Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.

HomeNotíciasMixagem e “micagem”: Botãozinho faz sozinho ?

Mixagem e “micagem”: Botãozinho faz sozinho ?

Você já deve ter ouvido falar que DJ que é DJ toca com Vinyl. Assunto encerrado após gringos entrarem no nosso país com suas pastas de CDs embaixo do braço. Do nada, tudo ficou normal e os Clubs passaram a investir nos melhores CDJs disponíveis…

Muitos que nem sequer sabiam receber um e-mail ou ligar o computador há dois, três ou quatro anos mas passaram a idolatrar simuladores de vinyl como Serato e Traktor Scratch Pro, mas ainda hoje, coisa de 8 anos e: Cada um puxa a sardinha pro seu lado…

Poderia citar muitas épocas situações, mas para fechar a seção “xiita”, vamos na onda do “faz tudo sozinho” que alguns insistem. Leio algumas coisas ou escuto… Um cliente ou outro compra produtos porque viu o “vídeo” e liga em nosso suporte porque o “dele” (leia-se o mesmo equipamento do tal vídeo) não faz o que ele viu. Temos um post bem pequeno mas bem comentado sobre o CDJ-350, cujo qual tem o “sync do bpm” e muitos acreditam que o DJ perdeu seu papel já que esse equipamento, supostamente “iguala as batidas” e minha opinião está lá acerca desse assunto: Essa é a função do DJ ? Acertar batidas ? Resolvido ou sigo ?

Sigo! O botão faz tudo sozinho? DJ Shiftee mostra…

Kontrol S4, novo brinquedinho da Native, que não por acaso, com botão ou não, fez a pista do Space – Ibiza pular muito… Ops! Volte a leitura! Quem fez a pista pular ? O Kontrol S4 ou o mister Dubfire ?

Mais “botãozinho”?

Bom, agora vamos falar do “cara”, o Marketing!

Nada acontece por acaso. Você acaba por acreditar em tal produto quando ele é bem  feito ou bem divulgado. Nesses casos, você sabe, nem sempre é ou precisa ser bom, afinal, só se dá conta quando obteve ou mexeu…. Se por um lado, voltamos a torcer os narizes para o novo (um controlador da NI é!) como lá no início do texto, temos de entender que o caminho por ela utilizado é nada mais nada menos que o puro marketing, tal qual fez com produtos anteriores… É associar, sobretudo grandes nomes “de verdade” e lançamentos desses cada vez mais “marketeiros”. Isso é o que grandes empresas fazem, nada de anormal, e ainda engatinha no mercado “mecânico” musical. Mas a cada dia aparecem mais e mais, logo, acostume-se. E acredite se quiser!

Cadê o “seu” Marketing ?

Ver o que DJ Shiftee faz (por mais que o vídeo seja muito cheio de papagaiada) é fantástico. O que ele fez com o Kontrol X1 e Maschine, sensacional… Mas até aí, entre no site do concorrente da NI, a M-AUDIO, mais especificamente no Torq. Tem 20 vídeos e um deles mostra a parte dos sound banks que o software tem. Sabe quantos samples você pode por ? 16! Sabe quantas pessoas vi usar isso ? Zero! Sabe quantas pessoas sabem utilizar metade das funções do aparelho CELULAR ? Dúvido que 1%. Sabe quantas pessoas compram produtos aqui na loja e ligam assim que recebem o produto pois não consegue fazer o que viram no vídeo ? Sabe quantos DJs tocam pior que você e estão tocando pois tem alguma coisa que você não tem?

O inverso

Me instiga muito e me deixa muito, muito FELIZ, a pessoa que ama muito tudo isso mas não tem as vezes condição financeira e TIRA ÁGUA DE PEDRA daquilo que tem. Quantos DJs hoje fazem festas com seus BCDs ou Virtual DJ e FAZEM AS PESSOAS DANÇAREM de verdade ? Muito mais do que o inverso. Pessoas cheias de ego, fingidas a saberem de tudo e que não conseguem animar nem a si… Em nossos posts sobre equipamentos e softwares sempre há aqueles que dizem “esse produto não presta” ou “equipamento x é o melhor”. Peraí, como comparar softwares gratuitos (para não dizer dos piratas) com softwares caros? Ou um mixer simples com outro cheio de efeitos, filtros, mapeamento midi… E o custo x benefício?

