Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


Mixers de Vídeo: de onde vieram, para onde vão?

Mixers de Vídeo: de onde vieram, para onde vão?

Com as facilidades proporcionadas pelos softwares de videotecagem, parece difícil imaginar como os primeiros VJs davam conta do recado. Mas a solução era relativamente simples: eles usavam mixers de vídeo. Na verdade, muitos ainda usam esse recurso.

Os computadores não tinham tanto poder de processamento gráfico, e desempenhavam um papel de provedor, assim como os players de VHS/DVD, sintetizadores visuais, câmeras de vídeo, etc. O VJ podia manipular todas essas imagens através do mixer e enviar o resultado final para os olhos do público. Veja só o set-up do coletivo The Light Surgeons em 2006…

the-light-surgeons-2006-setup

Qualquer software de videotecagem pode simular o funcionamento de um mixer e/ou player de vídeo, afinal, essa é a essência do processo. Poderá, inclusive, captar imagens ao vivo de câmeras conectadas no computador. Para fazer a vez dos sintetizadores, existem as linguagens de programação visual. Mas então, por que os mixers ainda fazem sentido?

Um exemplo simples é a troca de VJs ou computadores no meio de uma festa. A menos que você desconsidere o problema de mostrar uma tela azul para o público, seria ideal que um mixer de vídeo pudesse fazer esse tipo de transição suave.

edirol-v-4

O mixer clássico e mais amado dos VJs é com certeza o V-4, da Edirol (atualmente Roland). Depois do sucesso, ele acabou ganhando herdeiros não muito amados, como o V-8 e, recentemente, o V-40HD que suporta vídeos em alta resolução.

Algumas empresas tentaram unir o mixer de vídeo com o mixer de áudio. Foi o caso do AVM02 da Numark e do Sum-1000 da Pioneer. O interessante da Pioneer foi integrar efeitos de vídeo com efeitos de áudio, assim como canais de frequência sonora com canais de cor. O SVM-1000 foi criado para ser usado com os DVJs da mesma empresa, apesar de ser muito grande e ter valor elevado.

pioneer-sum-1000-dvj

Se você quer algo mais atual, existem duas promessas: o Carrot HD Video Mixer e o Spark D-Fuser. Mas ambos são bem experimentais/independentes e podem demorar para ficarem acessíveis. E a novidade mais quente do momento é a chegada do sucessor verdadeiro do V-4, mas isso será assunto para outro post! Você acredita no revival dos mixers de vídeo?

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto






Promoo Curso Ableton Online - Compre e concorra a um estudio