Notícias

Comece a produzir músicas no seu iphone e itouch!

Não é de hoje que surge todo tipo de aplicativo musical para iphone e itouch. Há algum tempo já eram comercializados os primeiros sintetizadores, seqüenciadores e instrumentos virtuais simulando bateria, guitarra, baixo…

Mas os lançamentos cresceram muito a partir do ano passado e hoje é possível encontrar uma grande variedade de programas criativos, intuitivos e úteis. Todos eles foram adaptados para uma interface de toque, cada um ao seu modo.

Em muitos destes há uma excelente qualidade sonora, seja através de samples ou síntese, sendo possível criar músicas inteiras em estúdios virtuais portáteis, ou misturando aplicativos diferentes. Listamos aqui alguns dos aplicativos mais interessantes e as criações possíveis com cada um deles.

Para começar um vídeo que demonstra bem a capacidade dos programas, principalmente se utilizados em conjunto. É claro que a música final foi trabalho de uma edição feita em um software externo (no caso Final Cut Pro), mas vale a pena para entender a quantidade e criatividade dos aplicativos.

Djay

Primeira grande novidade paa o sistema operacional iOS 4.2, o DJay é sem dúvida a melhor opção para discotecagem até o momento. Ele é integrado à biblioteca do iTunes, tem baixíssima latência, identificador de BPM e pitch.

Techno Box

O techno box é um sequenciador simples de bateria que simula as Tr-080 e 909, da Roland. No vídeo recursos simples como cutoff e decay são usados para criar uma música a partir da sequência de bateria.

Aura Flux

Lançado oficialmente para Iphone ontem, o Aura Flux baseia-se em um pricípio similar ao Reaktable (que também tem sua versão para Iphone), porém mais simples. A música é composta a partir da conexão de pontos em um plano livre, tornando a criação bem intuitiva.

Bebot

O bebot deixa claro que quer ser o preferido de todos, mesmo aqueles que não conhecem nada sobre produção musical e até mesmo crianças. Têm bons presets, uma excelente interface de toque e a possibilidade de se trabalhar de forma livre ou com “cordas”, semelhante a uma harpa.

Melodica

Um dos aplicativos mais famosos. Simples, permite a criação rápida de melodias, tem uma interface intuitiva, mas timbres limitados.

Nano Studio

Para finalizar aquele que deve ser o retrato da produção musical portátil. Interface completa, synths, piano roll para compor, edição de samples, efeitos… O Nano Studio é um aplicativo completo e com ele é possível compor todas as camadas de uma música, sem parecer sempre a mesma música.

Deixe um comentário