Quando vamos a um club, festa, evento ou rave, devemos nos preocupar com o equipamento usado ou com o som que sai da caixa ? Sinceramente, um set tocado no VirtualDJ baseado em boa pesquisa musical, bem estruturado, daqueles que contam uma história, pode ser infinitamente melhor que um set feito em CDJs de última geração, vinyl ou mesmo um Live com softwares e vários controladores. Agora, claro, alguém que realmente se importa com a QUALIDADE do trabalho, vai saber tirar proveito de um bom equipamento e fazer valer sua superioridade!

Botãozinho faz sozinho!

Para quem não quer ter trabalho e acredita que o DJ deve apenas sincronizar duas músicas que estão bombando e apertar o Play, sim, a máquina faz isso sozinha. O que a máquina não faz é escolher repertório próprio, criar viradas inesperadas, inovar no uso de efeitos e surpreender o público com improviso e técnica. Assim como um DJ precisa praticar muito para achar o BPM no ouvido e discotecar sem sambar, os “computer DJs” precisam de muita prática para conseguirem se diferenciar, inovar e criar algo novo de qualidade.

Se há tantas novas tecnologias, tantas possibilidades, há espaço para cada um ter um estilo único ou, pelo menos, para todos explorarem aquilo que têm em mãos. O mundo mudou, a música também, mas para merecer sucesso e reconhecimento o segredo é o mesmo: prática e empenho!

Para finalizar alguns vídeos que mostram ser possível arrebentar com um mixer e um par de toca discos ou com o último lançamento do mercado! Divirta-se!

O último vídeo do Kontrol S4, performance criativa e muito técnica de Ean Golden.

Vídeo do DJ Kentaro de quase dez anos atrás. Só não coloquei esse outro porque todo mundo já conhece. Vai dizer que o Toca Discos fazem sozinho ? Deve ser esse “rótulo” do disco… Viva a música, que é o que realmente importa. Quer apertar botão ou tocar direito ? Go!

Facebook Comments

Written by

DJ profissional desde 1989, radialista e locutor, é fundador e diretor da DJ Ban - Electronic Music Center.

  • Ola Ban boa noite, cara eu concordo em partes discordo em outras, a musica eh realmente a mais importante, mas eu nao considero esta nova geracao de DJ, Discotecar eh uma arte, trabalhar na funcao vinyl, pilotar o pitch, fazer scratch e back spin sem exageros, isso eh ser DJ.
    O que existe hoje sao tocadores de musica com seus SYNCs.
    Tocar musica eletronica, descupas, mas qualquer um com 0,5 de conhecimento toca.
    Pra mim a profissao estah banalizada, basta um note e uma controladora para sair pra galera.
    A grande maioria dos Tocadores de musica ou PCDJs nem se quer tem passado musical bagagem musical, isso eh triste.
    Adoro tecnologia sou DVJ trabalho com VDJ pago, pois eh o melhor software para discotecar video clips long version.

    Mas temos que concordar hoje nao tem mais O DJ, hoje tem os tocadores de musica.

    Forte abraco e sucesso !!!

  • Verdade Bunnys.
    Primeiro o Dj tem q ter FEELING.
    Imagina o cara tocando em uma altura q vc não vê o SET UP, e ele mandando um som bacana. O q importa realmente HOJE, é o som q sai das caixas. Nós q somos das antigas, q gostamos de colocar as mãos em VINIL. Mas tbm sabemos usar a tecnologia muito bem !!! abç

