Notícias

EXPOMUSIC 2016

A Expomuscic 2016, aconteceu doas dias 21 a 25 de Setembro, em novo formato, novo local, buscando atender músicos, lojistas e todos os aficionados pela música.
Sim, infelizmente a feira estava menor, o que pode parecer ruim, não parece, é!! Nada de mega estande de distribuidores ou algo de marcas como Native Instruments, Pioneer, Numark, entre outras que estamos acostumados a ver, e isso para nós DJs, é ruim sim.
dj_will_expomusic_1803
Culpa da crise, ou não, serve para refletirmos sobre o nosso mercado interno, pois este tipo de evento serve para fomentar as coisas por aqui. É a principal vitrine para um presidente ou representante de uma marca internacional saber se vale a pena investir capital para colocar seus produtos por aqui e vice-versa.
Serve para verem quais e como são consumidas as marcas e seus respectivos produtos. Conhecer de perto os profissionais, formadores de opiniões, entender parte da logística e tributações do país, e através disso claro, fazer negócios.
Uma feira de música como esta não serve apenas para encontrar amigos pelos corredores, o que sim, já é um bom negócio, mas é onde você pode encontrar as novidades do mercado, saber quando e como isso vai chegar, quem será o responsável por tal marca no país, e quem sabe você possa até conseguir um patrocínio ou apoio de uma marca.
Muitos músicos, DJs, produtores, lojistas, representantes comerciais, etc. de diversas cidades do Brasil se deslocam para a capital paulista em busca de tudo isso mencionado acima. Para os músicos não tem mudado tanto, é verdade, seus stands e marcas “preferidas” continuam lá como Yamaha, Casio, Meteoro, Marshal, Tagima, e outras mais que não vou citar para não estender a lista.

dj_will_expomusic-0122
O mercado de instrumentos musicais atualmente anda tão aquecido quanto ao nosso, a diferença talvez seja que os músicos, valorizem mais aqueles que se esforçam para fazer as coisas acontecerem por aqui, talvez tenham consciência de que estes, enfrentam as mesmas dificuldades tributárias para ter e levar o produto ao seu alcance, da forma legal, e nas condições impostas pelo nosso governo, mas o faz pelo amor a música.
Alguns colegas em minha postagem no Facebook comentaram “Expo já era”… ao contrário, ela continua lá, firme e forte, menor, mas segue, e enquanto isso  se muitos pensam “já era” para nós DJs, tenho medo de pensar no futuro do nosso mercado, e aí amigão, a culpa não será dos BBBs, ZZZs, mas sim de todos que não valorizam o mercado interno.

O destaque na minha opinião…
Realmente havia pouquíssimas peças para o mercado DJ, mas o que vi e que me chamou muita a atenção nesta 33º edição da Expomusic, sem dúvidas foi o iLoud Micro da marca italiana IK Multimedia. Um monitor de referência de extrema qualidade, e ultra-compacto que cabe dentro até de uma mochila. Saiba mais aqui.

dj_will_iloud_4536

Felizmente para aqueles que acompanham nosso trabalho, realizamos na mesma semana aqui na Ban, uma semana de eventos e exposições de novos produtos voltados para a linha DJ, com sorteios, workshops, livestream,etc.

Vamos refletir a respeito para que nos próximos anos tenhamos mais eventos relacionados a isso, uma feira cada vez maior e melhor, e a Expo Musica Eletrônica da Ban crescendo e marcando sua importância no calendário dos profissionais do ramo.

O mercado informal não te valoriza, então vamos dar valor a quem trabalha de verdade pelo mercado!!!