Contatos: (11) 3142-9676 / 3257-8717 / WhatsApp: (11) 97485-5700 - Seg. à Sex. das 09h00 às 22h00 e Sáb. das 09h00 às 18h00.


Curso de Logic Pro na DJBan

No mercado da música eletrônica atual é comum os DJs se interessarem pela produção musical e a criação de músicas próprias. Mas muitos não sabem por onde começar, qual software escolher e até qual o equipamento necessário para produzir música, seja ela eletrônica ou não.

Por isso faremos essa semana um resumo dos cursos de produção musical da DJBan, a começar pelo curso de Logic Pro. Aqui vamos falar sobre as particularidades de cada software, como o curso funciona e também sobre produção musical em geral. Bora!

O que é preciso para produzir música?

Hoje ter um Home Studio é uma realidade acessível a muitas pessoas, um cenário impensável há 30 anos, por exemplo. Isso porque não são necessários mais do que um computador, um DAW (Digital Audio Workstation, um software para produção musical), uma placa de som e monitores de referência (ou bons fones de ouvido) para poder criar e gravar músicas com nível profissional.

É claro que a qualidade dos equipamentos é importante para um bom resultado, mas menos do que se imagina. Com equipamentos simples e não muito caros é possível produzir músicas em qualquer estilo com qualidade profissional, o que depende muito mais do conhecimento do produtor.

Para quem prefere tocar e gravar ao invés de apenas “desenhar” notas no software, um controlador MIDI é essencial, pois ele é capaz de captar as notas tocadas e a intensidade com que foram tocadas, além de poder ter recursos como pitch, modulação, pads, fadersm knobs, etc.

É claro que quem está começando não precisa ter um mini-estúdio completo, mas ao menos o essencial: o software. Ele será responsável pelos recursos de criação, gravação e finalização da sua música. Por isso conhecer bem o software com que trabalha e entender os conceitos que envolvem a produção são muito mais importantes do que equipamentos de ponta.

Exemplo de Home Studio

O Logic Pro

O Logic Pro é um DAW (Digital Audio Workstation), uma plataforma completa para produção musical, sendo utilizado em áreas bem distintas como música eletrônica, estúdios de gravação, composição de trilhas sonoras, edição e finalização de áudio. Atualmente ele é desenvolvido pela Apple e só funciona em 

Ele vem com uma série de instrumentos virtuais com ótimos pre-sets, incluindo pre-sets clássicos de versões mais antigas do software. Adquirindo o Logic Studio, o pacote completo do Logic Pro, também receberá cerca de 50 Gb de samples de todos os tipos, conhecidos como Apple Loops. A vantagem dos Apple Loops é que não é preciso nunca ajustá-los ao grid (ou o BPM), eles entram no tempo sozinhos. O Logic Studio conta também com aplicativos específicos para trilhas sonoras, apresentações ao vivo e gravação de CDs.

Com o Logic Pro você terá também uma quantidade impressionante de efeitos profissionais. Há diversos tipos de delay, reverb, distorções, equalizadores, sendo que dentro de cada um há uma infinidade de parâmetros alteráveis para deixar o som do jeito que você gostaria. A interface do Logic tem uma timeline que prioriza a visualização da música inteira, ao invés de clips, tornando-o ideal para quem quer produzir músicas mais complexas ou produzir trilhas sonoras, ao invés de uma construção apenas com samples e loops.

Quanto à interface, é possível visualizar o mixer em conjunto com o arranjo, ou sozinho, ou em conjunto com o piano roll, enfim, como o usuário preferir. Com o Logic você tem sempre o controle de tudo o que está acontecendo.

Logic Pro 9

Para fazer o curso de produção, independentemente do DAW escolhido, é fundamental que o aluno tenha acesso ao software durante o curso, para que possa praticar em casa o que aprendeu nas aulas e tirar dúvidas nas aulas seguinte. No caso do Logic o ideal é o aluno ter a última versão, que traz diversas melhorias que deixaram o software mais versátil e completo.

Na última versão do Logic o usuário pode alterar o BPM do projeto inteiro (independente do BPM de cada canal) sem se preocupar em ajustar faixas de áudio, com a função Varispeed. Além do ajuste de áudio no tempo desejado por Time Stretch, também é possível fazer o ajuste por transientes com o Flex Tool, como é feito no “warp” do Live, facilitando a criação de remixes, por exemplo.

