O iPhone ou mesmo o iPod Touch podem ser grandes amigos do DJ na hora de gravar um set, mas muita gente ainda não aproveita essa facilidade.

Por isso separamos alguns alicativos, gratuitos e pagos, que gravam e compartilham o seu set (ou outra gravação qualquer) de forma simples e com qualidade.

Para gravar o áudio diretamente do mixer, basta ligar as saídas Master ou auxiliar à entrada do iPhone. Geralmente isso será feito com um cabo com duas saídas RCA e uma entrada P2. 

Aplicativos

O que pode fazer a diferença de qualidade e facilidade na hora de gravar e compartilhar é o aplicativo utilizado. Um dos mais usados e bem avaliados pelos usuários é o Fire 2 Field Recorder*.

Com ele é possível utilizar presets de gravação, escolher qualidade e ganho (em Input), equalizar e comprimir (Effects), editar e compartilhar o arquivo através do Soundcloud e Dropbox (na aba Share).

Para começar a gravar, conecte a saída do mixer à entrada de áudio do iPhone, escorregue a barra Recording para a direita e pronto, está gravando. Cada arquivo gravado poderá ser posteriormente nomeado em Recording -> Edit.

Como a entrada de áudio do iPhone é Mono, não é possível fazer gravações estéreo. Gravações em estéreo no iPhone podem ser feitas com o Alesis ProTrack ou o microfone Mikey, que não ajudam na gravação do set.

A parte de edição ajuda a concertar algo que saiu errado no set. Você pode selecionar uma área para cortar, copiar, colar, aplicar fades, dar ganho e até criar loops.

Na hora de exportar, dá para escolher vários formatos de áudio através do iTunes File Sharing, como AIFF, WAv, CAF e AAC. O iTunes File Sharing também envia os arquivosde áudio para o seu computador.

Há uma versão simplificada do Fire, o Blue Fire, que é gratuita e já quebra um galho na hora de gravar um set. Dos aplicativos pagos, o iProRecorder e o Concert Recorder também são opções interessantes.

Caso tenha alguma sugestão de aplicativo, pago ou gratuito, fique à vontade para deixar um comentário!

Temos também um post que ensina passo a passo a gravação de um set, utilizando um gravador portátil, um computador com placa de áudio ou o software Traktor Scratch Pro.

*Se o seu dispositivo não for compatível com ele, você pode baixar a primeira versão do Fire.

Deixe um comentário