Não dá pra negar que a exposição na mídia tornou-se um fator primordial para a construção da imagem do DJ de qualquer segmento e, por essa razão, é preciso se preparar para atuar um porta-voz para interagir com diferentes veículos e meios de comunicação.

A assessoria de imprensa é uma ferramenta importante para o relacionamento com seus públicos de interesse, então, não dá pra pisar na bola nessa hora.

Na coluna Do It Yourself (DIY) da semana passada, vimos 5 dicas de como o DJ pode dominar essa relação sem intermediadores. Agora compilei os cinco erros mais comuns que os DJs cometem ao se tornarem sua própria interface com jornalistas.

Nós vamos te ajudar a não cair nos mesmos vícios, beleza?

5) Não coloque sua avaliação física no press-release

Influências de house, cintura fina e 1000 cm de busto. Dizer que você não deve subestimar a capacidade do jornalista já resume o tamanho do risco na imagem que teve a DJ que tomou a atitude de colocar suas medidas no release, né?

4) Não tente emplacar na 1ª

Ninguém melhor que você sabe a importância de ter finalizado a primeira track e no calor dessa realização, saiba ter um distanciamento para calcular seus passos e montar um mini plano de lançamentos para o trimestre. Você seria facilmente questionado sobre seu primeiro EP e álbum de estreia pela imprensa.

3) Não perca o timing!

Segunda-feira, 15h, é segunda-feira, 15h. Certo? Pequenos atrasos podem existir, mas não comprometa responder uma entrevista se você não vai estar lá ou não poderá enviar as respostas a tempo, por exemplo, do fechamento da revista.

2) Não sacar a diferença entre blogueiro, jornalista e influenciador

Um jornalista pode ser blogueiro, ter seu próprio blog, e por isso não ter o peso de seguir uma linha editorial de uma empresa de comunicação. Porém, o blogueiro, não necessariamente é um jornalista, pode ser especializado em algo que alcançou certa influência por compartilhar seu conhecimento.  Já um influenciador de redes sociais não necessariamente escreve em algum lugar. Ele é uma fonte confiável de informação. O trabalho desse cara é medido pelo número de pessoas que se embasam nele para tomar decisões e pelo número de seguidores que tem no Twitter.  Fica a lição de casa: Quem são os melhores comunicadores da música que você acredita?

1) “somos os maiores…” 

Adotar discursos como “somos os maiores/melhores em algo” é um grande erro. Isso não significa absolutamente nada para o jornalista. Você sabia? O comunicador não compra sua ideia só porque sua última campanha de marketing é boa. Entender os meandros da redação é importante. Leia o post anterior para sacar mais desse universo.

Gostou?
Deixe sua opinião nos comentários.

Se você está precisando focar no seu media training, este é um dos módulos do novo Curso de Marketing Para DJs que acontece na DJ BAN em julho. Saiba mais: https://djban.com.br/blog/cursos/dj/curso-marketing-para-djs/.