EQUALIZAR, COMPRIMIR, NORMALIZAR, LIMITAR Ableton Live, compressão, compressor, curso de mixagem, equalização, equalizador, masterização, mixagem, plugin

EQUALIZAR, COMPRIMIR, NORMALIZAR, LIMITAR

Como produtor musical ou engenheiro de som, é inevitável não atender a estes termos: Equalização, Normalização, Compressão e Limitação. Qual é a diferença entre equalizar e normalizar? Em que ordem você normaliza, comprime, equaliza e limita? Bem, neste artigo, explicaremos o significado de cada um desses termos e o que ele faz para entender melhor como misturar e dominar suas peças como profissional.

equalizador

Equalização

Equalização
Como você sabe, o equalizador (EQ) é usado para ajustar o tom ou a resposta de freqüência de um sistema de áudio para obter a qualidade de som desejada. Na masterização, o EQ servirá para dar um toque final ao mix final. Se você não fez um bom trabalho com o EQ na fase de mixagem, certamente é tarde demais para corrigi-lo.

O uso do EQ pode ou não ser necessário. Dependerá justamente da qualidade da mixagem.

Os principais objetivos de um EQ de masterização são:

Ajustar o nível geral de graves, médios e agudos,
Fazer com que o nível geral dessas três bandas de frequência soe de acordo com a estética do estilo,

Ouça com atenção e tente capturar as fraquezas da mixagem final? Muito congestionado e sem ar? Faça pequenos ajustes em altas freqüências. O baixo retumba no subwoofer? Faça modificações nessa área. Nós não estamos falando aqui de sobrepor ou destacar um determinado instrumento ou voz, que deve estar na mistura. Agora você deve se concentrar no som geral da mixagem como um todo.

Ao usar EQ, a grande dica é usar seus ouvidos. Se as faixas que você toca soam bem juntas, elas geralmente são, então confie em seus instintos e ajuste o som em cada situação.

Normalizer

Normalização

Normalizar é ajustar o nível de pico ou RMS a um valor desejado aplicando uma quantidade constante de ganho a um clipe de áudio para trazer a amplitude média ou de pico a um nível alvo (a norma), mantendo a proporção quando desejada.

Minha definição de normalização é aumentar o nível geral em uma quantidade que fará com que o pico mais alto alcance 0 dBFS. Isso deixa as relações de nível entre faixas individuais ou partes absolutamente intactas.

Se o áudio estiver suficientemente silencioso, é provável que a pequena quantidade de ruído de quantização introduzida pelo processo de conversão seja compensada pela amplificação no domínio analógico, mascarando assim alguns ruídos que poderiam ser audíveis.

A normalização nem sempre melhora a consistência do volume percebido. Ela pode prejudicar a qualidade do áudio dependendo do processo onde, em alguns casos, o áudio passa por uma segunda conversão.

Compressor

Compressão

Um compressor geralmente ajuda a obter um som mais alto e mais alto sem atingir os limites de corte. Alguns afirmam que você não pode empregar compressores suficientes, mas deve usá-los corretamente.

Não é recomendável colocar toda a mixagem em um compressor de banda única, o que geralmente resulta em sons de bombeamento. Use compressores em canais únicos da sua mixagem, especialmente na bateria.

Mais uma vez eu recomendo usar pelo menos 2 compressores diferentes para suas seções de percussão de bateria. Eu sempre roteio tambores de alta freqüência (Hihats, Cyms, Claps etc.) através de um compressor, e os de baixa frequência (Bassdrums, Toms etc.) através de outro.

Você terá que experimentar um pouco com as configurações do compressor para obter seus resultados, não há regras básicas para isso.

Limiter

Limiter

Um limitador é um compressor com uma taxa configurada para no mínimo 10:1 (para cada 10dB de input signal acima do threshold, tem-se 1dB de output signal).
Você pode obter uma limitação mais transparente usando um limitador multibanda, mas seja extremamente cuidadoso!

Trabalhar com um limitador multibanda não é muito difícil. Apenas aumente o ganho de entrada e observe os medidores à direita, especialmente R, o medidor de redução de ganho, e S, o medidor de redução de saturação.

A redução de saturação causa distorções e a redução de ganho causa bombeamento. Finalmente, quando você acha que algumas bandas são mais afetadas que outras, você pode usar limites separados ou ganhos de entrada de banda para elas.

 

Na DJ Ban temos curso de mixagem e masterização presencial ou online onde aborda todos esses conceitos de uma forma pratica e dinâmica .

esse post foi feito a partir da publicação do blog producerspot.

Meu Carrinho

Siga-nos


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de nossas novidades e promoções

Formas de Pagamento
Formas de Pagamento