Para quem toca baixo e guitarra o novo Logic Pro é um prato cheio, pois apresenta vários novos amplificadores (que emulam perfeitamente grandes marcas e modelos clássicos) e pedaleiras precisas, que permitem ao músico economizar alguns mihares de reais em equipamentos sem perder qualidade.

A versão 9 também tem a opção 64-bit, para que você não fique limitado a usar 4 Gb de memória e possa usar qualquer quantidade de memória para o processamento do programa, de forma ilimitada.

O Curso

Na DJBan a metodologia de cada curso de produção musical fica à cargo do professor. No caso do Logic Pro, todas as 18 horas de curso são de aulas práticas, onde conceitos de teoria musical, áudio, MIDI, síntese, equalização e mixagem são abordados através do software.

De forma resumida, o cronograma do curso (em cursos de 5 aulas, 3 horas por semana):

Primeira Aula: Teoria musical básica, interface do software e principais ferramentas.

Segunda Aula: Samples, instrumentos virtuais e efeitos

Terceira Aula: Criação de uma música no estilo musical que o aluno escolher (aplicação do conteúdo das 2 primeiras aulas).

Quarta aula: Continuação da música, dicas de produção de acordo com o estilo produzido.

Quinta Aula: Equalização, mixagem e masterização básica.

É bastante conteúdo em pouco tempo, principalmente para quem é leigo no assunto, daí a importância de o aluno ter o software em casa e poder praticar durante o curso. Para quem já trabalha com outros softwares e quer aprender a usar o Logic ou mesmo quem gostaria de se aperfeiçoar em produção musical, o conteúdo do curso pode ser mudado e adaptado à necessidade do aluno.

Além disso, a segunda parte do curso consiste na produção de uma música no estilo que o aluno escolher, seja House, Hip-Hop ou Reggae. Assim você vai aprender técnicas e ouvir dicas relacionadas ao estilo que quer produzir.

Nosso curso conta também com apostila própria, o que ajuda na hora de reforçar o conteúdo. O projeto do Logic com a música desenvolvida durante as aulas pode ser levado para casa pelo aluno. Dessa forma, você tem uma base para te guiar durante suas primeiras músicas. E ao final das aulas, recebe um certificado de conclusão.

Mas não pára por aí… Depois de ter feito o curso, o aluno tem suporte online para tirar dúvidas, compartilhar projetos ou pedir dicas de equipamentos.

 

Esúdio de Produção

O estúdio de Produção Musical da DJBan é equipado com todos os equipamentos necessários para produzir uma música, mas com equipamentos simples, que os alunos poderiam ter em casa. O computador tem mais de 20Gb de samples e plugins de todos os tipos, que são utilizados na aula de acordo com cada curso.

A sala tem ar-condicionado e oferece todo o conforto que uma aula de 3 horas de duração precisa. 

O professor

Meu nome é Thiago de Lucca, estudo e trabalho na área de produção musical há 4 anos. Sou formado em Produção de Música Eletrônica pela Universidade Anhembi Morumbi, me especializei em Logic Pro em dois cursos com o produtor Gabriel Rocca, do projeto Audio-x, e atualmente faço cursos de especialização em Audio, Mixagem e Masterização na Synthex Pro School.

Também escrevo a maioria das matérias aqui no blog da DJBan, por isso estou sempre pesquisando novidades na área de produção musical, como plugins, aplicativos e equipamentos. Tenho algumas músicas publicadas no meu Soundcloud e alguns trabalhos que serão lançados em breve.

Contato

Quem quiser saber mais detalhes sobre o curso ou tirar dúvidas, pode entrar em contato comigo por e-mail, através de delucca@djban.com.br. Terei prazer em ajudá-lo. Outras informações, horários e matrículas dos cursos podem ser vistos aqui.

A DJ Ban é uma empresa fundada em 2001 e sediada em São Paulo. Entre as áreas de atuação estão cursos, loja, TV, estúdios para treino e gravação de sets, palestras, locação de equipamentos, eventos, e outras atividades ligadas a música eletrônica.

Compartilhe este post:



Pesquise no Blog:



Categorias do Blog



Conheça a Ban em um minuto






Promoo Curso Ableton Online - Compre e concorra a um estudio