Tecnologia

Os melhores instrumentos virtuais para música eletrônica

Não é de hoje que os sintetizadores virtuais substituíram os analógicos nos estúdios de muitos produtores, seja pelo custo, espaço ou praticidade.  

Comparações à parte (o digital sempre terá algo diferente do analógico), listei abaixo alguns dos melhores synths virtuais para produção de música eletrônica. Claro que essa é uma lista pessoal, há muitos outros e a idéia é justamente aumentar essa lista aos poucos.

Para instalá-los é necessário que seu DAW (software de produção) aceite plugins VST. É o caso do Ableton Live, Logic Pro e FL Studio, entre outros.Divirta-se!

Os mais populares

Claro que varia muito o que é considerado um synth popular, já que alguns são usados mais para um tipo de música ou instrumento, mas aqui estão separados alguns sintetizadores que devido à qualidade do som e a versatilidade dos presets, é possível fazer músicas inteiras com eles.

Predator – Rob Papen

Rob Papen produz alguns dos plugins mais usados na música.

Trata-se de um synth completo, com 3 osciladores (cada um com 128 formas de ondas), 2 filtros “multi bandas”, 2 envelopes ADSR, 2 LFOs, Arpeggiator e mais de 20 efeitos de muita qualidade (até 3 simultâneos). Seus inúmeros presets, divididos por estilo musical, facilitam bastante o trabalho na hora de produzir, pois cada som parece inspirar uma música.

O lado ruim é que esses sons já foram tão usados que fazer uso de um preset sem nenhuma modificação vai acabar com a originalidade da sua música.

O preço desse synth é de 179 dólares. Clique aqui para acessar o site do fabricante para comprar, conferir mais informações, ou baixar a versão demo gratuita, que expira em 30 dias.

Sylenth1 – Lennar Digital

O Sylenth é talvez o sintetizador mais utilizado para produção de música eletrônica. Alguns presets soam muito próximo de sons analógicos e não é difícil reconhecer uma música já lançada a cada preset escutado no instrumento.

Ele conta com 4 Osciladores (4 formas de ondas cada), 2 filtros “multi bandas” (e 1 filtro geral), 1 envelope ADSR geral, 2 envelopes ADSR de modulação e 2 LFOs. Um dos pontos altos desse synth é a seção de efeitos, com 8 de efeitos de muita qualidade, como Arpeggiator, Phaser, Reverb e Delay.

Outro ponto positivo é que, apesar da qualidade, o synth não exige tanto da sua máquina. Pode-se dizer que com apenas o Sylenth1 o produtor já faz a festa, literalmente.

O site da Lennar Digital traz mais informações, músicas feitas por usuários, presets, link para baixar a versão demo e também para comprar a versão completa, por 139 Euros.

Nexus 2 – reFX

Instrumento virtual muito usado por produtores de Big Room, Trance, Electro House ou o que chamamos hoje de EDM. Ele também tem uma versão física, muito mais cara.

O Nexus 2 conta com uma biblioteca de mais de 6 Gb e cerca de mil presets. Ele tem excelentes delays e reverbs, arpeggio e trancegate (um gate) com presets. Como ponto negativo, o Nexus é um synth tipo ROM, que não permite modificação do timbre através das ondas. Também constam muitos presets bem parecidos.

Dá pra comprar expansões de presets no site da reFX, que tem uma coleção de sons legais e que você já deve ter ouvido em muita música por aí.

 No site da reFX pode ser baixado o Nexus, por 299 dólares.

Baixos

Subboombass – Rob Papen

Mais um do Rob Papen. É um synth essencial para criar baixos “gordos”, grooveados e com cara de analógico.

Ele vem com 2 osciladores (com formas de onda analógicas e percussivas – tuned percussion), 1 filtro “multi bandas” com envelope ADSR, LFO e outros parâmetros, uma seção amplificação, uma seção de efeitos (muito boa), 1 envelope ADSR, 1 LFO, 4 opções de modulação livre e ainda um sequenciador.

O Play Mode permite diversos ajustes específicos de afinação, sincronia, decay, etc, e os inúmeros presets facilitam o trabalho de criação. Para produtores de Hip-Hop, Dubstep, DnB e outros sons que valorizam muito as frequências graves, é indispensável.

