Tecnologia

Experimento de ressonância mostra as formas do som

Este é o experimento de Figuras Sonoras de Chladni, onde formas geométricas aparecem sobre as superfícies quando vibram em determinadas frequências.

Para este experimento foi utilizado um gerador de tom, uma caixa de alto-falante e uma placa de metal ligada ao alto-falante. Ao espalhar areia sobre a superfície de metal, esta se agita sobre a chapa, se acumulando em alguns pontos, nos quais a chapa não está vibrando. Esse acúmulo produz os padrões observados nas figuras do vídeo.

Não é demais?!

Assista aqui o vídeo completo do experimento, mas cuidado com o volume!!! Deixe-o baixo pois o som é muito forte.

E para deixar o experimento ainda mais bonito, este aqui usou areia colorida. Neste vídeo o artista Mr. Kenichi Kanazawa esfrega uma bola de borracha na superfície da placa para gerar a vibração.

Sobre Ernst Chladni

Ernst Florenz Friedrich Chladni (nascido em Wittenberg, 30 de novembro de 1756) foi um físico e músico alemão. Investigou a vibração de placas e o cálculo da velocidade do som para diferentes gases. Devido a estas suas investigações é atualmente denominado o “pai da acústica”. Ele também fez um trabalho pioneiro no estudo de meteoritos e, portanto, também é considerado por alguns como o “pai dos meteoritos”.

 

Referências: Megacurioso e Wikipedia

Deixe um comentário