Se você já deu uma passadinha aqui na DJBan pra conhecer nossas instalações, deve ter passado por um de nossos cantinhos favoritos do prédio, o Museu Mans.

Idealizado pelo nosso diretor Ban Schiavon, o Museu Mans é dedicado ao DJ Gregão, que era conhecido pelos seus amigos como Mans. O DJ Gregão foi um dos pioneiros da música eletrônica no Brasil, lançando o primeiro disco de músicas mixadas do país e criou os primeiros remixes para grandes bandas nacionais.

Sacou agora a importância do negócio? DJ Gregão Mans >>>> Museu Mans!

E este museu não é só especial devido a essa grande homenagem ao Gregão. É especial também porque contamos não só com alguns achados do Ban Schiavon mas também  com algumas doações incríveis, de equipamentos do mundo DJ lá do arco da velha!

E já que estamos no Mês da Música Eletrônica, nada mais justo que fazer um post especial sobre alguns desses equipamentos, que foram tão importantes na trajetória de DJs e produtores musicais de todo o mundo!

E lembre-se, se quiser ver de perto essas raridades, é só colar aqui na DJBan!

Gravador de Rolo AKAI 4000DS

MME_MuseuMans_001_Blog

Lançado nos anos 60, este modelo japonês da AKAI foi um dos gravadores de rolo mais usados no Brasil. Com quatro pistas e dois canais, rodando fitas de 7″, o 4000DS possui três cabeças, sendo uma delas a famosa “one-micron gap”, que ao contrário dos modelos comuns, não tinha entre 2 e 4 microns, mas apenas um, o que garantia alta densidade e um ganho considerável na qualidade e nitidez do som.

Mixer Bozak CMA-10-2DL

MME_MuseuMans_002_Blog

O Bozak CMA-10-2DL foi o primeiro mixer para DJs produzido comercialmente. Criado por Rudy Bozak, Alex Rosner e Richard Long nos anos 70, o mixer possuía uma funcionalidade única, tornando-se um dos equipamentos mais usados nos clubes da época, como Studio 54 e The Paradise Garage. O modelo apresentava botões ao invés de sliders (2 botões para toca-discos e 2 para microfones e decks de fita) e EQs em cada um para ajustar os graves e agudos, além da possibilidade de equilibrar o som da direita para a esquerda. Até hoje os mixers Bozak são considerados de alta qualidade com um som analógico surpreendente.

Mixer Numark DM1975

MME_MuseuMans_003_Blog

“Numark DM1975… o futuro é agora”. Esse foi o slogan de lançamento de um dos equipamentos de mais alta qualidade da música eletrônica. Testado primeiramente por um grupo seleto de DJs da época, o mixer foi considerado a primeira ferramenta com características e performance desenhadas para garantir que seus usuários tivessem total controle sobre suas mixagens. O DM1975, dentre outras características, trazia um sampler digital integrado com quatro slots de memória que permitiam armazenar quatro samples diferentes de um segundo e tornou-se o equipamento mais utilizado nos clubes dos anos 90.

Mixer Gemini MX2200

MME_MuseuMans_004_Blog

O mixer Gemini MX2200 foi um equipamento produzido com um preço acessível aos DJs e ajudou a democratizar a arte da mixagem. Foi muito popular no final dos anos 80, especialmente no universo do hip hop e em 1988 o lendário DJ Cash Money venceu o DMC World Championship utilizando esse mixer.

Mixer Pioneer DJM500

MME_MuseuMans_005_Blog

Lançado em 1996, esse mixer de quatro canais foi um dos modelos mais utilizados pelos DJs nas décadas de 90 e 2000. Trazia como característica principal a possibilidade de juntar efeitos à batida que estivesse sendo tocada no momento graças à função Auto BPM. Foi produzido até 2006, sendo um dos primeiros mixers da linha DJM da Pioneer, uma das mais utilizadas até hoje.

Ano passado realizamos a inauguração do Museu Mans com um evento muito bacana, que contou com a participação de grandes artistas e amigos da mesma época em que o DJ Gregão mostrou seu trabalho.

Deixe um comentário