O vídeo abaixo não é muito divertido, mas mostra em detalhes o funcionamento do synth.

Clique aqui para acessar o site do produto, com mais informações e links para a versão demo, que inspira em 30 dias e a versão completa, que sai por 119 dólares.

Massive – Native Instruments

Esse synth tem ficado cada vez mais popular, uma vez que boa parte das produções de Dubstep, Electro e até música Pop têm no Massive a fonte das linhas de baixo. Podemos dizer que ele é ao mesmo tempo complexo e intuitivo, uma vez que tem muitos recursos, divisões e abas, mas também facilita as coisas com a opção de arrastar parâmetros.

São cerca de 1300 presets e é possível ir criando o som a partir de características, como Baixo -> Analógico -> Metálico e assim por diante. Os sons bem variados e de ótima qualidade.  O vídeo abaixo é a primeira parte de um tutorial que ensina a criar linhas de baixo que parecem ter voz, como as utilizadas nos sons do Skrillex. Curtiu? Dê uma olhada no site da Native pra saber mais e baixá-lo.

Trillian – Spectrasonics

Sucessor de um dos melhores instrumentos virtuais para baixo – Trilogy – o Trillian tem uma biblioteca de 34Gb de samples. Todos os presets impressionam pela qualidade, fazendo do Trillian a melhor opção na busca por sons fiéis a baixos elétricos e acústicos, sem contar os sintéticos, também de tirar o chapéu.

As possibilidades de edição e modulação sonoras são muitas. O synth abre até 8 presets simultaneamente, tem 2 Filtros com diversos parâmetros de ajuste, 4 envelopes ADSR (1 para LFO e 2 para modulação), 6 LFOs, trabalha com síntese FM…

A seção de efeitos é em forma de rack e traz diversos efeitos vintage e presets completos do rack. A qualidade dos efeitos se assemelha às melhores unidades de efeitos analógicas, sem exageros. E para completar o pacote o synth ainda conta com um arpeggiator dos mais completos, repleto de modos e grooves.

Enfim, se você procura simular baixos reais em suas músicas ou trabalhar com baixos de sons sintéticos da melhor qualidade possível, para qualquer estilo, esse é o seu plugin.

O lado negativo dele é que é preciso um bom HD e a memória RAM recomendável é a partir de 4Gb, senão é capaz do seu software interromper o projeto a todo instante.

No site da Spectrasonics há mais informações, áudio e vídeo sobre o Trillian, que precisa ser comprado através de um representante no Brasil. O preço no site é de 299 dólares.

Bateria, Percussão e Samplers

Acredito que a maioria dos produtores utilizam os samplers dos próprios DAWs para montar a parte de bateria e percussão das músicas. No entanto, alguns plugins podem facilitar o seu jeito de trabalhar ou acrescentar novas possibilidades.

Battery 3 – Native Instruments

O Battery é um dos samplers do mercado. Ele vem com mais de 12Gb de samples e kits de bateria, todos de qualidade profissional. Esses samples podem ser utilizados para produção de qualquer estilo de música eletrônica, do house ao jazz.

O Battery trabalha com diversos formatos de áudio e aceita também todos os tipos de formatos de samples, como Apple Loops, REX, EXS, etc…

Ele trabalha com cédulas, formando colunas, similar a um excel. Os samples são adicionados a cada uma das células, que podem ser editadas individualmente. Envelope ADSR, stretch, reverse, afinação e sampling são feitas dentro das celas.

Há também diversas outras seções, como o criador de loops, velocity, modulação, efeitos e Master. Procurando no Youtube encontrei diversos vídeos tutoriais sobre o Battery, o que facilita a aprender cada recurso do sampler.

Mais informações e a versão completa do Battery 3 pode ser baixada no site da Native Instruments, por 199 dólares.

Nerve – Xfer Records

Mistura de sampler e sequenciador Hi Tech, o nerve permite configurações minuciosas de cada samples e de cada step do sequenciador, como cutoff, velocity, ressonância, pitch e gate. Ele traz um banco de samples, presets e sequências prontas bem interessante, misturando timbres clássicos e outros bem diferentes.

