O mais novo DAW já não e mais um bebê e entra no jogo dos grandes softwares de produção musical.

Bitwig oferece características nunca antes vistas nos DAW, como as pistas híbridas de Áudio e MIDI, o sistema de protocolo aberto de configuração de controladoras MIDI, ou o que eles chamam de sistema de modulação Unified Modulation System, uma forma direta e simples de contar todas as saídas e entradas de modulação. Ele usa o sistema modular de Dispositivos, assim como o Ableton, e se destaca principalmente pela versatilidade na criação de Layers e Chains, e a capacidade de guardar presets, como nunca antes se fez, dentro desses layers.

djban-emc-bitwig_studio_software_sequencer_niuews

O ponto forte, sem duvida, é a edição de Áudio e MIDI, que dá um salto de qualidade importante na hora de automatizar parâmetros, já que o Bitwig não apresenta só o modo tradicional de Automação como os outros DAWs. O Bitwig tem mais dois modos de Automação relativa.

Os 25 Efeitos de Áudio, 9 Instruments, 9 Containers, 11 Modulator, generators and Routers fazem do Bitwig uma plataforma mais que completa. Uma das caraterísticas do Bitwig é que funciona tanto em Sistemas AppleWindows e também Linux, o que significa uma importante abertura de mercado.