Donna Summer é a voz por trás de alguns dos maiores hits da música Disco.

Ela faleceu hoje, vítima de um câncer no pulmão, após 63 anos e mais de 130 milhões de cópias vendidas. Tamanho sucesso renderam a ela o título de Rainha da Disco nos anos 70. Fica aqui nossa pequena homenagem à sua carreira.

Música Disco e a música eletrônica atual

A carreira de Donna Summer teve enorme importância no desenvolvimento da música eletrônica em sua forma mais difundida, a Dance Music. A base repetitiva e o uso de sintetizadores nas faixas de Disco foram a maior influência para a criação da House, gênero que não domina só as pistas, mas as rádios de todo o mundo. Isso sem falar nas discotecas cheias de estímulos sensoriais, os DJs e o hábito de dançar a noite inteira.

A faixa I Feel Love por exemplo, produzida pelo alemão Giorgio Moroder, é tida como a “primeira batida eletrônica na música Disco Music”, já que foi a primeira com acompanhamento inteiro feito por sintetizador a fazer grande sucesso. E isso em 1977.

 

Carreira

A parceria com Moroder rendeu à Donna Summer o primeiro LP de sua carreira, Lady Of The Night, de 1974. Após certo sucesso na Europa, foi com o lançamento de Love to Love You Baby que Donna implacou seu primeiro Hit, tanto na Europa como nos EUA, onde o álbum foi distribuido pela Casablanca Records.

Em seguida vieram outros discos em parceria com Moroder, como A Love Trilogy, Four Seasons of Love, ambos lançados em 1976, I Remember Yesterday, álbum que continha o hit i Feel Love, Once Upon a Time e Live and More, disco duplo gravado ao vivo.

Bad Girls foi lançado em 1979 e trazia Hot Stuff, outro grande hit que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida:

Após deixar a gravadora Casablanca, Summer lançou outros dois álbums em parceria com Moroder pela Geffen Records, The Wanderer, de 1980 e I’m a Rainbow, que foi lançado apenas em 1996, porque a gravadora não acreditou que fosse vender bem.

Donna Summer ganhou cinco Grammy ao longo da carreira, além de seis prêmios American Music Awards. Entre muitos outros álbums de sucesso internacional, Another Place and Time foi talvez o mais expressivo. Lançado em 1989, continha Hits como This Time I Know It’s For Real, Love’s About To Change My Heart e I Don’t Wanna Get Hurt.

O último trabalho de Donna foi uma parceria com seu sobrinho O’Mega. A música Angel foi lançada em julho de 2011.