Bom para criar sequêcias de qualquer estilo de som. O vídeo mostra bem como funciona e quais os recursos.

No site da Xfer Records rola baixar uma versão demo pra você ver se realmente vale a pena gastar 199 dólares.

Micro Tonic – SonicCharge

Muito usado em percussões, swings e também para fazer aquele prato que vai abrindo até virar um ruído contínuo.

Seu funcionamento é simples: Há um oscilador com 3 formas de ondas e um oscilador que produz ruído, podendo ser feita a mixagem entre os dois. Com o primeiro oscilador é possível criar percussões, baixos, melodias… E com o segundo é possível criar caixas, pratos e noises. O resultado depende da edição de cada parâmetro (attack, decay, formas de onda, filtros).

Os sons são feitos em 8 células diferentes, que podem conter presets ou sons criados manualmente. O Microtonic tem também um sequenciador, que suporta até 12 sequências de som diferentes. O vídeo abaixo demonstra melhor o funcionamento do plugin.

O site da Sonic Charge traz mais sons do Micro Tonic, uma versão demo que funciona em modo completo por três semanas e a versão completa para comprar, por 99 dólares.

Addictive Drums – XLN Audio

Para quem sempre quis criar baterias que pareçam reais. O Addictive Drums é usado pelos maiores produtores da música pop, para criar baterias que você jura que foram tocadas, mas na verdade são programadas.

O plugin está dividido em 4 partes: Kit (onde visualizamos toda a bateria), Edit (onde podemos editar cada parte da bateria, como compressão dos pratos ou equalização da caixa), FX (onde é possível adicionar reverbs que simulam ambientes reais com muita qualidade) e Beats (onde há diversas “batidas” de diferentes estilos, que podem ser importadas como MIDI).

Além dos mais de 3000 arquivos MIDI e 100 presets de baterias diferentes, é possível comprar kits de estilos específicos, como Jazz, Funk, Retrô, Metal, etc.

É uma boa você ter uma controladora MIDI para poder tocar a bateria de fato.

O site da XLN Audio traz uma versão Demo limitada e a versão completa por 249 dólares.

Simuladores 

Instrumentos virtuais simulando instrumentos reais.

SL String Section – Cakewalk

Simulador de violino, cello e baixo acústico, cada um é ativado de acordo com a oitava tocada. Os parâmetros disponíveis são attack, release, chorus e reverb, além de afinação e tonalidade.

O plugin traz também algumas sequeências musicais em MIDI, que podem ser importadas para o seu software e utilizadas em outros plugins.

O String Section faz parte do pacote Studio Instruments, da Cakewalk, que pode ser baixado por 50 dólares aqui.

Slayer 2 – reFX

Simples, com bons presets e som de qualidade, esta é uma das melhores maneiras de simular uma guitarra.

É possível escolher o número de captadores, o local da palhetada, tipos de corda usada e ajustar a distorção e equalização do amplificador. Também dá para ajustar adicionar pedais de efeitos, que têm boa qualidade.

Após tocar uma nota, o instrumento simula o efeito de microfonia e usando o Pitch Bend dá a impressão da mão escorregando pelo braço da guitarra. Outra coisa interessante são os modos, pode-se tocar Powerchords, Arpeggio, Solos, entre outros.

O site da reFX traz mais sons de demonstração e link para a compra do instrumento, por 80 dólares.

Akoustik Piano – Native Instruments

Há muitos instrumentos virtuais que simulam pianos. Escolhi este porque é o que eu mais gosto.

O Akustik Piano faz parte dos Komplete Elements 8, conjunto de instrumentos e sons de alta performance da marca. Para tocá-lo é necessário ter uma versão do Kontakt Player 4 instalada no seu computador, que pode ser baixada gratuitamente no site da NI.

São 4 tipos de piano, com diversos presets cada,  que podem ser tocados em 4 lugares diferentes, que definem o nível de reverberação. Dá para controlar algumas coisas como a cauda abaixada ou levantada, vários tipos de afinação das cordas, equalização e pedais de efeito.

O carinha do vídeo abaixo fala muito, então se quiser pode adiantar para os 2:00 minutos.

