A Novation é hoje uma das marcas mais reconhecidas no mundo da produção de musica eletrônica. Produtos como Launchpad ou Launch Control vêm se destacando pelo seu pequeno tamanho e versatilidade, aportando uma interação total com Ableton Live, o software provavelmente mais usado para produção e performance.

Um de seus produtos chave, o Launchpad, foi atualizado para a versão Launchpad PRO. E com a atualização vieram muitas melhoras e novidades, como 8×8 Pads, que agora são sensitivos a pressão e ao tato, iluminação RPG, e uma melhora cosmética e de fabricação, que colocam ao Launchpad Pro no mesmo patamar que o Ableton Push.

Uma das melhoras que mais me chamou a atenção é que o Launchpad PRO agora vem com entradas e saídas MIDI, para controlar dispositivos externos, como synths ou módulos de Efx, o que e sem dúvida é uma melhora importantíssima, já que é cada vez mais usual ver módulos Sintetizadores sem teclado nos estúdios de produção.

Launchpad PRO tem uma capacidade criativa fora de dúvida. Agora você pode controlar o Drum Rack da mesma forma que no Ableton Push, apesar de não podermos sequenciar, podemos tocar as baterias no mesmo formato Drum Rack do Push, e podemos tocar instrumentos nas pistas midi de forma cromática de forma fácil e rápida.

Na minha opinião o modo Device é onde mais se destaca o Launchpad PRO. Agora você pode controlar nos pads todos os dispositivos de EFx, de uma forma super criativa, como podíamos controlar antes os volumes e pan estéreo. Através dos Pads você envia todos os CC’s com um controle muito voltado a atuação ao vivo. Esse controle é sensível a velocidade e pressão que colocamos no toque, o que é super criativo e permite fazer transições muito dinâmicas.

Não sei se daria para falar que o Launchpad Pro está a altura do que, para mim, é o super controlador de Ableton Live, Push, mais sem duvida tem semelhanças importantes e o melhor, tem diferenças sobretudo na hora da performance, que fazem dele um controlador muito bom para quem quer versatilidade e funcionalidade a um preço bom tanto para o estúdio como para o palco.

Launchpad PRO é sem duvida um controlador para ter por perto.

Veja aqui mais info sobre o produto: http://us.novationmusic.com/launch/launchpad-pro#