Notícias

Mixagem e “micagem”: Botãozinho faz sozinho ?

Você já deve ter ouvido falar que DJ que é DJ toca com Vinyl. Assunto encerrado após gringos entrarem no nosso país com suas pastas de CDs embaixo do braço. Do nada, tudo ficou normal e os Clubs passaram a investir nos melhores CDJs disponíveis…

Muitos que nem sequer sabiam receber um e-mail ou ligar o computador há dois, três ou quatro anos mas passaram a idolatrar simuladores de vinyl como Serato e Traktor Scratch Pro, mas ainda hoje, coisa de 8 anos e: Cada um puxa a sardinha pro seu lado…

Poderia citar muitas épocas situações, mas para fechar a seção “xiita”, vamos na onda do “faz tudo sozinho” que alguns insistem. Leio algumas coisas ou escuto… Um cliente ou outro compra produtos porque viu o “vídeo” e liga em nosso suporte porque o “dele” (leia-se o mesmo equipamento do tal vídeo) não faz o que ele viu. Temos um post bem pequeno mas bem comentado sobre o CDJ-350, cujo qual tem o “sync do bpm” e muitos acreditam que o DJ perdeu seu papel já que esse equipamento, supostamente “iguala as batidas” e minha opinião está lá acerca desse assunto: Essa é a função do DJ ? Acertar batidas ? Resolvido ou sigo ?

Sigo! O botão faz tudo sozinho? DJ Shiftee mostra…

Kontrol S4, novo brinquedinho da Native, que não por acaso, com botão ou não, fez a pista do Space – Ibiza pular muito… Ops! Volte a leitura! Quem fez a pista pular ? O Kontrol S4 ou o mister Dubfire ?

Mais “botãozinho”?

Bom, agora vamos falar do “cara”, o Marketing!

Nada acontece por acaso. Você acaba por acreditar em tal produto quando ele é bem  feito ou bem divulgado. Nesses casos, você sabe, nem sempre é ou precisa ser bom, afinal, só se dá conta quando obteve ou mexeu…. Se por um lado, voltamos a torcer os narizes para o novo (um controlador da NI é!) como lá no início do texto, temos de entender que o caminho por ela utilizado é nada mais nada menos que o puro marketing, tal qual fez com produtos anteriores… É associar, sobretudo grandes nomes “de verdade” e lançamentos desses cada vez mais “marketeiros”. Isso é o que grandes empresas fazem, nada de anormal, e ainda engatinha no mercado “mecânico” musical. Mas a cada dia aparecem mais e mais, logo, acostume-se. E acredite se quiser!

Cadê o “seu” Marketing ?

Ver o que DJ Shiftee faz (por mais que o vídeo seja muito cheio de papagaiada) é fantástico. O que ele fez com o Kontrol X1 e Maschine, sensacional… Mas até aí, entre no site do concorrente da NI, a M-AUDIO, mais especificamente no Torq. Tem 20 vídeos e um deles mostra a parte dos sound banks que o software tem. Sabe quantos samples você pode por ? 16! Sabe quantas pessoas vi usar isso ? Zero! Sabe quantas pessoas sabem utilizar metade das funções do aparelho CELULAR ? Dúvido que 1%. Sabe quantas pessoas compram produtos aqui na loja e ligam assim que recebem o produto pois não consegue fazer o que viram no vídeo ? Sabe quantos DJs tocam pior que você e estão tocando pois tem alguma coisa que você não tem?

O inverso

Me instiga muito e me deixa muito, muito FELIZ, a pessoa que ama muito tudo isso mas não tem as vezes condição financeira e TIRA ÁGUA DE PEDRA daquilo que tem. Quantos DJs hoje fazem festas com seus BCDs ou Virtual DJ e FAZEM AS PESSOAS DANÇAREM de verdade ? Muito mais do que o inverso. Pessoas cheias de ego, fingidas a saberem de tudo e que não conseguem animar nem a si… Em nossos posts sobre equipamentos e softwares sempre há aqueles que dizem “esse produto não presta” ou “equipamento x é o melhor”. Peraí, como comparar softwares gratuitos (para não dizer dos piratas) com softwares caros? Ou um mixer simples com outro cheio de efeitos, filtros, mapeamento midi… E o custo x benefício?

Quando vamos a um club, festa, evento ou rave, devemos nos preocupar com o equipamento usado ou com o som que sai da caixa ? Sinceramente, um set tocado no VirtualDJ baseado em boa pesquisa musical, bem estruturado, daqueles que contam uma história, pode ser infinitamente melhor que um set feito em CDJs de última geração, vinyl ou mesmo um Live com softwares e vários controladores. Agora, claro, alguém que realmente se importa com a QUALIDADE do trabalho, vai saber tirar proveito de um bom equipamento e fazer valer sua superioridade!

Botãozinho faz sozinho!

Para quem não quer ter trabalho e acredita que o DJ deve apenas sincronizar duas músicas que estão bombando e apertar o Play, sim, a máquina faz isso sozinha. O que a máquina não faz é escolher repertório próprio, criar viradas inesperadas, inovar no uso de efeitos e surpreender o público com improviso e técnica. Assim como um DJ precisa praticar muito para achar o BPM no ouvido e discotecar sem sambar, os “computer DJs” precisam de muita prática para conseguirem se diferenciar, inovar e criar algo novo de qualidade.

Se há tantas novas tecnologias, tantas possibilidades, há espaço para cada um ter um estilo único ou, pelo menos, para todos explorarem aquilo que têm em mãos. O mundo mudou, a música também, mas para merecer sucesso e reconhecimento o segredo é o mesmo: prática e empenho!

Para finalizar alguns vídeos que mostram ser possível arrebentar com um mixer e um par de toca discos ou com o último lançamento do mercado! Divirta-se!

O último vídeo do Kontrol S4, performance criativa e muito técnica de Ean Golden.

Vídeo do DJ Kentaro de quase dez anos atrás. Só não coloquei esse outro porque todo mundo já conhece. Vai dizer que o Toca Discos fazem sozinho ? Deve ser esse “rótulo” do disco… Viva a música, que é o que realmente importa. Quer apertar botão ou tocar direito ? Go!