No início desta semana a Apple liberou para desenvolvedores afiliados a última versão de testes do sistema operacional iOS 4.2.

Entre outras melhorias, será possível utilizar diferentes aplicativos ao mesmo tempo e conectar dispositivos MIDI ao Ipad por duas maneiras:

  1. Via WiFi: Por enquanto é uma conexão limitada, pois só poderá ser feita entre dispositivos touch da Apple e Macs, não podendo ser usada em outros dispositivos.
  2. Via USB: Esta sim poderá fazer qualquer ligação, desde que usado um acessório, como o Câmera Kit, que aliás é muito versátil e já está se tornando um item obrigatório.

O que podemos fazer com MIDI no Ipad (e outros dispositivos touch da Apple)

Um dia após a liberação da Apple a MooCowMusic, desenvolvedora do aplicativo Pianist Pro, postou um vídeo utilizando o Câmera Kit para fazer a ligação USB MIDI entre um Ipad e um sintetizador. O resultado você confere abaixo.


Também começam a surgir alternativas para conexões por cabo midi (que não são USB), como  o adaptador iConnectMIDI, que permite “converter” uma saída USB em uma saída midi de cinco pinos. Dê uma olhada no vídeo.

Não podemos ser injustos e não mencionar soluções já existentes no mercado, como o MIDI Mobilizer. Com ele já é possível tocar, gravar e guardar informações midi em um aparelho que se alimenta pelo próprio Ipad (ou Itouch e Iphone). É uma solução bem interessante e bastante usada. O vídeo abaixo demonstra bem como ele funciona.

Por fim, demonstramos o WiFi que já é usado, mas com um servidor OSC. Isso significa que podemos controlar informações MIDI através do Ipad, por exemplo, mas é necessário um intermediário (computador) que esteja conectado ao instrumento via USB. Esta é ainda a única opção viável para Ipad e similares de manipulação MIDI por wireless, em qualquer aparelho que suporte MIDI.

Concluímos que…

Ainda é um pouco cedo para sabermos como algumas questões serão resolvidas, como a limitação de Tablets como fonte de energia (o que significa que dispositivos precisam de uma fonte de carregamento externa), adaptação dos aplicativos já existentes às novas tecnologias e até mesmo quais equipamentos serão compatíveis e quando.

Mas podemos afirmar que a produção musical, como quase tudo no mundo, está se tornando cada vez mais portátil, simples e acessível. Cada vez mais aplicativos musicais para aparelhos portáteis serão vistos como soluções sérias e completas de produção e começarão a fazer parte dos equipamentos básicos de um estúdio. Já demonstramos excelentes aplicativos em um post recente, além de termos vários outros posts falando de produção portátil.

Demonstramos várias possibilidades de controle de aplicativos via MIDI, mas muito mais está por vir em breve. O lançamento oficial do iOS 4.2 deverá ocorrer na próxima semana e com isso esperamos uma avalanche de soluções musicais criativas com a implementação de MIDI nativa no sistema operacional.

Deixe um comentário