Produtores de plantão, tomem nota!  Um novo software chamado LANDR afirma que vai masterizar suas tracks com qualidade de estúdio, de imediato, e por um preço justo. O programa já ganhou prêmios no CMW e SXSW, e o site THUMP  falou com o desenvolvedor Thomas Sontag para ter mais informações sobre este software que tem o potencial de mudar todo o  jogo do mercado de áudio.

“Já havia entrado em contato com a Turbo Recordings 8 anos atrás, e através desse processo tivemos 200 músicas masterizadas.” disse Sintag. “O custo e o incômodo de ficar masterizando tracks é uma constante. Quando você é um label minúsculo, suas margens de lucro já são muito baixas, e este é um custo de produção grande. A idéia de que isso poderia ser feito foi emocionante para mim, quando eu me envolvi.”

Tudo parece bom demais para ser verdade. E, claro, haverá aqueles que sugerem que LANDR removerá o elemento humano. Para isso, Sontag responde: “Gostaria de convidar as pessoas a comparar os resultados. A maior parte da criatividade, vamos ser sinceros, é na hora de fazer a mixagem, de apresentá-la, que é o processo que acontece depois da masterização. A masterização são os últimos 5% da produção musical, a hora de polir e balancear a música. o que oferecemos é o pouco que falta para as pessoas se sentirem confiante para mstrá-las ao mundo.”

landr-02

A tecnologia por trás do Landr é mantido a sete chaves, mas o THUMP conseguiu algumas informações a respeito de como funciona. Sontag explica: “É muito complicada a maneira como ele funciona. Essencialmente, o sistema começa a ouvir com muita atenção aos sons. Ele decide sobre a detecção de gênero básico que informa um estilo geral de masterização. Ele responde com exclusividade, nunca faz a mesma coisa duas vezes, e a beleza da coisa é que ele realmente aprende com as reações dos usuários.”

Foi pedido para que Sontag acompanhasse o processo ao lado de um produtor musical: “O processo não poderia ser muito mais simples Você coloca a track no site do LANDR e em questão de segundos você tem uma pré-visualização. Temos a versão gratuita para 192kpbs,  é bom o suficiente para fazer o upload no Soundcloud e usar como uma demo. Mas por US$ 9 por mêsvocê pode ter quatro arquivos WAV sem compressão e por US$ 19 você tem uso ilimitado. Acho que é interessante ter a versão ilimitada. Ele é super útil para quando você recebe uma demo ou alguém remixa sua faixa. Realmente funciona muito bem e é instantâneo. Esse imediatismo muda toda sua perspectiva sobre ele. “

Então será que funciona mesmo? Não sabemos, mas você experimentá-lo e contar pra gente!

Conheça o site o LANDR aqui.

Deixe um comentário