  • Poxa Bunnys sempre arrebentando nos posts…aqui vai minha humilde opinião…eu sou MIDI, SIM!!!
    mas vem cá….aprendi a tocar em cdj, uso MIDI…mas e o feeling de pista, e a pesquisa musical…o interesse e o trabalho todo, pq dj trabalha é na hora de pesquisar…na hora de tocar, seja em vinyl, cdj, controladora…seja la o que forrrrr, é diversão, pra quem AMA o q faz claro….powww, a gente ta em 2011, pq nao usar e abusar dos milhoes de recursos que a tecnologia traz??? abusar da criatividade…usar 4 decks, samples, loops…ou virar um polvo com um setup hiper mega gigante?? rs
    tem preconceito? TEM SIM! mas o mais massa ainda e chegar no lugar, ser subestimado…e POW…fritar a pista, encher a galera de vibe , isso ae, vc nasce pra fazer ou nunca faz po!!!
    o negocio na verdade eu penso é que quem ja sai criticando ja ta em descredito…poxa…vamo ouvir primeiro o que vai sair da caixa…aprender junto…semear a paz, o amor que a nossa musica fala POOO…chega de hipocrisia, o cara toca uma coisa..(se é que sabe ne o que ta tocando) e vive outra…
    a musica tem que ser um estilo de vida…uma parte pulsante de vc…e fodaaaa-se o que vc ta usando pra mixar…desde que saia bem feito logico!
    falo por experiencia propria, a djban ajuda demaaais a galera que quer tocar e realmente ama musica…pra que viver prestando atencao nos outros pensando em criticar ao inves de pensar em disseminar a boa musica???
    bora por a caxola pra pensar galera…

    #keeptheworlddancing

  • Boa Matéria DJ BAN,

    Fiquei interresado no TRAKTOR KONTROL S4 e na NUMARK NS7, estou pensando em comprar uma das duas, mais estou pesquisando qual seria melhor custo x beneficio

    achei as duas otimas, ainda mais para minha carreira de iniciante.
    Por favor galera, quem saber a melhor opçao pra mim comprar me mande um email ou me add no msn:
    dj_kabidinho@hotmail.com

  • Fala, Ban!

    Bem legal esse texto, exprime exatamente o que eu penso sobre as formas de se “discotecar” (nem dá mais pra usar esse termo, já que o que menos se usa hj em dia são discos). Quem vai se destacar vai ser sempre o mais criativo, ou, como vem acontecendo desde que a música ficou mais comercial, quem tiver a melhor estratégia de marketing. O que não pode é achar que existem regras definidas e imutáveis, afinal de contas, a própria cultura da dance musica nasceu da quebra da regra de que discos de vinil não deveriam jamais ser parados e/ou tocados ao contrário. O cara que acha que tocar com computador se limita a deixar que ele faça tudo sozinho equivale ao DJ de outros tempos que não punha a mão no vinil. Até dá pra ser assim, mas dá pra ser muito diferente e muito mais divertido.

    Tô de volta ao Brasil e pra ficar. Qquer dia dou um pulo na loja pra fazer uma visita e conhecer uns brinquedinhos novos, estou analizando comprar um controller novo em breve…. mas ainda não sei qual, queria testar uns (principalmente o Traktor S4), rola?

    []’ão e parabéns pelo texto e pelos seus negócios! Seu sucesso é fruto do seu amor pela música! :)

  • No video do Ean Golden, o equipamento é tão pequeno que chega a mecher enquanto ele vai tocando.

    Parabéns pelo texto, Ban!

  • Ótimo texto Ban!

    Um cara que admiro na House Music e que tem uma performance muito boa usando CDJ’s é o Roger Sanchez, procure no site DanceTrippin um vídeo de um set dele, o cara mete acapellas e efeitos usando 3 CDJ’s e surpreende todo mundo. Concordo com muito do que foi falado no texto, continue postando! Abraços.

  • mandou muito no post Ban.

    Até aqui já inventaram de tudo para o mercado de DJs, mas a verdadeira inovação não vem de máquinas e sim de pessoas. O cara pode estar “montado” em um kit com o que há de mais moderno em equipamentos, mas se não tiver o famoso feeling, a pratica, o trabalho… fatalmente essa cara vai se dar mal, vai criticar os demais e ficará muito frustrado com isso tudo. Embora exista umas “figuras que fazem isso e ganham rios de dinheiro…. Ganhar até que ganham, mas até quando? Até quando existirá demanda para esse tipo de DJ?

  • Como sempre, mais um excelente texto Ban, parabéns, o aprendizado é constante!!!
    Abrção bro.