Após três eliminatórias e uma grande final, o ex-aluno do curso de DJ da DJBan Marcus Sacchi sagrou-se vencedor de um dos maiores campeonatos de DJ do país. Com o resultado, ele passa a fazer parte do casting da agência de DJs Water Republic. 

Mas o resultado não caiu do céu. Marcus foi nosso aluno em 2002, tocou em diversas casas e eventos desde então e participou de outras duas edições do DJ Test antes de vencer em 2011.

O vídeo de inscrição para a edição 2011 foi gravado aqui mesmo em um dos estúdios de treino. E nele o Marcus mostrou bastante desenvoltura para se apresentar e muita técnica na mixagem das músicas. Foi com esse vídeo que ele passou para a segunda fase do campeonato, com outros 80 candidatos:

Entre os clubs e eventos que o Marcus tocou desde que saiu da DJBan, destacam-se a festa E-Force, em 2005 no Playcenter, a festa de 11 anos do club Pucci, do qual é residente, no terraço Daslu para 2 mil pessoas, uma residência no bar Maevva e o último Revellion, quando dividiu as pick-ups com a dupla alemã Milk & Sugar.

Marcus e o professor Alex Cunha na DJBan, em 2002

Parabéns ao Marcus pela conquista, só podemos desejar muito sucesso para ele daqui pra frente! Quem quiser acompanhar seus set’s pode ficar ligado no Soundcloud do DJ, que por enquanto tem apenas um set, mas em breve terá muito mais.

Ontem nós batemos um papo rápido com o Marcus onde ele fala sobre o DJ Test, carreira, a DJBan e também sobre o que tem a dizer aos alunos que estão começando agora a carreira de DJ. Confira abaixo:

Como você começou a tocar?

Tudo começou quando eu tinha uns 17 anos. Um amigo que mora em minha rua era DJ. Ele me apresentou aos tocas-discos e aos recém lançados CDJ 100s. Quando vi esses equipamentos montados, foi amor à primeira vista! No mesmo instante comecei a me interessar sobre o assunto de discotecagem. Eu sempre gostei das músicas dances dos anos 80 e 90, pois eu tenho uma irmã mais velha e ela vivia escutando estes sons. Este mesmo amigo me ensinou alguns conceitos básicos da mixagem.  

Qual foi a importância da DJBan na sua carreira?

A forma como conheci a DJBan, hoje acho muito curioso. Na época, em 2002, eu tinha 18 anos e fazia um estágio numa seguradora que ficava na Av. Paulista. Num certo dia, havia passado no jornal da Globo uma matéria sobre a “Profissão DJ” e esta matéria foi gravada na DJ Ban. Achei super legal, pois como eu trabalhava na Paulista, logo pensei no dia seguinte dar uma passada para conhecer e saber mais sobre o curso de DJ. Mas acontece que justo no dia seguinte desta matéria do jornal, eu tinha sido demitido!

Saí de lá, passei na DJ Ban, onde conheci o Alex Cunha (que foi o meu professor) e que me deu o maior apoio naquele momento. Uns 10 dias depois, minha irmã me deu de Natal o curso. Adorei o curso e as dicas que obtive no curso foram o pontapé essencial para eu iniciar minha carreira. Coisas que eu não tinha aprendido com meus amigos sobre mixagem, aprendi na DJ Ban. Graças a DJ Ban também, toquei na edição de 2005 do E-Force. Foi uma experiência incrível! Fiz muitos amigos aí e alguns até hoje mantenho contato.

Você continua frequentando a DJBan?

Sempre que posso, dou uma passada na DJBan. Tanto para dar um “alô” pro Bunnys e pro pessoal ou para usar as salas de treino, que têm uma estrutura fantástica! Como eu não tenho equipamentos, sempre que preciso gravar algo ou treinar, dou uma passada na DJBan.

Marcus com a dupla alemã Milk & Sugar

Como você se preparou para o dj test?

Este ano foi a terceira vez que participei do DJ Test. Participei em 2008, 2009 e agora em 2011. Minha preparação foi desde a escolha das tracks para o set, as viradas de uma música para a outra e até os momentos certos da música para encaixar os efeitos. Quando fui classificado para a semi-final, tive apenas uma semana para preparar o set, onde treinei na própria DJBan.

Já na final tive mais tempo para me preparar. Tive exatos 2 meses para o preparo. Me dediquei muito e procurei tomar muito cuidado na escolha do repertório, já que isto era um quesito da avaliação dos jurados. Por semana, eu pegava por volta de 6 horas de treino. Procurava gravar os sets, para depois escutar e ver onde eu poderia melhorar. Perdi a conta de quantos sets eu gravei e procurei escutar todos. Além disso, nas horas de treino, sempre que dava eu levava algum amigo para dar a opinião. Acredito que isso tenha me ajudado muito na seleção das tracks.

Por que acha que foi escolhido o vencedor?

Todos os finalistas são excelentes DJs e com certeza terão uma carreira excelente pela frente. Mas em minha opinião, acredito que o que me fez ser o vencedor foi o meu repertório com o casamento de minhas viradas. Fiquei muito concentrado para não errar em nada. A torcida que levei me deu muito apoio e isso me deu um gás animal para agitar o club.

Quais seus planos daqui pra frente?

Esta é uma grande porta que é aberta em minha carreira e quero aproveitar cada segundo! Quero me dedicar cada vez mais em minha carreira como DJ e começar a investir em minhas próprias produções. Preciso arranjar um tempinho em minha agenda para aprender (risos). 

Alguma dica para os DJs que estão começando agora?

Uma dica que hoje eu vejo e faz o maior sentido: Tudo tem seu tempo e momento certo! Sempre dê um passo de cada vez, sem atropelar nenhuma etapa. Aprenda, pesquise. A vida é um eterno aprendizado. Eu sempre fui muito ansioso com minha carreira, sempre quis tudo para ontem, tocar em diversos clubs e festas. Esta é a vontade de todos os DJs, mas é preciso ter muita paciência.

Acredito que todo este tempo que passou não foi um tempo perdido, mas sim um período em que eu amadureci muito musicalmente. Então, por mais que você tenha um objetivo, JAMAIS desista! Batalhe, trabalhe, irrite-se, chore, mas pode ter certeza que uma hora você vai conseguir. Pode demorar, mas o reconhecimento vem. Eu sou a prova disso!

Deixe um comentário