Nos últimos vinte anos pudemos acompanhar o crescimento e a consolidação da música eletrônica no cenário musical mundial. Com a popularização da linguagem eletrônica, ela vem sendo utilizada em diversos meios, como jogos, vídeos, desfiles e instalações de arte. Rudy Chung, supervisor da empresa norte-americana de licenciamento musical Los Angeles Hit The Ground Running (HTGR), fez cometários relevantes sobre a aproximação da música eletrônica e a indústria cinematográfica. Para ele, além da música eletrônica ter se tornado extremamente popular, a diminuição do pagamento a músicas em Hollywood têm aproximado o mercado da cena independente.

“Estamos recebendo cada vez mais propostas de companhias cinematográficas para ir atrás de artistas da música eletrônica, porque eles querem um tipo de música que os compositores que habitualmente trabalham para a indústria de Hollywood não são capazes de fazer”, afirmou Rudy.

O foco principal de Rudy, ao menos por enquanto, são os trailers produzidos para o lançamento de filmes, uma vez que eles carecem de uma linguagem dinâmica e uma música capaz de acompanhar os cortes rápidos da edição. As habilidades específicas dos produtores de música eletrônica também foram ressaltadas:

“Os compositores hollywoodianos conseguem fazer trilhas clássicas com instrumentos de cordas e peças instrumentais, mas para criar trilhas que consigam mesclar o som sinistro, espiritual e fantasmagórico da eletrônica, com elementos mais orgânicos e modernos, é preciso contratar alguém que venha especificamente da música eletrônica”

O supervisor musical também destacou que não há preferência por estilos, pois o que importa é a capacidade de criar.

“Então se por acaso encontramos um compositor que também produz faixas de dubstep ou cria músicas muito interessantes de ambient e achamos que esse cara tem o nosso perfil, é lógico que vamos querer assinar. Estamos sempre à procura de grandes artistas, grandes produtores, ótimos empresário e selos independentes para que possamos criar longos relacionamentos”

É importante que em um mercado em franca expansão, que forma novos profissionais todos os dias, haja consciência das inúmeras oportunidades de trabalho que surgem nas mais distintas áreas. Novas possibilidades contribuem para o crescimento da música e para o reconhecimento dos profissionais da música eletrônica por um público ainda não familiarizado com ela. E você, já tentou colocar sua idéia em prática ? A DJBan oferece cursos básicos para você começar o processo e quem sabe… Estrelar em Hollywood ?

Deixe um comentário