Durante os cursos de produção musical é cada vez mais comum surgirem alunos interessados em produzir mashups, técnica também conhecida como colagem, onde trechos de músicas são “coladas” a trechos ou bases de outras músicas (como um vocal de uma música em cima da base de outra música).

Os alunos sempre me perguntam se existe algum software pra fazer isso e minha reposta é sempre a mesma: basta ter atenção quanto à tonalidade das músicas, acertar o BPM e a mixagem, tanto faz o software. Mas o que antes levava um tempo pra ser feito e exigia uma certa atenção, agora poderá ser feito em minutos, com o lançamento da Mixed In Key, o software Mashup.

Através de 4 passos rápidos é possível selecionar duas músicas harmonicamente compatíveis, ajustar o tempo, editar os trechos e arrumar volume e equalização. E tudo isso em cinco minutos!

No site da Mixed In Key tem um passo a passo demonstrando como é simples trabalhar com o software. De uma forma resumida, veremos como funciona:

1 Adicionar músicas Basta arrastar as músicas para a janela do software. O Mashup vai identificar o BPM e a tonalidade das músicas, para saber se são compatíveis

Depois de arrastar as músicas para a timeline, o software deve acertar a batida automaticamente.

2 Edição É aqui que você seleciona que parte de uma música deve ser “colada” na parte de outra música. Basta arrastar as música para um lado ou outro.

3 Ajuste do BPM Basta selecionar um BPM Master, que será aplicado às duas músicas. Também há uma ferramenta para problemas de fase, que podem ser resolvidos com um clique.

4 Volume e equalização Agora é só definir o nível de volume em cada trecho do mashup, asism como a equalização das músicas. Isso pode ser feito em uma tela idêntica às telas de automação dos softwares de produção

Pronto! O mashup pode agora virar um único arquivo de áudio com o botão “Save Mashup To New File”, que criará um arquivo em formato MP3. Vale muito a pena ver o guia passo a passo completo no site da Mixed In Key, que conta com imagens e vídeos ensinando como fazer um mashup.

O software Mashup foi lançado para Windows e Mac OS e pode ser baixado aqui por 39 dólares. Se você baixou e usou, deixe um comentário dizendo o que achou!

Deixe um comentário