Notícias

5 dicas para uma live streaming com qualidade

Live streaming com qualidade de som e imagem

Com a quarentena, fazer uma live nas redes sociais virou uma rotina para diversos DJs ao redor do mundo e aqui no Brasil, não poderia ser diferente.
O problema é que muita gente se deparou com os problemas pela falta de experiência com esse tipo de serviço em relação a qualidade de áudio e vídeo.
Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para e ajudar a fazer uma live streaming com boa qualidade!!!

 

Qualidade de áudio da sua live

Se você vai transmitir para as suas redes sociais diretamente pelo seu celular, seria interessante adquirir uma interface de áudio mobile. Hoje em dia existem alguns modelos bem interessantes das marcas IK Multimedia e Roland. Infelizmente com o dólar atual os valores não estão ajudando muito, mas vale o investimento, principalmente se vicie pensa em manter suas Lives mesmo após essa pandemia passar.

 

Sempre é preciso um pouco de investimento para se ter qualidade, mas também sabemos que muita gente está com o orçamento apertado, e claro, buscamos algumas soluções mais simples para você também.

Uma solução barata seria enviar o áudio diretamente para o celular através de um cabo TRRS com RCA, o que permite ligar a saída do seu mixer ou de sua controladora diretamente ao seu aparelho. O problema aqui é a questão do RETORNO.

Repare que diferente do plugue P2, o cabo TRRS possui 3 anéis de conexão, por isso ele elimina a captação do microfone externo, permitindo captar e transmitir um áudio limpo.

Se a sua controladora tem somente saída master, você não vai ter saída de som na suas caixas, uma vez que a saída de som da sua controladora está indo para o seu celular ou iPad.

Se a sua controladora tem saída Master e BOOTH, você pode ligar o seu aparelho móvel na saída master e suas caixas na saída BOOTH. Com isso você conseguirá enviar o áudio para o seu aparelho móvel e ter o som nas suas caixas através do booth.

Existem modelos que possuem 2 conectores, sendo uma de entrada e um de saída, mas esse, não testamos, então seria por sua conta e risco. Talvez essa saída lhe permitiria conectar a saída de volta para a sua caixa, mas isso também poderia ocorrer com um certo atraso no áudio.

 

Importante:

Não aumente o volume demais, pois o sinal chegará destorcido na transmissão da suas redes sociais.

Neste vídeo mostro para vocês algumas possibilidades que usei em casa usando um drive virtual chamado Black Hole, para ser usado com o software OBS e outra forma utilizando o meu mixer diretamente ao celular.

 

Transmissão da sua live via software

Uma ótima opção é fazer as transmissões de sua live streaming pelo seu computador utilizando softwares gratuitos como o OBS Studio (Open Broadcats Software)
Com ele você poderá enviar o áudio pela placa de som do seu computador, poderá usar interfaces de áudio USB caso tenha, e fazer a captação de imagens por meio de uma secam ou até mesmo pelo seu celular.

Aliado a outros plugins e softwares como o Yellow Duck, o OBS Studio também permite transmitir diretamente para o seu Instagram utilizando o PC ou MAC.

 

Captar as imagens da live

Se você vai optar por usar o OBS Studio, você pode usar o seu celular como câmera caso não tenha uma webcam. Uma dica é investir um pouquinho no aplicativo OBS Câmera para iPhone, que pode ser comprado na Apple Store. Esse aplicativo permite a conexão com o OBS e transforma seu celular em uma câmera de alta qualidade, permitindo ajustes de luz, nitidez e até zoom.

Se você tem uma webcam, você pode configurar para usar no OBS como sua câmera principal, ou até mesmo em conjunto com o seu iPhone e ter 2 câmeras.
Se a sua webcam for muito antiga não valerá a pena por conta da resolução do vídeo, pois terá baixa qualidade na captura das imagens, com atrasos e congelamentos das imagens na transmissão.

Uma outra saída é tentar usar a própria câmera do seu laptop.

Epoc Cam

Outro aplicativo que pode te ajudar na transmissão é o Epoc Cam. Ele também transforma seu celular em webcam e funciona em aparelhos iOs ou Android. Para isso você deve baixar também o driver no seu MAC ou PC.
Esse aplicativo é gratuito e tem versão paga com melhorias obviamente.
O bacana desse app é que ele tira o espelhamento da camera frontal e se conecta ao PC/MAC pela rede wi-fi, o que te permite ter uma câmera móvel.

Twitch

O Twitch surgiu da antiga plataforma Justin.TV, e como muitos sabem ele é voltado diretamente para Gamers, para transmissão de Lives de jogos e parcerias entre as plataformas PS4 e XBox One.
Com o grande número de Lives de DJs e problemas de bloqueios e interrupções nas principais redes sociais, muitos DJs começaram a migrar suas Lives para esta plataforma.


O Twitch opor si só já oferece melhor conversão de áudio e vídeo, entregando mais qualidade ao expectador e isso também chamou a atenção de vários DJs. Não a toa, com o número de cadastros aumentando, o Twitch parece começar a olhar para este conteúdo. Recentemente o DJ e Produtor carioca Sany Pitbull, foi convidado pela plataforma para ser seu parceiro ter um canal oficial.
Vale a pena fazer sua inscrição, seguir os DJs lá presentes para fortalecer os DJs em geral dentro da plataforma. Eu já criei minha conta e já vou começar meus trabalhos por lá!!! Fica a dica!!!

Live

Está na dúvida ainda se vai fazer uma live ou não? Nós te damos mais um empurrãozinho!!!
Aqui, algumas razões que podem te incentivar a fazer suas Lives!!!

 

Deixe um comentário