêm pré mapeada para o Traktor 2 e VirtualDJ, mas pode ser utilizada com qualquer software de discotecagem com suporte MIDI.

Scratchs

 

A estrutura do equipamento é quase toda de plástico, com alguns acabamentos em borracha, como no prato e nos knobs. O prato, aliás, dá bastante segurança ao DJ e responde bem aos movimentos, mas não tem a sensibilidade à pressão que encontramos em uma V7, por exemplo.

 

Há cinco modos de scratch disponíveis na NDX900: Forward, Cue, Cue Forward (uma combinação dos dois primeiros), Bleep e Beep Forward. Além de scratchs, o prato também permite a navegação pela música e alteração do pitch, quando o modo scratch não está ativado.

 

ndx800 13 Multi player NDX800, da Numark: Saiba tudo aqui

 

Pitch/Key Lock

 

A NDX900 permite a seleção do pitch range entre 6, 12, 25 e 100%, que ocorre através do botão vermelho Pitch. Uma vez alterada a tonalidade da música (devido à variação do pitch), pode-se segurar o botão Pitch para ativar a função Key Lock, que mantém aquela tonalidade da música, independete do pitch.

 

ndx800 16 Multi player NDX800, da Numark: Saiba tudo aqui

Efeitos

 

Na parte superior à esquerda estão os controles de efeitos do Player. O botão FX liga e desliga, FX Select escolhe o efeito e o fader Wet/Dry determina quanto do efeito deverá ser aplicado (muito bom ter essa opção). Os efeitos são: phaser, pan, chop, echo, filter e flanger. Através do botão giratório Parameter é possível ajustar os parâmetros de cada efeito individualmente.

 

Loops e Cues

 

Os três botões de Loops localizados à direita do equipamento representam duas possibilidades cada um, ou seja, um mesmo botão pode ser associado a dois loops. Mas apenas um loop pode ser ativado por vez. Loop In e Loop Out não têm segredo e o botão Mode permite usar os mesmo botões de Loop como Hot Cues. Também é possível gravar samples com a função Record, ao lado.

 

ndx800 17 Multi player NDX800, da Numark: Saiba tudo aqui

Fontes

 

Como já foi dito anteriormente, a NDX900 roda CDs, aceita arquivos MP3 em pen drives (através da porta USB visível em sua interface) e pode ser conectado a um computador para rodar com software (especialmente o Traktor, que pode ser baixado na versão Le para usuários da controladora).

 

Midi

 

A implementação MIDI do equipamento é completa, ou seja, pode-se alterar qualquer função ou parâmetro do NDX800 por mapeamento MIDI, via USB.

 

Maiores informações podem ser encontradas no site da Numark. As fotos e deste post foram adaptadas do site da fabricante.

 

Compra

 

A NDX 900 ainda não está disponível para venda, mas a versão sem placa (NDX800) está disponível para entrega em todo Brasil na Loja Vip DJBan.

 

Deixe um comentário