O Akustik Piano pode ser adquirido através dos Komplete Elements 8 ou individualmente, por 189 dólares.

Brass 2 – Arturia

Uma das coisas mais difíceis é encontrar bons instrumentos virtuais que simulem metais. O Brass 2 é, na minha opinião, um dos melhores.

Ele trabalha com samples e bibliotecas de loops de saxofones, trompetes e trombones. Dá para mudar o tipo de material de cada instrumentos e ajustar parâmetros como envelope e reverb,

É possível tocar até 4 instrumentos simultaneamente, que podem ser posicionados da forma que você quiser na sala virtual. E a parte de riffs possibilita trabalhar com frases já criadas, que podem ser modificadas a seu gosto.

O site da Arturia traz mais informações, versão demo e versão original, que sai por 229 Euros.

Miroslav Philharmonik – IK Multimedia

O controle de uma orquestra em suas mãos. É o tipo de plugin ideal para criar trilhas sonoras, mas também pode ser usado em músicas eletrônicas, porque não?

O Miroslav Philharmonic traz mais de 4200 instrumentos típicos de uma orquestra e 72 efeitos. Pode-se escolher presets definidos ou escolher cada instrumento a ser usado na orquestra..

Filtro, 2 Envelopes, 2 LFOs, EQ e parâmetros mais básicos, como afinação e pan, fazem perte do pacote. O plugin pode ser usado também como software, sem a necessidade de um DAW.

Há duas versões do Philharmonic disponíveis no site da IK Multimedia, uma com 7 Gb (Full) e outra com 1.5 Gb de samples (Classik).

Efeitos e atmosferas

Absynth 4 – Native Instruments

Difícil achar um sintetizador com tantos recursos e possibilidade de construção sonora. Aqui é possível esculpir o som em seus menores detalhes. Nos presets você vai encontrar timbres obscuros, densos, sons que se modificam com o tempo, grooves e muita coisa estranha.

Ideal para fazer um Techno, Ambient ou um som experimental. Se quiser criar seus próprios sons ou modificar os presets é bom ter paciência, porque as possibilidades são infinitas…

Clique para acessar o site da Native e baixar o synth!

Você também vai gostar de… 

A quantidade de plugins disponíveis no mercado é quase infinita, então porque não vermos mais alguns muito interessantes?

Unique – Sugar Bytes 

Synth que parece ter sido feito pelo Daft Punk, ideal para produzir Disco, Electro, Pop…

Tem 2 osciladores (6 formas de onda cada), 2 unidades de efeitos, LFO, 2 Envelopes, 4 sequenciadores e um tipo de filtro que funciona com vogais, Vowel Mode. Vale a pena conferir!

O site da Sonic Charge tem mais vídeos, áudios, versão demo pra baixar e versão completa por 149 dólares.

Ace – U-he

Ace quer dizer Any Cable Anywhere, o que significa que este plugin trabalha de modo semelhante ao sofware Reason.

Ele tem 2 Osciladores, 2 Filtros, 2 Envelopes ADSR e uma unidade de efeitos muito boa. Existe um Mapping Generator que dá continuidade aos sons, permitindo a criação de sequências e alternância no modo como as notas soam. Só vendo para entender.

O destaque principal fica para a qualidade dos presets e a textura dos sons, realmente incríveis. É um dos meus synths preferidos. Na música abaixo eu fiz toda a parte melódica utilizando o Ace.

Snow by delucca

O único problema desse synth é que no próprio site da fabricante diz que está será uma boa oportunidade para você conhecer a função “freeze” do seu software, pois ele requer bastante memória. No vídeo abaixo dá pra ouvir alguns dos presets.

Você pode baixar a versão demo no site e se gostar, fazer o registro e obter a versão completa por 69 Euros. Eu acho que vale muito a pena.

……………………………………………..  

Por enquanto é só! Vamos manter este post sempre atualizado com novas dicas de instrumentos virtuais e gostaríamos da participação de todos com comentários e sugestões. Quais são seus plugins favoritos? Deixe dicas e podemos colocar sua sugestão aqui no blog, neste post.

Deixe um comentário