HomeNotíciasCurso de Reason na DJBan

Você conhece o software Reason? Desenvolvido pela empresa sueca Propellerhead, responsável por diversas inovações na área de tecnologia musical, o aplicativo é um dos mais populares para produção musical.

O professor Andee, instrutor do curso de Reason da DJBan, preparou um texto onde ele fala sobre o curso, o software e seu papel na área de produção musical, como uma ferramenta prática e completa para criar músicas.

Propellerhead Reason, por Andee Anderson

Eu vejo a produção musical hoje como uma atividade artística que qualquer pessoa interessada possa desenvolver. Eu digo qualquer pessoa porque hoje e cada dia mais temos acesso a notebooks e até celulares com recursos avançados, para usarmos como ferramentas artísticas.

Para começar a produzir música, vejo que apenas um computador é o suficiente. Mas é claro, com mais equipamentos sempre teremos mais opções e recursos técnicos que ampliam nossa capacidade.

Tenho várias tracks lançadas espalhadas em sites de venda de música na internet.  Alguma coisa como X Project, projeto antigo que hoje é Andee & Rods.  Essas músicas foram produzidas com um computador e o software Reason, um controlador midi (teclado) com placa de som embutida, e um par de monitores de referência (caixas acústicas específicas).

Mas conheço hits nas pistas que foram pré-produzidos com o mouse e fone de ouvidos.

O mais importante é a vontade, e pra ajudar na velocidade do aprendizado, começar estudando o som, como ele se comporta, como o controlamos, como o registrávamos antigamente e como fazemos agora.  Nesse processo dentro do curso de Reason da DJBan, você aprende desde o principio a usar ferramentas que antigamente eram kilos de equipamentos e hoje temos réplicas em software.

Rack de periféricos para processamento de áudio

A Propellerhead é uma das pioneiras em softwares para produção de áudio e desde de 1994 vem trazendo inovações, sem perder o principal, o contato com a “lógica” e de certa forma com a realidade que estamos acostumados.  Aparelhos interligados uns aos outros, e assim montamos nosso estúdio personalizado com o apoio de racks organizando tudo.

Dias atrás trabalhei umas 8 horas na produção de um remix para banda H.Leen – On Time. No vídeo abaixo podemos ver a versão original e depois o vocal com um recurso chamado timestretch, onde diminuí a velocidade da musica de 142 para 126 bpm (batidas por minuto) com excelente qualidade.

Outro trabalho que produzi com o Reason foi a trilha sonora do Game Educativo Autópolis, do projeto Planeta Volkswagen produzido pela empresa Virgo Games.

Desde que comecei a usar o Reason em 2001, senti que essa aparência real das maquinas que geram ou processam os sons me ajudou no processo de transporte da idéia para “o papel”.

Estudei fundamentos do áudio e acústica no IAV em São Paulo, e já entender como eram os hardwares que processavam o áudio me ajudou bastante nessa etapa. Também produzo áudio publicitário e o Reason me ajuda a entender conceitos importantes para usar outros softwares na criação de spots e vinhetas.

No curso de Reason você aprenderá a gravar, sintetizar, samplear, sequenciar e mixar, usando compressores, equalizadores, reverbs, delays e outros diversos instrumentos dessa incrível ferramenta.

Por isso, na didática do curso de Reason, uno a parte teórica do som, áudio e produção à situações práticas dentro do computador com o Reason. Além da apostila, o aluno leva um CD com exemplos em projetos do software. Dependendo do tempo disponível que o aluno terá praticando com o software em casa, ele poderá terminar o curso já com uma track pronta.

O Reason vem com bancos de sons próprios e outros bancos podem ser adquiridos por download e até mesmo compartilhados com outros softwares nos formatos REX ,WAV, AIFF.

Podemos gravar uma banda completa, e agora com o novo mixer que é uma emulação da lendária mesa de som SSL 9000 as mixagens ficam ainda melhores. Podemos mesclar instrumentos acústicos, recursos eletrônicos ou simulações de baterias acústicas que soam perfeitamente bem com o Reason Drum Kits:

Ou ainda o Reason Pianos:

Mas esses são só alguns exemplos possíveis. Clique aqui e veja diversos artistas que usam o Reason, falando sobre seus modos de produzir.

Como costumo dizer, além dessas diversas qualidades que citei, gosto do Reason porque não preciso instalar “kilos” de plugins no computador, apenas o Reason é necessário para eu produzir música. O que também não me impede de usar recursos de outros softwares em conjunto no modo Rewire (protocolo de comunicação entre os softwares desenvolvido pela Propellerhead).

Para saber mais sobre o curso, você pode enviar um e-mail pra mim ou entrar em contato com a DJBan, se preferir. Outras informações também estão em nossa páginas de cursos, aqui.

Facebook Comments

Por:

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.