Na semana passada, do dia 02 ao dia 04, ocorreu a maior exposição européia de equipamentos para djs e produtores musicais, a BPM.

Assim como acontece em feiras de todos os segmentos, eventos como esse sempre apresentam novidades, tendências e protótipos de modelos que deverão ser padrão no mercado em um futuro próximo.

Preparamos aqui um post especial com o melhor da BPM 2010, com fotos, vídeos e descrições breves. Para maiores informações, basta clicar no nome do produto e/ou fabricante que você será direcionado para o site oficial.

Infelizmente a maioria desses produtos vai demorar para chegar no Brasil e quando chegar será por um preço inacessível para a maioria dos profissionais. Nos resta então sonhar ou aproveitar uma eventual viagem para o exterior…

AirJ

Para começar já chutando o balde, esse aplicativo que capta movimentos e os transforma em dados midi, em tempo real. Ele pode ser utilizado em Iphone ou itouch e não há um número máximo de aparelhos que podem ser ligados. Não está disponível para venda ainda, mas deverá estar nas próximas semanas, segundo o site da fabricante. O vídeo é do site Sonic State.

Akai MPK Mini

A novidade da Akai pode ser considerada uma versão reduzida da MPK 49, ou ainda uma versão mais completa da compacta LPK 25. O controlador vem com 25 teclas de alta precisão de sensibilidade, 8 pads e 8 knobs. Um banco de dados pode ser usado para associar outros controles a cada pad e knob, totalizando 16 no total. Outro vídeo do Sonic State.

Numark iDJ3

O iDJ3 foi apresentado anteriormente à feira, mas como não falamos sobre ele por aqui ainda vamos aos fatos. Trata-se de uma interface completa para mixagem, com equalizador, faders de volume, crossfader, jog wheels, cue point, ajuste de pitch, placa de som integrada… E o usuário tem a opção de usar tudo isso com músicas do computador ou do iPod. A desvantagem é que só é possível mixar com uma música do iPod por vez. O controlador vem acompanhado do Virtual Dj LE, software popular e que facilita as mixagens, mas que não costuma ser usado por profissionais.

Mixtrack Pro

Outra interface completa de mixagem, com tudo o que tem o iDJ3, mas sem o suporte para iPod. A diferença para o Mixtrack é a placa integrada de áudio, que permite saída direta de áudio para caixas de som, por exemplo. Ele também vem acompanhado do Virtual Dj e é outra aposta da fabricante para abocanhar iniciantes e amadores. Se interessou, confira o vídeo:

Vestax Pad One

Um excelente controlador portátil, porém pesado e caro (o preço anunciado na Bpm era de 200 libras). Ele vem com 12 pads sensíveis e iluminados por Led, sendo que cada banco possui sua própria cor. Ele também tem touch pad integrado, um botão do tipo Tap para ativar controle de tempo, função Hold, tela de controle, estrutura resistente de alumínio e conexão via Usb. Seus parâmetros também podem ser acionados por um botão seletor, não precisando serem alterados no software. Veja o vídeo abaixo (retirado do site Scratchworx):

Micro 5

Outra novidade da Vestax. Trata-se de um mixer de dois canais incrivelmente pequeno, com faders de volume, equalizador de três bandas e até um crossfader. Mais informações no site da fabricante.

Vestax VCI MkII

Um dos melhores controladores tudo-em-um ganhou uma roupagem nova. Agora com uma estrutura inferior de plástico, o que o tornou mais leve, e opção de ajuste de sensibilidade no próprio jog wheel. Funciona muito bem com o Traktor Pro, possui endereçamentos pré-definid0s, mixer, faders de volume, crossfader e uma placa de som, também novidade do MkII. Excelente equipamento, além de muito bonito.

Xone DB4

Esse mixer de quatro canais ganhou o apelido de monstro na Bpm. Provavelmente o mais completo e complexo possível. Cada canal possui cinco efeitos, cada um com processamento separado. Destes efeitos há muitas possibilidades de variações. O equalizador de três bandas pode ser usado como isolante, na função “kill” ou como filtro. Ele também vêm com placa integrada e pode ser usado via usb como controlador, totalmente compatível com o Traktor. Assista os vídeos do site Scratchwork para ter idéia do potencial deste mixer.

DN-MC6000

Seguindo a tendência da exposição, o principal produto da Denon foi um tudo-em-um, com mixer de quatro canais completo, jog wheels iluminados e endereçamentos midi pré-configurados para o Traktor. Outras facilidades são os botões de loop, 4 knobs em cada deck, 4 cue points e o seletor de faixas, para facilitar a vida de quem usa o software. Um quesito desfavorável é o visual poluído, com muitos botões próximos, o que pode fazer com que o dj esbarre onde não deseja. Mais um vídeo do Scratchworx:

DN-SC2000

Um controlador com visual muito parecido ao de um cdj, mas com todas as facilidades para operar com o Traktor (8 cue points, easy loops e seletor de faixas). Ele pode controlar dois decks, bastando para isso definir o deck 1 ou 2 com um botão, sendo estes diferenciados pelas cores azul e vermelho em volta do jog wheel. Possui também 4 knobs, sendo um deles função dry/wet. Vale a pena dar uma conferida.

Deixe um comentário