Tecnologia

Bitwig: um DAW pra se levar a sério

Após um ano de existência o Bitwig tem se consolidado como um DAW de produção musical bem forte.

Não e casualidade que eles ganharam o reconhecimento de melhor software de produção de musical em 2014. O Bitwig e uma plataforma versátil, flexível e sobre tudo muito fácil de usar e intuitiva. Dispõe de um design parecido com Ableton Live, porém muito mais rico, se afastando nesse sentido do conceito minimalista do Ableton. Bigwig e um software que não temos que comparar com Ableton, se bem e fácil achar parecidos importantes.

O Bitwig oferece características nunca antes vistas nos DAW, como as pistas híbridas de Áudio e MIDI, o sistema de protocolo aberto de configuração de controladoras MIDI, ou o que eles chamam de sistema de modulação Unified Modulation System, uma forma direta e simple de contar todas as saídas e entradas de modulação. Ele usa o sistema modular de Dispositivos, assim como o Ableton, e se destaca principalmente pela versatilidade na criação de Layers e Chains, e a capacidade de guardar presets, como nunca antes se fez, dentro desses layers.

Para mim o ponto forte, sem duvida, é a edição de Áudio e MIDI, que dá um salto de qualidade importante na hora de automatizar parâmetros, já que o Bitwig não apresenta só o modo tradicional de Automação como os outros DAWs. O Bitwig tem mais dois modos de Automação relativa.

djban-emc-Bitwig

Os 25 Efeitos de Áudio, 9 Instruments, 9 Containers, 11 Modulator, generators and Routers fazem do Bitwig uma plataforma mais que completa. Uma das caraterísticas do Bitwig e que funciona tanto em Sistemas Apple, Windows e também Linux, o que significa uma importante abertura de mercado.

Com parcerias fortíssimas com marcas como Arturia e Livid, vem se destacando também por oferecer a possibilidade de comprar pacotes de hardware e software muito interessantes no preço final. Também colaboram com marcas de Vst como U-he, desenvolvedores de plugins como Diva ou ACE, facilitando a compra desses VST quando você tem a licença de Bitwig.

A coleção de som disponível no Bitwig Studio também é muito interessante, com marcas como Beatport, Modeaudio, Detunized e mais algumas, aportando loops e samples de boa qualidade para todos os estilos musicais.

Bitwig vai lançar uma atualização importante, que eles chamam de Major Update, será a 1.2. Nessa versão os usuários de Bitwig terão novas bibliotecas, um novo navegador, novas opções de Folder para Tracks na janela Arrangement e mais novidades importantes.

djban-emc--BitWig-opening-image

Bitwig disponde hoje uma comunidade enorme de vídeos, tutoriais, cursos e material didático com nomes como Askvideo, Lynda.com, Computermusic, etc… onde você pode aprender a usar de forma básica e avançada a plataforma.

Uma das notícias mais bem recebidas tem sido a colaboração de artistas para criar pacotes de conteúdo (Samples, Racks de Efx e instrumentos, etc) que serão disponíveis para download para usuários registrados. O primeiro pacote vem da mão de ninguém menos que Cristian Vogel.

Bitwig Studio é um DAW muito moderno e versátil. Sem dúvida uma opção a ter em mente se queremos levar o mundo da produção de musica a sério. Para mais informação visite a pagina: http://www.bitwig.com/en/bitwig-studio/

Deixe um comentário